logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Comunicação

O papel dos meios de comunicação durante a pandemia

05/06/2020

Em junho, o Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) de Santa Catarina dá continuidade à série de palestras LIDE Talks sobre o cenário do novo coronavírus. Na última quinta-feira (4), o debate on-line trouxe o tema “O comportamento dos veículos de massa durante a pandemia” e contou com a presença de executivos das maiores empresas de comunicação do Estado.

Participaram da transmissão ao vivo Mário Neves, presidente da NSC Comunicação; Marcello Petrelli, presidente executivo do Grupo ND; e Carlos Amaral, vice-presidente de mercado do SCC/SBT e do Grupo SCC. A conversa foi mediada por Wilfredo Gomes, presidente do LIDE Santa Catarina.

Mais do que abordar tendências de produção e consumo de mídia neste momento, Mário Neves definiu o papel dos meios de comunicação da NSC em consonância com a responsabilidade social das empresas defendida pelo próprio LIDE. Destacou ainda as ações que a NSC está tomando em prol do público e dos negócios catarinenses.

Qual é o papel dos meios de comunicação?

Um dos temas principais deste LIDE Talks foi sobre qual seria a postura adequada dos meios de comunicação durante a pandemia. Wilfredo Gomes elogiou a solidariedade em termos de negócios e de informação dos meios catarinenses, mas questionou o balanço entre notícias boas e ruins, além da predominância do novo coronavírus no noticiário.

O presidente da NSC foi enfático na resposta:

— Não seríamos éticos se não informássemos. Temos a obrigação, enquanto veículos sérios, de levar a informação. Com seriedade, sem sensacionalismo — ressaltou o empresário.

Neves recorda também que o novo coronavírus foi o tema central das conversas dos catarinenses. Diante de uma situação inédita e cheia de dúvidas, comprovou-se mais uma vez que as mídias essenciais são onde a maior parte do público vai buscar informações confiáveis. Não à toa, o número de visualizações de página no NSC Total praticamente dobrou e, no mundo, notícias relacionadas à pandemia representaram uma grande parcela do tráfego na internet e das buscas on-line.

Faltar com a representação correta dos fatos neste momento, por mais difícil que seja, seria um prejuízo maior à sociedade catarinense. Somente quando bem-informada é que ela pode responder de acordo à situação.

— Quando temos algo importante para dizer, nós dizemos. Queremos elevar o cidadão. Ele é quem deve tomar a decisão — apontou o executivo.

Leia também: A relevância da marca e o papel da empresa na crise

Mário Neves, presidente da NSC, fala do papel dos meios de comunicação. (Foto de Felipe Carneiro, Agência RBS)

Informação de qualidade

Nesse papel de representar a realidade, o presidente da NSC ressaltou outros dois aspectos do trabalho da empresa líder em comunicação no Estado.

O primeiro diz respeito à necessidade de procurar especialistas em cada área para informar com profundidade e correção. Medidas de saúde devem ser discutidas por profissionais de saúde e cientistas; soluções econômicas para garantir o bem-estar da população, por economistas e outras fontes embasadas do mercado. Afinal, uma decisão ponderada precisa de uma análise com bons fundamentos, seja na vida pessoal, seja nos negócios.

O segundo ponto fala da possibilidade de se trazer também um lado mais positivo durante a pandemia, mas ainda pautado pela realidade. A NSC tem celebrado as boas notícias e, mais do que isso, proposto soluções para amenizar a crise em Santa Catarina:

  • Lançou o portal Juntos por Santa Catarina, dedicado a divulgar as boas ações das empresas no Estado.
  • Criou uma plataforma gratuita para conectar consumidores a pequenos negócios regionais.
  • Ofereceu condições especiais para empresas em funcionamento anunciarem e gerarem negócios.
  • Veiculou mensagens positivas com a participação de telespectadores no segmento Coronalívio, no Jornal do Almoço.
  • Iniciou a projeção de mensagens de esperança, feitas pelo próprio público, nos municípios catarinenses.
  • O Negócios SC tem fornecido dicas, exemplos e estudos para ajudar empresários a encontrar novos caminhos em marketing e vendas.

Com isso, a NSC mostra que é possível encarar a crise com seriedade e compromisso de levar os fatos até o público, mas também oferecendo o amparo para enfrentarmos juntos as dificuldades.

Confira: #JuntosporSC: conecte seu negócio com uma grande audiência

“Vai passar”

Um ponto em comum entre os três convidados foi a esperança na recuperação rápida do mercado catarinense no pós-Covid-19. É certo que podemos ter um “durante” por alguns meses ainda, o que ressalta a importância de as marcas aproveitarem essa ponte que as mídias essenciais oferecem para levar a comunicação delas até os lares catarinenses.

Nesse sentido, Neves destaca os esforços da NSC de trazer principalmente para o meio digital pequenas empresas que nunca haviam sequer anunciado. Assim, elas podem alcançar o público neste novo contexto social, continuar gerando negócios e sair mais rapidamente da crise.

— Confio muito na resiliência do catarinense — declara.

Então, que tal fortalecer seu negócio com a NSC? Baixe o e-book Como otimizar seu funil de vendas e descubra nossas soluções para todos os momentos da sua comunicação.


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico