Criatividade na pandemia: novas tendências de propaganda

14/05/2020

Comunicação

Criatividade na pandemia: novas tendências de propaganda

Se houve algum momento propício para começar um artigo dizendo que “o mundo mudou”, é agora. Mudanças drásticas por causa do impacto do novo coronavírus afetaram o mercado de consumo e as marcas precisaram adaptar não só as operações, mas também a comunicação. Com isso, surgiram novas tendências de propaganda em meio à pandemia.

Confira quais são essas novidades e inspire-se!

7 tendências de propaganda durante a pandemia do novo coronavírus

Conscientização em primeiro lugar

Naturalmente, o próprio coronavírus tem sido o tema de boa parte da comunicação das marcas. Ainda em março, quando entrarem em vigor pelo Brasil medidas mais extensivas de distanciamento social, as inserções publicitárias sobre Covid-19 chegaram a um quinto das veiculações em mídia, segundo dados da Kantar IBOPE Media.

Mas essa bandeira não deve baixar tão cedo. A expectativa do consumidor com relação às marcas neste período é que elas tenham, sobretudo, uma postura educativa, conscientizadora e transparente sobre as ações delas frente à pandemia. Portanto, é hora de fortalecer a imagem com boas respostas à atual situação e com campanhas mais institucionais que comerciais.

Passatempos

A necessidade de passar mais tempo em casa leva o consumidor a buscar formas variadas de se entreter. Algumas marcas perceberam que podem ser úteis ao público nesse sentido, oferecendo diversão em formatos de anúncio.

A IKEA, por exemplo, apostou em um jeito lúdico de inserir a comunicação da marca no dia a dia da quarentena. A empresa de produtos para o lar criou um catálogo com passatempos — desenhos para colorir, labirintos etc. — com itens à venda, aumentando o tempo de interação do consumidor com o material. 

Confira mais ideias: Dicas para criar anúncios impressos durante a pandemia

Produções mais simples

Por enquanto, não poderemos ter aglomerações de equipes de produção, filmagens complexas e sessões de fotos em diversas locações. Mas há um lado bom nisso: surge a tendência de propagandas mais simples de fazer e, em alguns casos, mais econômicas. Vide os ensaios como o de Robert Pattinson para revistas, feitas pela internet ou pelos próprios artistas em casa.

Independentemente de ser uma marca grande ou pequena, a criatividade para lidar com recursos limitados será um dos maiores diferenciais da comunicação. Portanto, é hora de reaprender o essencial: boas histórias valem mais que orçamentos astronômicos.

Conteúdo gerado pelo consumidor

Um dos melhores recursos para superar a limitação de produção e gerar conteúdo para as campanhas de marketing é o próprio consumidor. Se o momento pede o fortalecimento de marca e o público deseja criar com ela, todos saem ganhando.

Marcas como a Havaianas trouxeram vídeos de pessoas reais, em casa, nas campanhas de Dia das Mães. O Facebook aproveitou conteúdo gerado pelos usuários da rede e notícias da imprensa em um comercial cheio de esperança. Já a NSC vai projetar fotos e mensagens positivas nos municípios catarinenses por meio da hashtag #JuntosporSC.

Exemplos dessa tendência de propaganda não faltam para você se inspirar. Convide sua audiência para participar e criar em conjunto a comunicação durante e pós-Covid-19.

Leia também: Como as agências podem enfrentar o impacto do coronavírus?

Com criatividade é possível se fortalecer em meio à crise. (Foto via Freepik)

Velhos materiais, novas mensagens

Outra forma criativa de se virar neste momento é reaproveitar velhos materiais publicitários, desde comerciais de televisão e spots de rádio a anúncios impressos. O segredo está em usar essas peças sob uma nova perspectiva para não parecer que simplesmente foram tiradas do fundo do baú.

Isso ainda ajuda a reforçar a tradição da marca e expressa a relação duradoura com o consumidor.

Um universo de possibilidades em casa

Muitas pessoas estão redescobrindo os prazeres de ficar em casa — e as marcas também, inclusive aquelas mais voltadas ao mundo exterior, como a Nike. A gigante do mundo dos esportes fez um filme com atletas famosos treinando nos próprios lares, reforçando o posicionamento na quarentena “Play inside, play for the world” (Jogue em casa, jogue pelo mundo).

Empresas de outros ramos que dependem do deslocamento das pessoas, como o setor automotivo e o de turismo, também têm reimaginado elementos do lar para se inserirem no novo contexto social. Assim, continuam presentes na mente do público.

Oportunidades para aproveitar

Quem está de olho também nas tendências de mídia encontrará oportunidades de promoção da marca nos meios mais inesperados.

Neste cenário, vemos desde a corrida por espaços de merchandising em transmissões ao vivo de artistas famosos até algumas empresas que conseguem aparecer engenhosamente nos fundos das videoconferências entre anônimos.

Por outro lado, as mídias essenciais estão ainda mais vantajosas para os anunciantes. Empresas como a NSC, além dos diversos benefícios que já ofereciam aos parceiros, estão empenhadas em ajudar os negócios locais com condições especiais durante a pandemia.

Confira as oportunidades de Apoio ao Seu Negócio, com combos de mídia para divulgar sua marca em Santa Catarina com mais de 70% de desconto. Confira aqui.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui