Dia das Mães: cresce o interesse pela data em 2022

04/04/2022

Vendas

Dia das Mães: cresce o interesse pela data em 2022

A chegada do Dia das Mães é sempre um grande evento, não só pela perspectiva de movimentar bilhões de reais no comércio brasileiro, mas também pelos sentimentos que evoca. Afinal, amor, carinho, companhia e alegria fazem parte da festa tanto quanto os presentes.

Em 2022, o Dia das Mães será comemorado no dia 8 de maio e a data tem crescido em importância no País. Neste ano, 71% dos entrevistados pela Behup para a Globo afirmaram que pretendem celebrar a data. Em 2021, esse número era de 65% e, em 2020, 60%.

Acima de tudo, esse é um dia voltado para a gratidão: 86% dos brasileiros veem na ocasião uma oportunidade para agradecer por tudo o que as mães fizeram ou ainda fazem por eles.

Então, quer saber como o público pretende agradecer neste próximo 8 de maio? Veja a seguir os destaques do relatório Dia das Mães 2022, do setor de Inteligência de Mercado da Globo, e prepare seu negócio.

Como o brasileiro pretende comemorar o Dia das Mães 2022?

A “volta ao normal” é uma das principais características do Dia das Mães neste ano. A menor preocupação com a pandemia aumentou o desejo de celebrar a data em família e a refeição compartilhada em casa volta aos planos dos brasileiros. Enquanto essa opção estava na mente de 21% das pessoas em 2021, agora em 2022 ela é considerada por 37% do público.

Outros planos que viraram prioridade neste Dia das Mães:

Fazer compras juntos, pedir delivery de comida e passear também são programas que aumentaram de preferência no Dia das Mães 2022. Enquanto isso, telefonemas e encontros virtuais caíram na intenção do público.

Entre os 37% de indivíduos que pretendem preparar uma refeição especial em casa, as lojas físicas de supermercados e hipermercados devem ser o lugar escolhido pela maioria dos consumidores para adquirir os itens da mesa. Em seguida, atacadistas e pequenos mercados de bairro, também no PDV físico, aparecem quase empatados em segundo lugar na intenção de compra.

Leia também: O que o varejo pode esperar das vendas na Páscoa 2022?

O Dia das Mães voltará a ser comemorado junto em 2022. (Foto via Freepik)

Intenção de compra do presente para a mãe

O ato de presentear é outro que ganha força no Dia das Mães 2022. Três em cada quatro pessoas (76%) pretendem dar presentes neste ano. O índice é bastante superior ao visto em 2021, quando 59% dos entrevistados pretendiam presentear na data.

Os presentes mais procurados em 2022 são:

  1. Roupas (26%)
  2. Perfumes (24%)
  3. Flores (15%)
  4. Chocolates/Doces (15%)
  5. Calçados (14%)
  6. Cremes hidratantes (14%)
  7. Acessórios (13%)
  8. Eletrodomésticos (9%)
  9. Cesta com quitutes (9%)
  10. Utensílios domésticos (9%)

Segundo a pesquisa da Behup, o período mais intenso da busca deve ser entre 15 dias antes da data e a própria semana do Dia das Mães. Nesse intervalo, 59% dos consumidores devem ir às compras. Outros grupos majoritários incluem aqueles que começarão a busca com um mês de antecedência (15%) e os que deixarão para a véspera ou o Dia das Mães em si (21%).

Leia também: Raio X do Catarinense analisa a intenção de compra em SC

Vendas no Dia das Mães

Em 2022, a maioria dos consumidores deve gastar o mesmo valor do Dia das Mães anterior. Enquanto 54% vão manter os gastos, 28% pretendem aumentá-los e apenas 18% devem diminuí-los.

Isso é um bom sinal para o comércio, já que as vendas no Dia das Mães cresceram em 2021 tanto no varejo físico quanto no e-commerce. Nas lojas físicas, o crescimento foi de 6% em relação a 2020, de acordo com a Serasa Experian. Já no varejo on-line, o crescimento foi de 14% no mesmo período, segundo a Neotrust.

Na comparação entre 2021 e 2020, o ticket médio também foi maior. O crescimento foi de 21%, chegando à marca de R$ 477, em média, nas compras de presentes.

É interessante destacar que os homens têm um ticket médio maior na data e são mais inclinados a presentear nas categorias de eletrônicos e informática, casa e construção, e bebidas. Enquanto isso, as mulheres são maioria na hora de comprar presentes relacionados a beleza, farmácia e saúde, moda e acessórios, alimentos e supermercado, e eletrodomésticos e eletroportáteis.

Leia também: QR Codes geram grandes ações e resultados na televisão

Oportunidades para anunciar

Quase um terço do público, ou 29%, é influenciado pelo que aparece na TV na hora de comprar presentes para o Dia das Mães. Esse dado, em destaque no relatório da Globo, traz uma ótima oportunidade para o comércio vender mais na data.

Para completar, entre o público que considera o Dia das Mães como uma das três datas de maior gasto no ano, 65% desses indivíduos assistiram à TV aberta na última semana. Isso significa que, anunciando com antecedência na televisão, sua loja pode impactar o consumidor durante a busca por presentes e experiências para celebrar em família.

Veja outros dados a respeito no relatório Dia das Mães 2022. Nele você encontra mais informações sobre o perfil do consumidor nessa data e como ele pretende gastar. Aproveite!

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui