logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Comunicação

Como pensar suas campanhas durante o coronavírus?

30/03/2020

Todo cuidado é pouco diante do novo coronavírus, tanto para evitar a propagação quanto para controlar o impacto que este período pode causar na imagem da sua marca. Tudo é muito novo e adaptações são necessárias no dia a dia das empresas frente a essa situação, o que pode levá-las a cometer erros nas campanhas se não tomarem cuidado.

Pensando nisso, o Google, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), destacou cinco pontos que merecem a atenção das marcas para evitar crises de imagem. Veja quais são.

1- Contexto regional

O Google ressalta que, apesar de ser uma pandemia global, diferentes regiões terão impactos específicos.

No Brasil, isso quer dizer que diferentes estados e até mesmo cidades vão enfrentar de modos próprios a crise do novo coronavírus. Alguns lugares entrarão ou sairão de quarentena no próprio tempo, ou permitirão o funcionamento de certos serviços presenciais que em outros deverão ser fechados.

Inclusive, o impacto na questão da saúde não será uniforme, dependendo da velocidade de reação das medidas preventivas e do respeito às determinações da OMS. Como já vemos hoje, alguns estados sofrem mais perdas que outros.

Neste momento, campanhas nacionais devem ser repensadas para compreender o período que vivemos. Isso vale para Santa Catarina, onde também poderá ser necessário adaptar a comunicação às realidades específicas de cada região.

Conheça os veículos regionais da NSC para campanhas em Santa Catarina.

2 – Avaliação diária

A comunicação que faz sentido em um dia pode não fazer no seguinte, tamanha a velocidade das transformações que passamos neste período. Isso exige que os profissionais de marketing estejam mais atentos do que nunca às campanhas durante a crise do coronavírus.

As equipes devem fazer uma avaliação cotidiana dos anúncios, e-mail marketing e outras mensagens. Campanhas que já estavam planejadas também precisam ser reavaliadas para analisar se ainda fazem sentido.

A rede de fast food KFC, por exemplo, retirou uma campanha em que falava que a comida era tão boa que fazia as pessoas lamberem os dedos. A insensibilidade com as orientações de higiene atuais poderiam causar um grande prejuízo à marca.

3 – Cuidado com artes e textos

Sintonia com o momento é entender também que as pessoas estão mais sensíveis e podem começar a reagir negativamente a certos estímulos visuais ou de texto. O Google cita os exemplos de anúncios com humor escrachado ou peças mostrando apertos de mão, que devem ser repensados.

Sobretudo, é necessário colocar-se no lugar do consumidor, perceber como ele se sente nesta hora e evitar associações contraditórias.

Leia também: 3C: a fórmula para aumentar o engajamento do público

O coronavírus exige um tom muito mais cuidadoso na comunicação. (Foto via Freepik)

4 – Repensar estratégias

Muitas empresas estão mudando estratégias de serviços e de comunicação para se adequarem ao momento. Em meio a tantas incertezas, elas entendem uma verdade: o pior é fazer nada.

Grandes ou pequenas empresas, todas precisam continuar lutando, mesmo que isso exija adotar novas medidas. A Colcci, por exemplo, adotou o frete grátis nas compras on-line. A família Girotto, do Meio Oeste Catarinense, produtora de cachaça artesanal, passa a produzir álcool em gel.

Na mídia, entram em cena as campanhas de conscientização sobre o distanciamento social e como cada empresa pode ajudar em meio a isso. Também serão necessárias campanhas para orientar o comportamento do consumidor nos próximos meses, para conter a disseminação do vírus.

5 – Contribuição para a sociedade

Além de repensar as campanhas durante o coronavírus, pense como sua empresa pode contribuir com o contexto local. Ações também falam e são essenciais agora.

Inspire-se no canal Juntos Por Santa Catarina com iniciativas que estão ocorrendo no Estado para combater o novo coronavírus e perceba como sua marca pode ajudar.

Se precisar de apoio para elaborar sua estratégia de comunicação neste período segmentar suas campanhas em cada região catarinense, pode contar com a NSC.


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico