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Marketing

Como fortalecer uma campanha institucional com a NSC

30/10/2019

Uma campanha institucional bem feita é capaz de fortalecer a marca, fidelizar clientes, atrair novos negócios e, claro, ajudar sua empresa a vender mais.

Por tudo isso, a comunicação institucional é muito importante em uma estratégia de marketing, ainda mais hoje, diante do comportamento do consumidor moderno. Ele quer conhecer muito mais do que seus produtos ou serviços — quer saber também de quem está comprando.

Esse tipo de campanha, no entanto, não está livre de ter certas particularidades. A seguir, vamos mostrar como ela funciona e como a NSC pode contribuir para seu sucesso, com exemplos de marcas que anunciaram em nossos veículos.

A essência da campanha institucional

Diferentemente de uma campanha promocional, que foca em atributos comerciais e de produtos ou serviços, a campanha institucional procura mostrar:

  • Quem faz;
  • Como faz;
  • E por que faz.

Aí entram questões como a história da empresa, os valores defendidos por ela, quem são os fundadores e colaboradores, e até mesmo as causas que ela apoia, aproximando-se do marketing social.

Como você pode perceber, são fatores não quantificáveis, mas de suma importância para aproximar o público e gerar identificação com a marca. É por isso que a campanha institucional precisa também de um contexto especial na hora de ser veiculada, para assegurar que a mensagem chegue às pessoas da maneira apropriada.

Saiba mais: Como fazer comunicação institucional de maneira relevante?

Credibilidade é o caminho para o sucesso

Falando desse contexto, quando perguntamos às marcas que anunciam conosco o que as levou a escolher a NSC para veicular as campanhas, “credibilidade” é uma palavra-chave que sempre surge na conversa.

É o caso da Bogoni Oftalmologia. A clínica, recém-inaugurada em Chapecó, precisava posicionar-se no mercado e fortalecer a nova marca. Ao procurar a parceria com a NSC, a solução encontrada para a empresa foi a veiculação de anúncios na NSC TV Chapecó, com inserções planejadas para alcançar o público-alvo desejado.

Os resultados vieram rápido e foram muito positivos para a clínica. Uma das razões para isso é que, mais do que ser vista, estar presente em uma afiliada da Globo representa um grande valor agregado à mensagem da marca.

— Mais do que um retorno financeiro, nos acrescentou uma imagem de credibilidade por estarmos na Rede Globo. Mas em números, posso dizer que no mínimo 30% dos novos pacientes nos viram na televisão e por isso foram consultar — afirma Aider Bogoni.

Outro exemplo é o da Construtora Catarinense. A empresa familiar, depois de passar um tempo longe das mídias, reposicionou-se no mercado e precisava de ajuda para divulgar esse novo posicionamento ao público.

A NSC elaborou então um plano de mídia envolvendo TV, rádio, portais digitais e eventos para tornar esse novo posicionamento conhecido. O conjunto de ações resultou em forte identificação do público com a marca e, por consequência, venda dos imóveis da construtora.

— Nós estávamos em um momento muito importante da nossa empresa, que foi o reposicionamento de marca, e também procurando ofertar o nosso principal produto, o Residencial Felicità. Então, buscamos através da NSC uma empresa com credibilidade para nos ajudar a divulgar esse novo posicionamento — conta Fabiana Mascarello, diretora da Construtora Catarinense.

Aproveite e veja também como esta empresa teve 30% de crescimento com investimento em mídia.

A escolha das mídias é essencial para o sucesso da campanha. (Foto via Kaboompics.)

A importância das mídias essenciais

Sem dúvida, existem inúmeros canais de comunicação à disposição das empresas. No entanto, é preciso usar cada um deles estrategicamente.

Quando falamos de campanhas institucionais, o próprio meio deve ter a confiança que a empresa deseja transmitir ao público. Sem esse suporte contextual, o investimento na divulgação pode ser desperdiçado. É aí que entra a importância das mídias essenciais, vistas como mais confiáveis que as mídias sociais.

A Pesquisa XP com a População avaliou esse índice de confiabilidade de diferentes canais, com base na percepção do público sobre a veracidade das informações neles presentes. Rádio, televisão e jornal impresso ficaram acima dos 61% de confiança enquanto Instagram, Twitter e Facebook ficaram todos abaixo dos 17%.

Uma forma de trazer mais credibilidade à comunicação institucional nas redes sociais é buscando o respaldo de uma empresa como a NSC. No caso da Acqua 10, foi a solução encontrada para destacar uma ação de conscientização ambiental no Dia Mundial da Água.

Em parceria com a Rádio Atlântida de Blumenau, a marca realizou uma intervenção na rua mais movimentada da cidade e uniu a interação off-line com a on-line na mesma campanha. Com o apoio do Instagram da Rádio Atlântida, do comunicador Rafa Steinbach e da hashtag compartilhada, a Acqua 10 conseguiu impactar positivamente o público.

— A ação foi extremamente positiva. O feedback foi muito legal, com respostas de quem foi abordado. Nas mídias sociais também percebemos a reação do público e engajamento durante a ação — destaca Filipe Guindani, gerente administrativo da marca.

Fortaleça sua campanha institucional com a NSC

A NSC é a empresa líder de comunicação em Santa Catarina por ter muito mais que uma grande audiência e alcançar milhares de catarinenses todos os dias. É também por nossos veículos estarem presentes há décadas na vida das pessoas e termos, especialmente, credibilidade para comunicar no Estado.

Para os anunciantes, oferecemos ainda a grande praticidade de planejar suas campanhas com a ajuda do nosso Simulador exclusivo. Ele permite que sua empresa simule diversas variáveis para encontrar a melhor estratégia de veiculação e possa atingir ótimos resultados. Confira como é fácil utilizar essa ferramenta seguindo o passo a passo da simulação.

 


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