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Marketing

Como as agências podem enfrentar o impacto do coronavírus?

01/04/2020

O impacto do novo coronavírus é sentido de diferentes formas, dependendo do segmento da empresa. Cada uma necessitará de estratégias e ações próprias para enfrentar este período de incertezas, como é o caso das agências de publicidade, sobre as quais falaremos a seguir.

Neste artigo, vamos mostrar algumas sugestões para ajudar seu negócio e ajudar também seus clientes. Acompanhe.

O duplo desafio das agências de publicidade

Por um lado, as agências estão enfrentando desafios internos. Muitas delas estão fazendo home office (trabalho remoto) pela primeira vez e agora precisam gerir equipes à distância. Isso envolve propiciar as ferramentas adequadas para o trabalho dos colaboradores, para que possam manter as atividades em andamento.

Há também a preocupação com o impacto econômico que a crise do coronavírus possa representar. Alguns clientes serão mais afetados que outros e isso pode refletir-se no desempenho financeiro da empresa.

Esse é o outro lado do desafio: reter os clientes, enfrentar o impacto do coronavírus e ajudá-los a vender. Veja, então, o que pode ser feito para encarar essas duas frentes.

Veja também: Agência: como fazer seu portfólio para vender mais

Como enfrentar o impacto do coronavírus

Reduzir custos com ferramentas

Sabemos que o trabalho de uma agência de publicidade requer diversas ferramentas e que algumas delas podem pesar no orçamento nesta hora. Caso seja necessário cortar gastos com isso, é um bom momento para testar alternativas grátis aos serviços tradicionais, como o GIMP em lugar do Photoshop, Inkscape em vez de Illustrator e um banco de imagens gratuitas, a exemplo de Pixabay, em substituição aos pagos.

Inclusive, alguns serviços pagos estão aproveitando a maior procura para oferecer períodos de testes. Vale procurar soluções nesse sentido, desde que não afetem o desempenho da equipe.

Aproveite também para conferir nosso e-book com dezenas de dicas de ferramentas digitais de marketing, vendas e gestão.

Negociar com fornecedores

É importante entender o papel que uma agência de publicidade tem na cadeia de serviços. Ao cortar um fornecedor, ele pode ter de cortar funcionários, que deixam de comprar na loja que é seu cliente, o que afeta sua agência.

Procurar soluções em conjunto é fundamental neste momento. Negocie, parcele pagamentos, proponha serviços em troca, fortaleça parcerias… Faça o que for necessário para manter todos caminhando na mesma direção.

Redobrar os cuidados com a comunicação

Cada post, cada anúncio e cada material de comunicação precisa de atenção extra para evitar uma repercussão negativa para as marcas. Mesmo gestos naturais, como um simples aperto de mão em uma foto, podem gerar ruído com o público.

Portanto, é hora de rever todas as peças prontas e pensar nas próximas campanhas com cuidado. Por exemplo, como será o Dia das Mães quando muitas delas estarão em isolamento sem poder ter contato direto com os filhos? Que tipo de mensagem e de imagens podem amenizar essa situação?

Outra dica importante é orientar os clientes sobre como se portar como empresários em declarações públicas, fazendo um pequeno manual de assessoria de imagem. Afinal, tudo é marketing: não adianta a marca ter uma comunicação fantástica quando declarações polêmicas individuais podem colocar o trabalho a perder.

Leia também: Anunciar em TV, rádio, jornal ou digital: qual escolher?

Agências de publicidade devem ser verdadeiras parceiras dos negócios dos clientes. (Foto via Freepik)

Buscar inspirações

Sua agência não está a sós na procura por saídas da crise. Diversas empresas, dos mais variados segmentos, já estão em movimento para enfrentar o impacto do coronavírus e fomentar a economia.

Você pode descobrir o que está sendo feito no Estado e pelo Brasil no portal Juntos por Santa Catarina e inspirar-se em estratégias para seus clientes.

Testar mais rapidamente

A maior necessidade de otimizar o investimento demanda que as agências de publicidade se baseiem cada vez mais em dados. Então, se a sua ainda não adotava práticas como os testes A/B, comece agora.

No entanto, não há margem para testes demorados e longos processos de decisão. Reduza o tempo habitual pela metade, ou mínimo de 48 horas para ter uma mostra minimamente satisfatória. E esteja sempre a postos para mudar de direção com rapidez, pois o que funcionava até ontem pode não funcionar hoje em meio às rupturas causadas pelo novo coronavírus.

Flexibilizar os serviços e propor alternativas

É preciso contornar alguns obstáculos.

Primeiro, com relação a certas formas de anunciar. As agências de publicidade devem levar a comunicação dos clientes para os canais que mais fazem sentido neste momento, como as mídias essenciais. Elas são, mais do que nunca em tempos de quarentena, a vitrine das marcas.

Segundo a Kantar IBOPE Media, só na televisão:

  • A Globo conquistou 10% a mais de tempo do telespectador.
  • O número de brasileiros assistindo à TV ao meio-dia aumentou 102%.
  • O número de brasileiros assistindo à TV à noite aumentou 120%.

Mas há também aqueles clientes cujo exercício da atividade foi interrompido em função do impacto do coronavírus. Cinemas, academias, salões de beleza, nutricionistas e tantos outros negócios entram nessa lista.

Para esses casos, a solução é propor alternativas e já pensar no período de recuperação. Por exemplo, eles poderão reforçar o marketing de conteúdo e a comunicação digital para gerar uma base cada vez maior leads, que serão nutridos durante todo o período de distanciamento para conversão posterior. Abre-se o topo do funil e se dá uma pausa no fundo.

Otimizar a veiculação de anúncios

Reforçamos então a necessidade de se basear em dados para potencializar o retorno da publicidade e manter os clientes satisfeitos.

Para ajudar nisso, disponibilizamos uma ferramenta gratuita que permite simular cenários da comunicação de cada conta, conforme os diferentes públicos-alvo, objetivos e até orçamentos disponíveis. Em poucos cliques, você pode simular uma campanha e receber uma sugestão customizada para seu cliente. O resultado é calculado a partir do histórico de anunciantes bem-sucedidos com a NSC.

Simule aqui suas próximas campanhas de mídia.


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