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Marketing

Como chats ao vivo e mensagens automáticas ajudam seu negócio

28/05/2019

Na história da humanidade, cada revolução industrial foi marcada por uma nova forma de se fazer mais com menos esforço. Foi assim com o vapor na Indústria 1.0 e continua com o uso de tecnologia de interconectividade na Indústria 4.0.

No marketing, a automatização é o caminho para as empresas venderem mais e conquistarem mais clientes fiéis, com maior lucro e maior controle sobre seus investimentos. E um dos modos mais inovadores para se conseguir isso é por meio de chatbots, chats ao vivo e mensagens automáticas nos seus canais digitais.

Veja a seguir quatro razões para adotar estas ferramentas na sua estratégia de marketing e vendas e assim turbinar seus negócios.

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Saiba como ter maior desempenho com menos esforço. (Foto de Bruce Mars via Pexels)

4 vantagens de chatbots, chats ao vivo e automatização de mensagens

No site, no blog, no e-mail e nas redes sociais, há sempre um bom motivo para usar tecnologias com foco em desempenho.

1. Proporciona um melhor suporte ao consumidor

Um dado da Harris Interactive revela que 89% dos consumidores trocaram marcas pelas suas concorrentes após um mau atendimento ao cliente. E se “tempo é dinheiro”, como diz a máxima os negócios, quanto mais seu cliente precisa esperar para resolver qualquer problema com sua empresa, mais você perde.

Mesmo assim, as organizações estão muito aquém do desejado pelo público nesse sentido. Por exemplo, os consumidores esperam resposta a seus e-mails dentro de uma hora, enquanto o tempo médio de retorno é de 12 horas.

Portanto, a atitude das empresas deve mudar rápido. Até 2020, estima-se que 85% das interações de suporte ao consumidor sejam automatizadas, porque o público deseja cada vez mais autonomia e agilidade. Para tornar a comunicação mais ágil on-line, ferramentas como chatbots nas redes sociais, chats ao vivo em sites e blogs, e principalmente páginas de ajuda bem estruturadas proporcionam uma melhor experiência aos clientes.

2. Gera mais leads

Já se perguntou porque tantos sites e blogs têm uma caixa de diálogo no canto inferior direito da tela? Em resumo: porque isso traz retornos muito positivos.

Ferramentas de chat ao vivo, a exemplo da Zendesk e de tantas outras disponíveis no mercado, são capazes de aumentar as conversões on-line em 45%, gerar um ticket de venda 10% maior e tornar possível que a maior parte dos visitantes retornem.

É importante lembrar que o chat ao vivo funciona tanto como suporte ao cliente quanto para vendas. Então vale caprichar nesse texto, por mais curto que seja, para trazer uma mensagem mais ampla do que simplesmente “estamos aqui se precisar”. Por exemplo, um e-commerce de vestuário pode perguntar: Precisa de ajuda? Quer uma dica de look incrível?

Essa tática de personalização da mensagem de acordo com a persona da marca, com a página em questão e com o comportamento do usuário no site ou blog, quando aliada ao uso de chatbot, pode se criar um poderoso canal de vendas.

Outras mensagens automáticas que sua empresa pode ter nas suas páginas são pop-ups de boas-vindas ou quando o usuário fica inativo ou decide fechar a página. Ao oferecer a oportunidade de ele deixar o contato de e-mail, talvez em troca de um desconto ou outras vantagens, você consegue gerar mais leads.

Leia também: Inteligência artificial e o futuro do marketing da sua empresa

Venda produtos e serviços nas próprias redes sociais. (Foto de Tim Bennett via Unsplash)

3. Aumenta a taxa de abertura de e-mails

E-mail marketing tem excelente ROI e, por meio de um fluxo de nutrição bem planejado, facilita toda a jornada do consumidor. Mas a grande questão é como fazer seus contatos abrirem as mensagens.

Nesse sentido, a primeira comunicação logo após o cadastro do lead tem um papel fundamental para aumentar sua taxa de abertura de e-mails. Essa mensagem deve ser automática e pode oferecer:

  • Uma mensagem de boas-vindas;
  • Um material rico em compensação pelo cadastro;
  • Um cupom ou código de desconto, no caso de lojas;
  • Uma apresentação de alguém real que trabalhe na empresa e que dará uma “cara” aos e-mails;
  • Uma apresentação mais pessoal do que a empresa faz, sua missão, visão e valores.

O importante é que esse envio seja feito automaticamente após o cadastro, via formulário ou janela pop-up que mencionamos acima, e que tenha um assunto interessante para o usuário. Isso despertará a curiosidade para abrir esse primeiro e-mail, sinalizando ao filtro de spam que é uma comunicação válida e já estimulando o hábito da abertura.

4. Automatiza as vendas

Como falamos, os chatbots também têm a função de automatizar as vendas. Empresas como Pizza Hut e Uber já facilitam a negociação dentro do Facebook Messenger e esta é uma grande tendência de marketing para os próximos anos.

Em breve, será cada vez mais comum comprar sem precisar visitar qualquer página das marcas. Tudo poderá ser feito por meio de uma simples conversa entre amigos.

Imagine estar conversando com alguém e dizer que não tem roupa para ir a determinado evento. De repente, aparece um bot da sua marca favorita que você segue no Facebook e faz algumas perguntas automáticas para entender melhor seu caso. Então o algoritmo seleciona algumas opções ideais, você faz seu pedido e continua a conversa sem nunca ter saído da mesma janela ou aplicativo.

Parece fantasia? Pois saiba que sua empresa já pode dar os primeiros passos e criar seu próprio chatbot.

Descubra mais tendências de marketing para vender mais

Chatbots, chats ao vivo e mensagens automáticas ajudam seu negócio a proporcionar um melhor suporte ao consumidor, gerar mais leads, aumentar as taxas de abertura de e-mails e ainda automatizar as vendas. E esta é apenas uma entre tantas tendências que atuam para o crescimento da sua empresa.

Descubra agora mais novidades para ter sucesso em comunicação e vendas com nosso guia exclusivo de principais tendências para acompanhar. É só clicar no link e baixar o material gratuitamente.


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