logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Comunicação

Consumo de rádio é oportunidade para marcas

22/07/2020

Com muito mais pessoas em home office nos últimos meses, o público está mais aberto a consumir conteúdo. Mas esse efeito vai além do digital, a exemplo do recorde de visualizações on-line no NSC Total, pois o consumo de rádio na pandemia também tem sido destaque entre as mídias.

Confira a seguir alguns dados sobre esse consumo de rádio recente e as oportunidades que ele representa para as marcas anunciantes.

A importância da rádio na comunicação das marcas

O consumo de rádio no Brasil, por si só, já é bastante expressivo.

No País, segundo pesquisa da Kantar IBOPE Media, 62% dos brasileiros ouvem esse meio com uma frequência diária. Ou seja, três em cada cinco pessoas. Para completar, elas passam mais de quatro horas por dia com a programação da rádio.

Esses dados mostram que a rádio é uma das principais mídias essenciais no Brasil em tamanho de público e tempo de engajamento.

Além disso, ela tem funções importantes na comunicação. Uma para as marcas, outra para os ouvintes.

Para as marcas, representa uma ótima oportunidade para anunciar, posto que a rádio tenha excelente custo-benefício de veiculação. Ela possibilita alcançar um grande número de ouvintes, várias vezes ao dia, com um investimento em marketing bastante acessível. E também permite alcançar diferentes públicos, desde os jovens à terceira idade, conforme a segmentação do anunciante. Para pequenas e médias empresas que precisam otimizar o investimento, isso é indispensável.

Por outro lado, na vida do ouvinte ela também é muito positiva, como evidencia o consumo de rádio durante a pandemia de Covid-19.

A rádio é capaz de trazer uma boa dose de entretenimento por meio da música, tão necessária em meio aos tempos difíceis que o público está enfrentando. Mas ela também oferece informação de confiança sobre o novo coronavírus. Nesse sentido, um relatório da MindMiners mostra que a rádio é o meio mais confiável para quem está buscando se informar sobre a pandemia.

Tudo isso nos ajuda a entender melhor o comportamento do público com relação ao consumo da rádio em meio ao distanciamento social.

Leia também: Entenda por que sua marca precisa anunciar na rádio

A rádio oferece conforto e informação quando necessário. (Foto via Freepik)

O consumo de rádio durante a pandemia

Como o Book de Rádios 2018 revela, o carro e deslocamentos em geral representavam uma parcela considerável do consumo de rádio no Brasil. Então, como fica essa questão durante a pandemia?

Primeiramente, o tempo médio diário de consumo de rádio não caiu por causa do distanciamento social e da redução dos deslocamentos. Em fevereiro, essa média era de 4 horas e 2 minutos por dia, enquanto em abril cresceu para 4 horas e 10 minutos por dia, como apontam dados recentes da Kantar IBOPE Media.

Em segundo lugar, 71% dos ouvintes pesquisados afirmaram ouvir a mesma quantidade de rádio ou mais após as medidas de isolamento social. Além disso, 20% revelaram ouvir muito mais rádio depois que as medidas entraram em vigor.

Os ouvintes buscam boa música e distração por um lado, e notícias gerais e informações sobre o coronavírus de outro. Isso varia conforme a faixa etária da audiência:

  • Mais jovens usam a rádio principalmente para ouvir música.
  • Jovens adultos tendem a se informar sobre Covid-19.
  • Mais velhos buscam informações sobre acontecimentos gerais.

Em meio a essa variedade de usos, o impacto das rádios nas redes sociais aumentou durante a quarentena. Só no Twitter houve um crescimento de mais de 50% em tuítes sobre programas de rádio.

Então, se anunciar na rádio já trazia grandes oportunidades para as marcas, agora elas têm ainda mais vantagens de estar presentes nesse meio.

Leia também: Rádio Atlântida: qual é o público e por que anunciar?

Oportunidade para anunciar nas rádios da NSC

Mesmo antes da pandemia, pequenas e médias empresas podiam anunciar na rádio com um orçamento enxuto e com a possibilidade de retorno rápido, como no exemplo de sucesso da Corrêa Back.

— Tínhamos reservado um valor um pouco menor para teste e resolvemos apostar em algo com a resposta mais rápida, que foram os spots de 15 segundos, e valorizar a frequência dentro da programação da NSC. Nós precisávamos de um retorno rápido. Pelo faturamento, tivemos um aumento de 70% a 80% nas vendas — revela Rudinei da Rosa Gomes, gerente comercial da empresa.

Além disso, a NSC passou a oferecer condições ainda mais facilitadas para anunciar na rádio, como ao divulgar um novo comércio virtual. Também disponibilizamos um serviço de produção de anúncios para rádio sem custo adicional e com valores de veiculação de mídia muito reduzidos. Tudo para que os pequenos e médios negócios possam vender mais e superar a crise.

Quer saber mais? Consulte todas as oportunidades para destacar sua marca com a rádio entrando em contato pelo (48) 99188-5651 ou pelo nosso site.


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico