logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Vendas

2 estratégias de sucesso para atrair clientes na loja física

10/11/2020

Atrair clientes para a loja física sempre foi um objetivo importante do comércio, seja de rua, seja de centros comerciais. Então, em 2020, com as restrições impostas pela pandemia, o poder de compra fragilizado e a ascensão do e-commerce, a busca pelo consumidor intensificou-se.

Mas é importante destacar duas questões nesse contexto. Em primeiro lugar, a economia catarinense dá sinais de recuperação, motivando os comerciantes. Segundo, como comprovam diversos cases de sucesso com a NSC, uma estratégia de comunicação eficiente é sim capaz de resultados impressionantes ao atrair clientes ao PDV.

Quer saber como isso é possível? Veja os exemplos a seguir.

Leia também: Merchandising no PDV: 7 técnicas para aumentar as vendas na loja

Estratégias para atrair clientes na loja física

Aumentar a presença na televisão

Vamos começar pelo caminho mais tradicional: anúncios nas mídias essenciais, como televisão, rádio e impressos. E quando falamos nessas mídias, o alcance da televisão é imbatível, complementado pela confiança que a audiência tem nesse meio.

O que costuma afastar o anunciante da televisão, no entanto, é a percepção do preço. Muitas vezes, ele já sabe que vale a pena anunciar, só precisa descobrir que a TV pode ser mais acessível do que ele imagina.

Como isso é possível? Muito mais do que disponibilizar um espaço de mídia para o anunciante, a NSC ajuda a criar uma estratégia de comunicação para otimizar o investimento, seja ele de quanto for. Por meio de uma consultoria estratégica, busca o melhor custo-benefício para as marcas, inclusive para pequenos negócios com baixo orçamento que querem estar presentes na televisão.

Um exemplo de comércio local que precisava atrair clientes é a Mateus Casa de Carnes e Fiambreria. Depois de já anunciar na rádio, Leandro Mateus, proprietário do negócio, aproveitou as condições facilitadas da NSC para colocar a marca também na TV. E o público, segundo ele, respondeu muito positivamente a essa presença.

— A NSC é líder. Acredito que a visibilidade da NSC é muito maior. Os clientes batem foto do momento em que está passando na televisão e mandam para a gente. A marca está ficando sólida, ficando conhecida, está bem legal — comenta o proprietário.

Um case de sucesso ainda mais notável é o da Mil e Uma Sapatilhas. O desafio aqui não era somente atrair clientes na loja física, mas em um momento de inauguração de PDV. Entretanto, a empresária Sabrina Pama Castanho encontrou na NSC TV a resposta para o seu dilema.

— Estávamos inaugurando a nossa terceira loja, em Lages, e foi uma surpresa quando vimos quais eram as oportunidades da NSC TV — declara.

Para otimizar o investimento dos anunciantes, a NSC também busca as melhores oportunidades de inserção da marca para alcançar o público-alvo. Com a Mil e Uma Sapatilhas não foi diferente e o retorno surpreendeu, aumentando em 40% o fluxo de clientes com relação a inaugurações anteriores.

— A gente não esperava o resultado que teve. Tiveram momentos em que a gente olhou e disse “fecha a loja porque não cabe mais ninguém aqui dentro” — destaca a empresária.

Leia também: Veja como anunciar na TV com rapidez e preço acessível!

Atrair clientes é possível com a ajuda da NSC! (Foto via Unsplash).

Conteúdo patrocinado

Para as empresas que desejam ir além de atrair clientes para a loja, é possível ter uma estratégia que também fortaleça a marca ou um novo posicionamento dela.

É o caso da Padaria Manchester. No auge das restrições de distanciamento social, o pequeno negócio precisou reinventar-se sob o posicionamento de “padaria na sua casa”. Para esse objetivo, é muito importante investir em frequência de veiculação e expandir a comunicação além dos anúncios, reforçando a mensagem na mente do público de diferentes formas.

Com isso em mente, a presença da Padaria Manchester apostou em anúncios na rádio, que permitem uma grande frequência de veiculação com um orçamento relativamente baixo. Apoiando essa mídia, a marca também investiu em conteúdo patrocinado nas redes sociais da Rádio Atlântida Joinville.

— A NSC nos deu a oportunidade em um momento de grandes incertezas, o início da pandemia. Ela apareceu dando suporte aos pequenos empresários em Joinville. Era um momento delicado, com o faturamento da empresa caindo em 60% e toda a equipe preocupada, dependendo de uma rápida recuperação para que todos pudessem ter um pouco de segurança em um momento tão difícil — conta Carlos Roberto Shigeoka, sócio-gestor da empresa.

Essa combinação do uso das redes da Atlântida para criar uma associação positiva para a marca junto à audiência e o reforço dos anúncios trouxe resultados muito positivos, segundo Shigeoka.

— Desde quando iniciamos o processo com a NSC, o número de seguidores no Instagram subiu 4,6 vezes. Minhas vendas através dos canais subiram na mesma proporção e meu ticket médio por venda quase que dobrou! — ele comemora.

Outro exemplo de quem conseguiu atrair clientes para a loja física vem da Restaura Jeans. Aqui, além do conteúdo patrocinado, a marca contou com o marketing de influência na estratégia de comunicação.

O desafio da empresa nesse caso era mostrar a localização do negócio para o público. Para superá-lo, a parceria com a NSC focou na produção de conteúdo em vídeo no Gshow SC, apresentando a Restaura Jeans e seus serviços ao público. A matéria foi apresentada então por uma das comunicadoras da NSC, trazendo ainda mais destaque para a informação. Além disso, peças de mídia display no portal traziam um público maior para o conteúdo.

— Pela primeira vez, no Gshow Santa Catarina, tivemos a possibilidade de mostrar para o público local todos os serviços da Restaura Jeans Florianópolis. Esta estratégia garantiu 50% de aumento do fluxo de pessoas na loja. A NSC Comunicação foi uma ótima parceira e ajudou a impulsionar o meu negócio — comenta Crystian Hiller, proprietário.

Quer ver mais opções para atrair clientes, vender mais e fortalecer sua empresa? Então baixe nosso guia de Soluções para divulgar seu negócio na crise e veja como turbinar suas vendas com a ajuda da NSC.


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico