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Marketing

Como o e-mail marketing ajuda a vender mais?

24/03/2020

O e-mail marketing é um poderoso recurso de comunicação e vendas para sua empresa. É capaz de gerar um retorno de investimento (ROI) muitas vezes maior que campanhas em redes sociais e pode ser usado de diferentes formas para impulsionar seu negócio.

Agora, você sabe quais são esses papéis que o e-mail marketing representa, inclusive para vender mais? Confira a seguir.

Formas como o e-mail marketing ajuda a vender mais

O e-mail marketing é um canal multifacetado. Ele pode ser usado para diferentes objetivos, com vantagens variadas e muitas possibilidades de conteúdo para enviar aos contatos da empresa.

Entrega sua mensagem diretamente ao consumidor

O e-mail marketing concentra em um só lugar mensagens transacionais, divulgação de ofertas, notícias sobre a empresa, entrega de conteúdos, espaço para interação com o consumidor etc. E o melhor: estabelece uma ponte direta com o público, sem depender de algoritmos restritivos como ocorre nas redes sociais.

Como comparação, a taxa média de cliques nos e-mails é maior que no Facebook (2,43% contra 0,90%), comparando dados de MailChimp e WordStream. Além disso, tem uma taxa de abertura média de até 23,77%, conforme o segmento.

Tudo isso significa que, qualquer que seja seu objetivo, incluindo o de vender mais, o e-mail marketing oferece um acesso ao consumidor muito maior que em outros meios digitais.

É um canal de fidelização do consumidor

Outro ponto favorável desse contato direto com o consumidor é funcionar, também, como um canal VIP de relacionamento. Use-o para divulgar ofertas e conteúdos exclusivos, cupons promocionais e outros benefícios que estimulem novas compras. É mais econômico investir nesse público do que conquistar novos clientes, segundo a lição de Philip Kotler.

Confira: Manual técnico para aumentar a abertura de e-mails em 9 passos

Prepara o lead para a compra

Segundo MarketingSherpa, 79% dos leads de marketing não são convertidos. Eles simplesmente param ou abandonam o funil de vendas. Falta aí uma estratégia de estimular o avanço desse consumidor na jornada até a compra e a entrega de conteúdos para cada situação tem um importante papel nisso, o que chamamos de nutrição de leads.

Ainda assim, 50% dos leads, mesmo qualificados, não se sentem prontos para efetuar a compra. Eles não podem simplesmente ser esquecidos, então o que sua empresa deve fazer? Continuar alimentando-os com conteúdo e levando valor até eles.

Serve de apoio direto às vendas

Já mencionamos que o e-mail marketing pode ser usado em campanhas comerciais para estimular as vendas. Mas outras formas de e-mail também servem de apoio direto para vender mais.

Uma delas tem a ver com o alto índice de abandono de carrinho nas compras on-line (69%), segundo dados compilados pela Moosend. Para resolver isso, muitas empresas enviam lembretes aos consumidores dessas compras pendentes em e-mails automáticos. Com isso, 50% das pessoas que abrem esses e-mails concluem a compra. Outros tipos de negócios podem enviar seus próprios lembretes de ativação.

Além disso, depois de reuniões comerciais, um e-mail destacando os principais pontos apresentados é um ótimo follow up de vendas.

Pode ser automatizado

Em meio a tantas possibilidades e formas de uso, fazer isso manualmente seria impraticável em larga escala. Para vender mais, é preciso encontrar atalhos.

A boa notícia é que todas essas práticas que comentamos anteriormente podem ser automatizadas e, melhor ainda, personalizadas. Por meio de ferramentas digitais, é possível criar trilhas de conteúdo, enviar e-mails em resposta a ações específicas do lead, entre outras ações.

Leia também: Crie assuntos de e-mail irresistíveis — 15 dicas com exemplos

Automatize o envio de e-mail marketing para escalar a operação. (Foto via Freepik)

Que tipos de conteúdos enviar?

Pensando agora em fomentar a estratégia de e-mail marketing da sua empresa? Veja que tipos de mensagens podem ser enviadas, entre estes destaques.

Newsletters

São boletins informativos, com notícias relevantes para o público e conteúdos úteis. Se a empresa tiver produção de conteúdo própria ou for mencionada na mídia, este é um bom canal de divulgação.

Ofertas de materiais ricos

Para aqueles leads que ainda estão no topo ou meio do funil de vendas, o objetivo é aprofundar o conhecimento sobre o problema deles e a solução oferecida. É uma boa hora para oferecer e-books, relatórios, vídeos, gráficos e outros materiais ricos que façam um lead dar um passo a mais em direção à decisão de compra.

E-mails transacionais

São todos aqueles e-mails operacionais do negócio: de boas-vindas após o cadastro, de confirmação de pedido, de lembrete de carrinho abandonado etc. Além de aumentarem o engajamento, como é o caso de boas-vindas, são importantes para melhorar a experiência com a marca, mantendo o consumidor informado de cada etapa de uma aquisição.

E-mails promocionais

São talvez os mais comuns na sua caixa de entrada, mas não devem ser os únicos que sua empresa envia. Mas vale anunciar lançamentos, divulgar promoções, condições especiais de pagamento, entre outras questões, sempre procurando mesclar com conteúdos mais informativos com foco no lead.

Datas especiais

Aproveite também para mostrar atenção com o consumidor ao lembrar datas como aniversário, dia da profissão, entre outras comemorações. É uma forma de criar um vínculo maior com o público.

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