Fortalecer marca

Rádio aumenta alcance da comunicação de nicho

A comunicação de nicho traz um desafio especial: como aumentar o alcance da marca, mas ainda com uma boa segmentação de público para otimizar o investimento em marketing? Se você também precisa resolver a questão, é o momento perfeito para descobrir como a mídia em rádio tem ajudado uma empresa do Oeste de Santa Catarina nessa missão.

A seguir, apresentaremos o case de sucesso da Roots Bonsai e como a Rádio Atlântida Chapecó aumentou o interesse pela marca na região. Acompanhe!

Roots Bonsai: um case de sucesso em comunicação de nicho

A Roots Bonsai é uma loja especializada na arte do bonsai e oferece vasos, ferramentas, adubos, cursos e outros serviços relacionados, além das próprias árvores de reduzido tamanho e imensa beleza. Ou seja, é um destino certo para os amantes dessa técnica. No entanto, se há algo que se tornou nítido nesses 12 anos de atuação em Chapecó, é o fato de que a comunicação de nicho exige uma estratégia de mídia bem trabalhada para trazer resultados efetivos.

Até então, a comunicação da Roots Bonsai nas mídias essenciais era restrita a veículos de menor alcance: jornal e rádio local, além de ações de panfletagem. Em meio a isso, era alimentado o sonho de colocar a marca na NSC para alcançar novos patamares com a divulgação.

— Sempre quisemos divulgar na Atlântida, mas não tínhamos verba — relata Luiz Armando Goldbeck, proprietário da Roots Bonsai.

Para o empreendedor, assim como para a população do Oeste catarinense, a Atlântida Chapecó é uma referência na mídia em rádio. Isso porque a ATL, como também é conhecida entre o público, é a maior rede de rádios do Sul do Brasil, com 2,3 milhões de ouvintes em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul*. Além disso, fala principalmente com um público conectado e de alto poder aquisitivo, com maioria pertencendo à classe AB.

Diante desses dados e do impacto que a mídia em rádio na Atlântida traria, finalmente Goldbeck convenceu-se a investir no veículo da NSC.

— Resolvemos investir, pois sabemos que dá resultado — conta o proprietário, tendo buscado o recurso para que a iniciativa fosse à frente.

Mídia em rádio aumenta alcance da marca

O objetivo da comunicação era fazer mais pessoas conhecerem a cultura do bonsai, fomentando o interesse pelo assunto e, consequentemente, o aumento no número de clientes da Roots Bonsai.

A partir disso, a NSC deu um norte à estratégia de mídia, apresentando propostas para a marca alcançar seu objetivo. Segundo Goldbeck, a escolha de veicular os anúncios na rádio em um programa familiar foi vital para o resultado da campanha.

— Sempre priorizamos cultivar um bonsai com a família — ele comenta.

Uma das grandes vantagens de anunciar na rádio, aproveitada pela empresa de pequeno porte, é a possibilidade de divulgar a marca em um meio de comunicação de massa, mas ainda com uma segmentação de nicho. Ao colocar a marca no veículo e no programa mais adequados para alcançar o público-alvo, é possível encontrar um número muito maior de consumidores afins, sem perder o direcionamento da campanha. Foi assim que a Roots Bonsai conseguiu aumentar o alcance da marca, potencializando o investimento com efetividade na entrega da mídia ao ouvinte.

Resultado reforça interesse de anunciar na NSC

O retorno para a empresa foi verificado a partir do segundo mês de veiculação na rádio, quando conseguiu mensurar o resultado com o aumento da procura do público. Os novos clientes comentam a presença na Atlântida Chapecó, muitos vindos de outras cidades na região de abrangência da emissora.

Com isso, o empresário estaria satisfeito? Convenceu-se a continuar investindo nos veículos de confiança dos catarinenses para fazer a comunicação de nicho? Ele mesmo declara:

— Sim, estamos! Temos interesse em várias outras divulgações.

Desse modo, a Roots Bonsai vai se consolidando como referência no segmento em Santa Catarina.

 

* FONTE: ESTIMATIVA REALIZADA COM BASE EM ESTUDO INTERNO ATRAVÉS DA AUDIÊNCIA DE IBOPE E ÁREA DE COBERTURA | 2019.


Cliente Roots Bonsai

Segmento Comércio de Bonsais


Veículos utilizados
Atlântida

Compartilhe:
Outras histórias de sucesso
Bella Hub usa estratégia NSC e fortalece a marca Fortalecer marca
Bella Hub usa estratégia NSC e fortalece a marca

NSC atua no início da comunicação da marca em Santa Catarina para conectá-la com o público

Saiba mais
Mídia na TV dá força à Container Florianópolis Fortalecer marca
Mídia na TV dá força à Container Florianópolis

Veja como a empresa enfrentou o desafio de aumentar as vendas com uma estratégia para TV feita pela NSC

Saiba mais
Trace Tec cresce com anúncios na televisão Fortalecer marca
Trace Tec cresce com anúncios na televisão

Veja como anúncios na televisão têm aumentado as vendas e o reconhecimento da marca no ramo de serviços

Saiba mais
';
Veja como deixar sua marca na memória do consumidor Conheça nossas soluções