logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Economia

Um em quatro catarinenses ainda vai comprar no Dia das Mães

06/05/2022

Às vésperas do Dia das Mães 2022, no próximo 8 de maio, o comércio catarinense tem ainda uma grande expectativa para as vendas referentes à data. De acordo com uma pesquisa da Fecomércio SC, 24,6% dos consumidores em Santa Catarina devem ir às compras de presentes entre sábado e domingo. Ou seja, espera-se um quarto do público nessas últimas horas de campanha.

Outra boa notícia para o varejo é o maior interesse pela data neste ano. No relatório Dia das Mães 2022, a Globo mostra que 71% dos brasileiros pretendem comemorar a ocasião, um número seis pontos percentuais acima do registrado em 2021. Além disso, 76% dos consumidores desejam presentear alguém, entre as próprias mães, companheiras, avós e sogras.

A seguir, trazemos outros dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina sobre a data. Acompanhe!

Resultado da Páscoa é animador

Uma forma de embasar a expectativa do comércio em relação às principais datas do varejo é pela análise das vendas nos eventos imediatamente anteriores. No caso do Dia das Mães, o resultado da Páscoa para os lojistas é animador e antecipa um cenário favorável em Santa Catarina.

Nesse sentido, a Fecomércio SC fez entrevistas em 380 empresas catarinenses para avaliar o desempenho dos empreendedores nas cidades de Lages, Chapecó, Itajaí, Blumenau, Joinville, Criciúma e Florianópolis. A descoberta é que os negócios no Estado tiveram números bastante positivos em métricas importantes, como ticket médio e faturamento.

No quesito ticket médio, a Páscoa 2022 em Santa Catarina alcançou o patamar de R$ 245,10. O resultado é 40% maior do que o verificado em 2021, sem considerar a inflação. No entanto, se levarmos a alta dos preços em conta, o crescimento não deixa de ser expressivo — o ticket médio teve uma alta de 25,8% neste ano.

A Fecomércio SC ainda destaca que o valor de 2022 é superior ao dos anos pré-pandemia, em 2018 e 2019. Nesse período, o ticket médio ficou em R$ 113,43 e R$ 150,94, respectivamente.

O faturamento da Páscoa também teve uma variação positiva, segundo os lojistas entrevistados. O crescimento chegou a 15% em relação à Páscoa de 2021 e a 15,1% frente aos meses comuns do ano.

Os sinais para o Dia das Mães 2022, portanto, são promissores para o comércio catarinense.

Leia também: Dia das Mães: cresce o interesse pela data em 2022

Catarinenses devem gastar mais no Dia das Mães 2022. (Foto via Freepik)

Comércio catarinense pode esperar maiores gastos no Dia das Mães

Em 2021, a intenção de gasto no Dia das Mães era de R$ 162,54 por consumidor, ou de R$ 180,91, com o valor ajustado à inflação. Agora em 2022 a expectativa é de que ele gaste 196,64 individualmente, de acordo com as respostas de 2.105 pessoas em grandes cidades de Santa Catarina. Isso representa um crescimento de 21% frente ao ano anterior.

Nessa corrida contra o tempo para garantir o presente de Dia das Mães, o consumidor está de olho principalmente no preço. Mesmo com a expectativa de uma maior intenção de compra, o cenário econômico atual força o público a ser cauteloso.

Depois do fator preço, que aparece na preferência de 29% dos catarinenses para a decisão de compra, estão aspectos como a qualidade do produto (20,5%) e o atendimento (18,9%).

O comércio de rua e os centros comerciais despontam como os locais preferidos para as compras na data, mas é evidente a queda da procura pelo comércio de rua e o crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos.

Local de compra para o presente de Dia das Mães em 2019:

  • Comércio de rua: 69,9%
  • Lojas de shopping: 20,8%
  • E-commerce: 3,8%

Então, com o cenário de pandemia, as compras pela internet viraram uma realidade para os catarinenses:

Onde comprar os presentes em 2022:

  • Comércio de rua: 55,1%
  • Lojas de shopping: 21,7%
  • E-commerce: 17,7%

Daqui para a frente, ter uma loja virtual será cada vez mais necessário aos comerciantes.

Leia também: Fecomércio revela o perfil das compras não sazonais em SC

De olho no calendário do varejo

Santa Catarina vem enfrentando este período de instabilidade econômica com a cabeça erguida. O Estado tem o segundo melhor saldo de empregos no Brasil em 2022, a menor taxa de desocupação nacional e números positivos no varejo. Mas nada está garantido.

Para os lojistas que esperam aumentar as vendas, é preciso conquistar um consumidor que pesquisa suas compras com uma cautela cada vez maior — e que para isso recorre às escolhas de confiança. Então, é importante preparar suas campanhas com antecedência e conquistar o interesse do público o quanto antes.

O Dia das Mães está aí, no entanto, logo chegará o Dia dos Namorados. Seu comércio está preparado? Saiba o que esperar do próximo 12 de junho com uma pesquisa disponível aqui no Negócios SC.


Negócios SC

Negócios SC


Quer acessar mais dados relevantes do mercado?
Confira nossa seção de pesquisas
Clique aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico