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Entrevista

Como pequenas empresas podem anunciar na NSC

06/05/2019

Anunciar na NSC é muito mais fácil e mais acessível para pequenas empresas do que se imagina. Nossas soluções estão ao alcance de anunciantes de todos os portes, então não deixe que qualquer dúvida fique no caminho entre seu negócio e o sucesso da sua comunicação.

Pensando nisso, entrevistamos Júlia Munareto, executiva de Negócios e Soluções da NSC Comunicação, para esclarecer as principais questões de empreendedores que querem anunciar na NSC e ainda não sabem como. Confira a entrevista!

Leia também: Como fazer um orçamento de vendas, marketing e comunicação

Dúvidas frequentes de pequenas empresas ao anunciar na NSC

Na mente do empreendedor, o que ainda o impede de aproveitar as vantagens de estar presente nas mídias essenciais?

JM: Ao visitar pequenas empresas, muitas vezes, é perceptível um certo receio no que diz respeito ao valor da mídia. Nota-se que há interesse, bem como um entendimento da importância em investir em mídia como forma de potencializar negócios por meio da visibilidade alcançada com veículos essenciais como os da NSC, porém, muitas empresas não possuem uma verba de marketing definida. Em função disso, o direcionamento de parte da receita para veículos de comunicação acaba sendo visto como um gasto e aí vem a indecisão de quando anunciar e em alguns casos, uma barreira já é colocada diante desta possibilidade.

No entanto, algumas crenças devem ser rompidas já que atualmente, existem pacotes de mídia de todos os valores. E somente em uma conversa mais detalhada com o empresário é possível dar alguns passos rumo a desmistificar a impressão de que uma pequena empresa não pode anunciar pois custa caro. Com nossos produtos digitais, por exemplo, temos pacotes em NSC Total, DC.com, Versar, G1, Gshow… todos bastante acessíveis e de amplo alcance: são mais de 93 milhões de visualizações de páginas por mês em nossos portais. É muita audiência. Isso permite fazermos uma ótima entrega de mídia usando a força da NSC e seus portais líderes no Estado.

Além disso, estamos sempre criando novas alternativas para as pequenas empresas e por isso é importante estar aberto para conversar sobre o assunto já que independentemente do investimento disponível, conseguimos criar boas soluções. Ao receber um consultor de mídia, o pequeno ou médio empreendedor vai constatar que de uma conversa sem compromisso podem sair várias ideias e possibilidades para a comunicação da marca.

Qual é a importância de anunciar em mídias essenciais como a televisão, a rádio, o jornal e os portais digitais da NSC?

JM: As mídias essenciais garantem ampla visibilidade e proporcionam posicionamento de marca com a credibilidade que os veículos reconhecidos possuem. Ao optar por um canal de comunicação essencial que dialoga com seu público específico, você está automaticamente direcionando sua comunicação ao público que quer atingir, sem perdas.

E mais que isso, escolhendo um canal reconhecido para promover sua marca ou empresa, você tem mais chances de ter resultados, o que reflete em um investimento efetivo. Em se tratando de empresas de pequeno porte, essa efetividade se faz necessária já que a verba para o marketing é menor. Sendo assim, entre dividir a verba em inúmeros canais ou investir em um canal essencial como TV, rádio, jornal ou digital da NSC, a segunda opção é mais indicada para que o resultado não seja comprometido.

Então como funciona o processo para anunciar na NSC?

JM: Por meio de uma conversa inicial, o responsável pelo atendimento da NSC vai ouvir atentamente o possível anunciante, sua agência de publicidade ou ambos. Quanto mais informações forem compartilhadas, melhor.

Nesse primeiro momento é feita a coleta do briefing, com uma série de informações, como dados sobre a empresa, o mercado em que ela atua, o público potencial e seus objetivos com o projeto de comunicação. Com essas informações em mente, o atendimento conseguirá dar uma direção clara para a demanda. Ele poderá propor uma solução de comunicação já existente no portfólio da NSC, envolvendo um ou mais veículos, ou então customizar um projeto de mídia envolvendo formatos diferenciados mas que se complementem e gerem uma entrega multimídia de amplo alcance.

Foto de Nik MacMillan via Unsplash
Com o briefing, o atendimento conseguirá dar uma direção clara para a demanda.

E o que é levado em consideração ao elaborar uma estratégia para o anunciante?

JM: Primeiro, é preciso ter em mente quem é o público-alvo. Em seguida, é definido o objetivo da comunicação. Posteriormente define-se o orçamento disponível e também, quem desenvolverá o conceito da campanha. Com estas informações em mãos, é possível elaborar a solução ideal para o futuro anunciante e a partir daí, lhe apresentar uma proposta. Após uma segunda conversa com apresentação da sugestão, novos ajustes geralmente são solicitados e providenciados e, depois disso, avalia-se novamente a solução apresentada conduzindo então para o fechamento. Toda esta construção é feita em conjunto com a empresa e/ou sua agência, e visa garantir maior assertividade e o melhor resultado para o anunciante.

A partir daí são muitas as vantagens para as pequenas empresas?

JM: Sem dúvida! Primeiro, há a possibilidade de acessar um novo público. Por meio da televisão, do jornal e da rádio, essa marca com certeza vai alcançar pessoas que ainda não tiveram contato com ela, sejam elas adeptas àquele produto ou serviço ou não. Ao se inserir em um meio de comunicação mais abrangente, mesmo havendo segmentação de público, é possível estabelecer uma relação com um público muito maior do que os atuais conhecedores e clientes da marca.

Outra vantagem é que cada um dos nossos meios de comunicação pode contribuir para uma procura pela marca em outros canais. Por exemplo, o público pode ouvir um anúncio na rádio ou ler no impresso e a partir daí realizar uma busca no Google sobre a empresa. Ou então, ir diretamente aos canais digitais da marca, comprovando que esta distribuição off-line gera aumento de tráfego on-line. Isso, a longo prazo, se converterá em fortalecimento e lembrança de marca, o que resulta em conversão de negócios.

E se o anunciante tiver uma entrega digital na NSC, como uma matéria na Versar, no G1 ou no Gshow, ajudamos também a otimizar o ranqueamento de suas páginas no Google com uma estratégia de SEO.

Ou seja, independentemente do quanto se investiu, é possível acessar essas vantagens ao anunciar na NSC.

Também é possível fazer uma negociação especial nesses pacotes?

JM: Sim, temos modelos de patrocínio que nos permitem trabalhar com condições especiais. Esses patrocínios, pressupõe uma permanência mínima de três meses daquela empresa anunciando, diferentemente da mídia avulsa. Com este formato conseguimos negociações melhores. Essa permanência mínima de três meses é o que recomendamos a todos os anunciantes que desejam reforçar sua marca e torná-la mais conhecida.

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