Pesquisa revela intenção de compra na volta às aulas em SC

26/02/2021

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Pesquisa revela intenção de compra na volta às aulas em SC

Em 2021, a volta às aulas começou a partir de 8 de fevereiro na rede privada e nas redes municipais de ensino, conforme a determinação de cada prefeitura. Na rede estadual, o início foi em 18 de fevereiro.

O Governo de Santa Catarina abriu a possibilidade de três formatos de ensino: 100% on-line, como foi ao longo de 2020, presencial ou híbrido. Os pais e responsáveis podem assinar um termo de compromisso para manter os alunos em casa, se assim preferirem.

Entretanto, independentemente do ensino presencial ou virtual, permanece a necessidade de compra do material escolar para o ano letivo. Mas como as famílias catarinenses estão se comportando diante da volta às aulas no cenário atípico da pandemia? É isso o que uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) procurou descobrir.

Confira os dados adiante!

Sobre a pesquisa de intenção de compra de material escolar

O período de volta às aulas serve como termômetro econômico das famílias catarinenses no início do ano. Por isso é tão importante a pesquisa “Intenção de Compras na volta às aulas em 2021”, pois ela permite analisar o desempenho da economia de Santa Catarina diante da pandemia e projetar o poder de compra do consumidor no Estado.

Para chegar a essa análise, o Núcleo de Estudos Estratégicos da Fecomércio SC pesquisou 1.126 pessoas, entre 19 de janeiro e 3 de fevereiro de 2021, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages. Assim, tem-se uma melhor ideia da intenção de compra de material escolar em todas as regiões de Santa Catarina.

Além de permitir uma observação sobre o equilíbrio financeiro das famílias catarinenses, a pesquisa reafirma certas tendências do comportamento do consumidor que despontaram nos últimos meses. É importante acompanhar esses movimentos do consumo, já que algumas dessas tendências vieram para ficar.

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A modalidade de ensino virtual continua em 2021. (Foto via Freepik)

Catarinenses concentram as compras em menos estabelecimentos

Os dados da Fecomércio SC mostram que o consumidor em Santa Catarina teve sim a intenção de comprar material escolar para o primeiro semestre de 2021. No período de coleta das respostas, 77,1% dos entrevistados afirmaram que fariam compras nesse sentido.

Por outro lado, apenas 7,7% do público indicou que não compraria material escolar devido à incerteza ou a motivos econômicos. O restante dos entrevistados indicou que pretendia reutilizar material do ano anterior ou a própria instituição de ensino forneceria o necessário.

Quanto à lista de compras solicitada pelas instituições, em 43,6% dos casos o valor ou o número de itens está maior do que em 2020. Somente 14,1% das pessoas disseram que houve uma redução de fato nas exigências. Ou seja, as necessidades de ensino não retrocederam, no geral.

Entretanto, mudou a forma como o catarinense está adquirindo esses itens de material escolar. Em comparação com os dados do ano anterior, houve uma transformação nos canais de compra para a volta às aulas.

Primeiro, o consumidor pretende concentrar as compras em menos estabelecimentos. A pandemia, vale lembrar, aumentou a busca por conveniência e poder resolver tudo em um só lugar, reduzindo a circulação e o contato físico. Com isso, a competição aumenta e as empresas precisam criar diferenciais para atrair o público.

Intenção de compra por número de estabelecimentos:

Apesar dessa concentração, vê-se uma maior indecisão de onde comprar. Pensando nesse perfil de consumidor, este é o momento de investir na comunicação da sua empresa.

Já com relação aos canais de compra, temos a abertura de oportunidades para mais empresas entrarem no movimento de volta às aulas. Papelarias, livrarias e o comércio de rua em geral precisará reinventar-se diante da praticidade que os supermercados e lojas de departamento oferecem. Percebe-se também a ascensão do comércio virtual na hora de ir atrás de material escolar.

Intenção de compra por tipo de estabelecimento:

Outra mudança foi a entrada das lojas de departamento e eletroeletrônicos nos tipos de estabelecimento preferidos pelo consumidor na volta às aulas. Elas se estabelecem como local principal de compra entre 11,9% do público.

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Compras à vista, mas olho no preço

Na volta às aulas em 2021, o consumidor está controlando os gastos. Isso se reflete na pesquisa de preços: 56,2% dos entrevistados pela Fecomércio SC fazem da busca por valores parte de sua estratégia de compras.

De olho no preço, a expectativa de gasto médio com material escolar em 2021 é 21% menor que em 2020. Aí está mais um bom motivo para investir na comunicação de produtos nessa área, levando as ofertas ao público e ajudando o consumidor na decisão de compra.

O catarinense também está mais cauteloso quanto às compras parceladas. Portanto, isso já não é um atrativo tão grande para atraí-lo.

Meio de pagamento preferido para compra de material escolar:

Ainda tivemos a novidade de 0,1% dos respondentes afirmando a preferência por transferências eletrônicas à vista na hora de pagar.

Desses dados podemos observar que o público está optando cada vez mais por meios de pagamento sem contato físico, com a nítida redução no uso de papel-moeda. Além disso, o crescimento das compras on-line também favorece o uso de cartões.

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Compras de adaptação para o ensino virtual

Outro dado interessante da pesquisa “Intenção de Compras na volta às aulas em 2021” revela como o ensino virtual trouxe uma necessidade de adaptação do lar para a educação.

Há um mercado potencial de consumidores para itens que vão além de cadernos, canetas, livros e afins. No formato on-line, cadeiras ergonômicas e dispositivos de acesso à internet são igualmente indispensáveis no processo de aprendizagem.

Em 2020, a Fecomércio SC mostra que 20,1% do público realizou compras nesse sentido. Porém, um número ainda maior de pessoas, ou 26,1%, não fez as adaptações necessárias em casa. O restante, 53,8%, teve a sorte de já possuir o que necessitava.

Quem se adaptou fez um grande investimento para isso. Entre móveis, eletrônicos e serviços, há um amplo mercado para atender às necessidades do ensino virtual.

Itens adquiridos para facilitar o estudo em casa:

A pesquisa mostra que grande parte dos consumidores catarinenses está disposto a ir às compras, mas com cautela, planejamento e muita pesquisa. As oportunidades para as marcas estão aí.

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