Como programas de parceria podem ajudar no crescimento da sua agência

20/05/2019

Marketing

Como programas de parceria podem ajudar no crescimento da sua agência

Formar parcerias estratégicas é essencial para o crescimento das empresas. Além da prática cada vez mais comum de negócios já consolidados se associarem a startups para acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras, já vimos aqui no blog outras formas de como parceiros podem ajudar:

Agora, neste artigo vamos falar de um assunto mais específico: programas de parcerias para agências. Já sabe como eles funcionam e como podem ajudar no crescimento do seu negócio? Descubra aqui.

O que é um programa de parceria?

Um programa de parceria é uma associação entre empresas de um mesmo segmento, que podem ter portes diferentes e até mesmo atuar em nichos separados de mercado, mas ainda complementares. Essa parceria tem vantagens para ambas as partes, aumentando o rol e a qualidade dos serviços oferecidos por essas empresas, que também dão contrapartidas a seus parceiros.

Para ser considerada parceira, uma agência que queira integrar um programa deverá ter certos pré requisitos aprovados, comprovando que também agregará valor à parceria. Isso pode envolver a necessidade de realizar treinamentos específicos e tirar certificações de conhecimento.

Da mesma forma, uma empresa que queira iniciar o próprio programa de parceria deve adotar critérios para a aceitação de parceiros, como tempo de atuação no mercado, nível de competência dos profissionais, número de clientes, entre outros. O objetivo é selecionar quem faça o melhor uso possível do investimento em treinamentos, soluções e suporte, e que possa ajudar no crescimento de ambas as partes.

Leia também: Descubra as startups catarinenses que ajudam você a vender mais

Juntas, empresas com interesses em comum podem crescer mais rápido. (Foto via Pixabay)

O que sua agência pode esperar de um programa de parceria?

Estar em um programa de parceria, especialmente quando oferecido por uma empresa com solidez em marketing, possibilita à sua agência aproveitar diversas vantagens, mas também exige algumas contrapartidas. Em resumo, você pode esperar ter:

Alinhamento entre os parceiros é fundamental, pois uma parceria vale a pena quando compensa para ambas as partes. As culturas das duas empresas devem estar focadas em crescimento para isso dar certo e cumprirem cada qual o que se espera delas. É um compromisso mútuo que se assume.

Entre os benefícios para sua agência, está a capacidade de oferecer um serviço mais completo para seus clientes e com o suporte da empresa parceira. Isso vale também como um certificado de qualidade para a conquista de novas contas, já que sua agência é vista como especialista no que faz. A parceria ainda pode ajudar com a otimização de processos internos e ferramentas para aumentar seu desempenho.

Em contrapartida, é esperado que sua agência alcance certos objetivos que tragam retorno para a parceria. Isso pode ser, por exemplo, conquistar novos clientes para a plataforma da empresa que oferece o programa.

Por fim, um bom programa de parceria tem um suporte de qualidade, desde o treinamento inicial para se associar, até o desenvolvimento contínuo e resolução de dificuldades que surgirem. Alguns programas podem oferecer, inclusive, consultoria para ajudar no crescimento da sua agência.

Leia também: Manual de boas práticas para vender mais e melhor

Exemplos de programas de parceria

Grandes empresas que já fazem parte de sua estratégia de marketing oferecem programas de parceria, como Facebook Marketing Partners, LinkedIn Marketing Partners e, provavelmente o mais famoso deles, Google Partners. Neste último, ser um parceiro permite que sua agência se especialize cada vez mais nos produtos Google e seja reconhecida por isso, agregando valor aos seus serviços.

Gigantes de tecnologia em Santa Catarina também oferecem seus próprios programas de parceria. O Programa de Parcerias da Resultados Digitais é um exemplo disso e disponibiliza treinamentos e conteúdos a seus parceiros, além de um portfólio de serviços, consultorias estratégicas e outras vantagens a mais de 1500 empresas participantes.

Já a Conta Azul oferece o Programa de Contadores Parceiros da Conta Azul, neste caso focado no ramo contábil. A empresa fornece ferramentas gratuitas, suporte dedicado, recursos para aquisição e integração de novos clientes e outros benefícios para seus parceiros.

Fique por dentro das tendências de marketing

O marketing está em constante transformação e estar por dentro das últimas tendências do setor é fundamental para oferecer resultados cada vez melhores com seus serviços.

Esta é uma ótima oportunidade para você acessar nosso e-book com as maiores ideias para aplicar na estratégia de seus clientes e na sua própria comunicação. Clique aqui e baixe o guia de tendências de marketing.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui