Coronavírus: qual o impacto nas empresas e o que elas estão fazendo?

25/03/2020

Comunicação

Coronavírus: qual o impacto nas empresas e o que elas estão fazendo?

Notícias atualizadas sobre o novo coronavírus (Covid-19) chegam a todo momento. Novas medidas são adotadas a cada dia, países fecham fronteiras, estados decretam situação de emergência e o comércio é limitado.

Em meio a tudo isso, precisamos abordar a questão do impacto nas empresas e como algumas delas estão reagindo, até mesmo para saber o que podemos fazer.

Calma e cuidado são essenciais para reduzir o impacto nas empresas

As mudanças imediatas nas rotinas das empresas refletem as medidas para redução do contágio pelo novo coronavírus. Essas medidas são necessárias por causa da rápida transmissão do vírus, pela elevação súbita na demanda por internações hospitalares e a consequente dificuldade de atender a todos os casos graves.

Isso implica em fazer trabalho remoto (home office) quando possível e, conforme decreto do Governo de Santa Catarina, em alguns casos, fechar temporariamente serviços não essenciais.

Manter a calma é essencial para encontrar oportunidades e driblar esse momento difícil. Academias estão oferecendo treinos on-line, restaurantes e padarias estão reforçando o atendimento pela internet para atender ao aumento nos pedidos para entrega, entre outros exemplos. Marcas como Koerich, entendendo seu papel social, também estão se fortalecendo por meio de ações em prol de trabalhadores e da sociedade como um todo.

Os próximos meses serão desafiadores para os negócios. Então, é hora, mais do que nunca, de pensar estrategicamente, manter a cabeça no lugar para se adaptar, motivar a equipe para virar o jogo e fortalecer a comunicação com o consumidor. 

Leia também: Como o marketing social fortalece marcas e ajuda o mundo

Pedidos pela internet devem aumentar. (Foto via Freepik)

O que as empresas estão fazendo diante do coronavírus?

A primeira grande lição que o impacto do novo coronavírus ensina é que, se afeta uma pessoa, afeta todas. O mesmo vale para as empresas: se uma empresa é afetada, toda a cadeia produtiva é prejudicada.

Por isso, o momento é de cooperação para frear esse impacto e de cada empresa fazer sua parte, como os bons exemplos catarinenses que revelamos no portal Juntos Por Santa Catarina

Veja o que mais está sendo feito diante do coronavírus pelo Brasil e pelo mundo.

Confira: Qual é o retorno da publicidade das marcas?

Rappi

A startup anunciou a criação de um fundo para proteger entregadores e está disponibilizando kits com álcool gel 70%, desinfetantes e máscaras para ajudá-los nas entregas. Para maior segurança dos clientes, também adotou a campanha “entrega sem contato”.

Vale lembrar: entregadores têm uma função importantíssima neste momento, servindo de ponte entre o aumento de pedidos pela internet e estabelecimentos funcionando com limitações.

Burger King Brasil

O Sistema Único de Saúde (SUS) será essencial no atendimento aos casos de coronavírus. A demanda por leitos, equipamentos e médicos aumentará drasticamente em um curto período de tempo, portanto a capacidade de atendimento precisa acompanhar essa demanda. Pensando nisso, Burger King Brasil destinará parte da receita líquida de qualquer sanduíche ao SUS, o que pode chegar a um montante de R$ 1 milhão.

Ambev e LVMH

A gigante do setor de bebidas e o grupo detentor de marcas como Dior e Louis Vuitton resolveram atacar, respectivamente no Brasil e na França, outro problema: a escassez de álcool em gel no mercado. Por falta de conscientização sobre o uso racional do produto, tornou-se muito difícil encontrá-lo. Então, a Ambev usará uma de suas fábricas para produzir álcool em gel para doação a hospitais, enquanto LVMH fará o mesmo para as autoridades de saúde francesas.

Mercado Livre

Mesmo que a empresa não possa ter um fundo milionário, fazer grandes doações ou produzir itens necessários para combater o novo coronavírus, qualquer negócio ainda pode ajudar na conscientização. Essa foi a abordagem adotada pelo Mercado Livre, que mudou o tradicional logo de aperto de mãos para uma imagem mais em sintonia com o momento atual.

 

 

Mercado Livre altera logo para sugerir formas de cumprimentar mais seguras. (Fonte)

Empresas de tecnologia, entretenimento, educação e jornalismo também estão apoiando de outras formas, seja liberando serviços gratuitos, seja liberando conteúdos relevantes para o momento. Nesse sentido, o NSC Total tem uma página exclusiva com as últimas notícias sobre coronavírus aberta para não assinantes.

Continue aprendendo

Este momento difícil passará, mas exigirá muita inteligência nos negócios. Não deixe de estudar, procurar soluções a aprimorar seus talentos neste período — eles serão extremamente necessários.

Você pode começar isso agora mesmo. Aqui no portal Negócios SC temos quase 20 e-books gratuitos para baixar. Aproveite e informe-se! 

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui