logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Marketing

Como programas de parceria podem ajudar no crescimento da sua agência

20/05/2019

Formar parcerias estratégicas é essencial para o crescimento das empresas. Além da prática cada vez mais comum de negócios já consolidados se associarem a startups para acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras, já vimos aqui no blog outras formas de como parceiros podem ajudar:

Agora, neste artigo vamos falar de um assunto mais específico: programas de parcerias para agências. Já sabe como eles funcionam e como podem ajudar no crescimento do seu negócio? Descubra aqui.

O que é um programa de parceria?

Um programa de parceria é uma associação entre empresas de um mesmo segmento, que podem ter portes diferentes e até mesmo atuar em nichos separados de mercado, mas ainda complementares. Essa parceria tem vantagens para ambas as partes, aumentando o rol e a qualidade dos serviços oferecidos por essas empresas, que também dão contrapartidas a seus parceiros.

Para ser considerada parceira, uma agência que queira integrar um programa deverá ter certos pré requisitos aprovados, comprovando que também agregará valor à parceria. Isso pode envolver a necessidade de realizar treinamentos específicos e tirar certificações de conhecimento.

Da mesma forma, uma empresa que queira iniciar o próprio programa de parceria deve adotar critérios para a aceitação de parceiros, como tempo de atuação no mercado, nível de competência dos profissionais, número de clientes, entre outros. O objetivo é selecionar quem faça o melhor uso possível do investimento em treinamentos, soluções e suporte, e que possa ajudar no crescimento de ambas as partes.

Leia também: Descubra as startups catarinenses que ajudam você a vender mais

Juntas, empresas com interesses em comum podem crescer mais rápido. (Foto via Pixabay)

O que sua agência pode esperar de um programa de parceria?

Estar em um programa de parceria, especialmente quando oferecido por uma empresa com solidez em marketing, possibilita à sua agência aproveitar diversas vantagens, mas também exige algumas contrapartidas. Em resumo, você pode esperar ter:

  • Alinhamento;
  • Benefícios;
  • Contrapartidas;
  • Suporte.

Alinhamento entre os parceiros é fundamental, pois uma parceria vale a pena quando compensa para ambas as partes. As culturas das duas empresas devem estar focadas em crescimento para isso dar certo e cumprirem cada qual o que se espera delas. É um compromisso mútuo que se assume.

Entre os benefícios para sua agência, está a capacidade de oferecer um serviço mais completo para seus clientes e com o suporte da empresa parceira. Isso vale também como um certificado de qualidade para a conquista de novas contas, já que sua agência é vista como especialista no que faz. A parceria ainda pode ajudar com a otimização de processos internos e ferramentas para aumentar seu desempenho.

Em contrapartida, é esperado que sua agência alcance certos objetivos que tragam retorno para a parceria. Isso pode ser, por exemplo, conquistar novos clientes para a plataforma da empresa que oferece o programa.

Por fim, um bom programa de parceria tem um suporte de qualidade, desde o treinamento inicial para se associar, até o desenvolvimento contínuo e resolução de dificuldades que surgirem. Alguns programas podem oferecer, inclusive, consultoria para ajudar no crescimento da sua agência.

Leia também: Manual de boas práticas para vender mais e melhor

Exemplos de programas de parceria

Grandes empresas que já fazem parte de sua estratégia de marketing oferecem programas de parceria, como Facebook Marketing Partners, LinkedIn Marketing Partners e, provavelmente o mais famoso deles, Google Partners. Neste último, ser um parceiro permite que sua agência se especialize cada vez mais nos produtos Google e seja reconhecida por isso, agregando valor aos seus serviços.

Gigantes de tecnologia em Santa Catarina também oferecem seus próprios programas de parceria. O Programa de Parcerias da Resultados Digitais é um exemplo disso e disponibiliza treinamentos e conteúdos a seus parceiros, além de um portfólio de serviços, consultorias estratégicas e outras vantagens a mais de 1500 empresas participantes.

Já a Conta Azul oferece o Programa de Contadores Parceiros da Conta Azul, neste caso focado no ramo contábil. A empresa fornece ferramentas gratuitas, suporte dedicado, recursos para aquisição e integração de novos clientes e outros benefícios para seus parceiros.

Fique por dentro das tendências de marketing

O marketing está em constante transformação e estar por dentro das últimas tendências do setor é fundamental para oferecer resultados cada vez melhores com seus serviços.

Esta é uma ótima oportunidade para você acessar nosso e-book com as maiores ideias para aplicar na estratégia de seus clientes e na sua própria comunicação. Clique aqui e baixe o guia de tendências de marketing.


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico