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Marketing

Quanto investir em marketing: orçamentos com valores reais como base

18/06/2019

Quanto sua empresa deve investir em marketing? Fazer um orçamento equilibrado não é tarefa fácil e disso depende não só a saúde financeira do seu negócio, como também sua capacidade de alcançar as metas.

Já mostramos que é possível basear esse orçamento de marketing em alguns fatores, como:

  • Orçamento total da empresa;
  • Receita;
  • Margem de lucro;
  • Lei de Nielsen;
  • E parâmetros de mercado.

Trabalhar com essas porcentagens e valores relativos traz a vantagem de poderem ser adequados a diferentes realidades de negócios. Mas a verdade é que esse investimento envolve gastos reais e o empreendedor precisa conhecer os números de fato.

Se por um lado esse conhecimento permite escolher melhor cada investimento conforme o porte da empresa, por outro ajuda a descobrir que algumas estratégias, como a de mídias essenciais, estão mais ao alcance do que se imagina. Isso é o que veremos a seguir.

Leia também: Como fazer um orçamento de vendas, marketing e comunicação

Quanto investir em ferramentas digitais

É possível economizar com ferramentas de marketing gratuitas. (Foto de Pixabay.)

Quanto investir em Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads

Parte do seu investimento digital deve ser em buscas patrocinadas e redes sociais, enquanto outra deve ser em mídias essenciais, que mostraremos adiante. Com relação ao primeiro caso, vamos ver individualmente Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.

Google Ads: não há um valor mínimo para investir em anúncios no Google. Sua empresa pode até começar com uma quantia irrisória, como 5 reais por dia. Mas quanto maior o investimento, mais dados você tem sobre suas campanhas para otimizá-las e ter melhores retornos. O que se recomenda é um investimento entre R$ 500 e R$ 1.000 para pequenos negócios para a geração de impressões que tragam o mínimo de acessos necessários.

Para empresas com bom faturamento recorrente, pode-se estabelecer uma porcentagem deste para aplicar em anúncios digitais, chegando até a casa dos 10%.

Facebook Ads: é possível obter resultados com 10 reais por dia, porém, assim como o Google Ads, um maior investimento se traduz em mais cliques. Empresas de pequeno porte podem começar com esses R$ 300 mensais em Facebook Ads e chegar a uma quantia mais razoável de R$ 600 ou mais por mês.

Uma ressalva: se os seus competidores investem muito ou se sua empresa precisa de resultados mais expressivos, deverá fazer um esforço maior.

Instagram Ads: pequenos negócios podem seguir o mesmo princípio de Facebook Ads, investindo entre R$ 300 e R$ 600 por mês no Instagram.

Somando, um investimento a partir de R$ 1.100 mensais em Google Ads e nas redes sociais mais populares é um bom começo para quem está começando.

Leia também: 5 redes sociais para sua estratégia além de Facebook e Instagram

Quanto investir em marketing de influência

Uma boa tática para sua comunicação é investir em influenciadores. Como já comentamos em outro artigo, o marketing de influência é ótimo para fortalecer o posicionamento da marca.

O quanto será investido depende da estratégia, do acordo e do influenciador em si. Quanto maior o alcance e engajamento da base dessa pessoa, mais recursos serão necessários pela sua empresa.

De um modo geral, podemos separar as faixas de preço por nível de influência, usando como referência o Instagram:

Microinfluenciadores (1.000 seguidores): média de R$ 1.000 por pacote de postagens.

Influenciadores médios (até 50.000 seguidores): média de R$ 945 por postagem.

Grandes influenciadores e celebridades (acima de 50.000 seguidores): R$ 20.000 por postagem.

O ideal é mesclar a estratégia entre micros, médios e grandes influenciadores para melhor distribuição dos seus recursos e alcance a diferentes públicos. Mas se a sua empresa tem recursos mais limitados, comece com os microinfluenciadores da sua região ou do segmento em que atua.

Leia também: Prossumidor: o significado do consumidor moderno para o marketing

Quanto investir em mídias essenciais

Chegamos então às mídias de massa, ou mídias essenciais para seu negócio. Elas permitem alcançar públicos tão expressivos quanto segmentados e ainda contam com a credibilidade dos veículos para agregar valor à mensagem da sua marca.

Trazemos aqui como exemplo para seu orçamento de marketing os valores dos veículos NSC, distribuídos em pacotes do mais econômico ao mais avançado. E o melhor de tudo é que você pode escolher como investir de acordo com seus recursos, adquirindo o combo completo ou meios individuais para divulgação.

Júlia Munareto, executiva de Negócios e Soluções da NSC Comunicação, explica essa vantagem:

“Existem pacotes de mídia de todos os valores. Com nossos produtos digitais, por exemplo, temos pacotes em NSC Total, DC.com, Versar, G1, Gshow… todos bastante acessíveis e de amplo alcance: são mais de 93 milhões de visualizações de páginas por mês em nossos portais. É muita audiência.”

Leia também: NSC em números: motivos para anunciar na líder em comunicação em SC

A NSC tem pacotes de mídia que cabem no orçamento da sua empresa. (Foto de Oleg Magni via Pexels.)

Cenários de investimento na NSC

Para mostrar essa versatilidade dos pacotes NSC para diferentes portes de negócio, elaboramos quatro cenários de investimento. O perfil de público foi mantido constante, para melhor comparação, e variamos o tempo de veiculação da campanha entre 15 e 30 dias, revelando como esse período maior se traduz em mais inserções na programação e mais impressões no digital.

Os veículos também foram mantidos constantes (NSC TV, G1 no digital, Atlântida SC na rádio e DC no jornal), apenas propomos nos pacotes 3 e 4 formatos de anúncio de maior impacto para acompanhar a estratégia da campanha.

Então, temos na primeira coluna o meio para anunciar. Na segunda, a entrega, com os veículos, formatos de anúncio, quantidade de inserções e respectivos impactos ou impressões que podem ser gerados. Na última coluna estão os valores por meio, de acordo com a entrega proposta.

O investimento pode assim ser feito individualmente por meio, ou somando os quatro meios de cada pacote. Por exemplo, um anunciante pode investir apenas em digital no pacote 1, por R$ 14.000,00. Ou anunciar em TV, digital, rádio e jornal por 15 dias, com um alcance imensamente maior, por R$ 62.647,20.

Confira em detalhes!

Pacote 1

Duração: 15 dias. Público: M/F, classes ABCDE, 18+. Região: toda SC.

 

Meio:Entrega:Valor Negociado:
TV5 inserções / 1,8 milhão de impactos / NSC TVR$ 22.382,00
Digital1 milhão de impressões / G1R$ 14.000,00
Rádio48 inserções de 30s / Atlântida SCR$ 15.475,20
Jornal4 inserções de rodapé alto / DCR$ 10.790,00

 

Pacote 2

Duração: 30 dias. Público: M/F, classes ABCDE, 18+. Região: toda SC.

 

Meio:Entrega:Valor Negociado:
TV15 inserções / 8 milhões de impactos / NSC TVR$ 111.105,00
Digital3,4 milhões de impressõesR$ 47.600,00
Rádio80 inserções de 30s / Atlântida SCR$ 25.792,00
Jornal8 inserções de rodapé alto / DCR$ 21.580,00

 

Pacote 3

Duração: 15 dias. Público: M/F, classes ABCDE, 18+. Região: toda SC.

 

Meio:Entrega:Valor Negociado:
TV8 inserções / 3,7 milhões de impactos / NSC TVR$ 42.509,00
Digital1,6 milhão de impressões / G1R$ 21.000,00
Rádio48 inserções de 30s / Atlântida SCR$ 15.475,20
Jornal2 inserções de ½ pág. / DCR$ 69.884,00

 

Pacote 4

Duração: 30 dias. Público: M/F, classes ABCDE, 18+. Região: toda SC.

 

Meio:Entrega:Valor Negociado:
TV28 inserções / 15 milhões de impactos / NSC TVR$ 253.213,00
Digital3,4 milhões de impressõesR$ 47.600,00
Rádio112 inserções de 30s / Atlântida SCR$ 36.108,80
Jornal4 inserções de ½ pág. / DCR$ 139.769,00

 

Estes são cenários gerais, com inserções em programas variados durante a grade de horários na TV e rádio, e diferentes seções em jornal e digital. Sua empresa pode ter o máximo de aproveitamento ao selecionar os meios, veículos e opções de mídia mais adequadas à sua estratégia. Descubra como fazer isso a seguir.

Conheça o simulador de campanhas da NSC

Para saber qual é a estratégia mais adequada para sua campanha nos veículos da NSC, criamos um simulador exclusivo, muito fácil de usar.

Primeiro, você define o objetivo da sua comunicação. Em seguida, estabelece o público-alvo da campanha, entre diversas opções de perfis. Por fim, limita o orçamento disponível para veiculação.

No final, recebe uma sugestão de estratégia customizada às suas necessidades. Quer ver como é prático? Faça uma simulação agora mesmo.


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