Como está a retomada econômica de Santa Catarina?

17/09/2021

Novidades no setor

Como está a retomada econômica de Santa Catarina?

Em setembro de 2021 completamos um ano e meio de combate à pandemia de Covid-19 em Santa Catarina. As perdas humanas são incalculáveis, mas o avanço da vacinação no Estado tem reduzido significativamente o número de mortes, internações e casos da doença. Já são mais de 2,6 milhões de catarinenses com as duas doses ou a dose única da vacina, segundo o Vacinômetro do Governo de Santa Catarina.

Quando a saúde melhora, acende-se também a luz para a economia catarinense. O Estado vem se destacando em diversos indicadores econômicos frente às demais unidades federativas, comprovando a resiliência dos nossos setores e de todos que contribuem para a retomada econômica de Santa Catarina.

A seguir, listamos sete dados que evidenciam a recuperação dos negócios catarinenses. Confira!

7 dados sobre a retomada econômica de Santa Catarina

1) PIB de Santa Catarina cresceu 9%

O Produto Interno Bruto do Estado subiu de 2,9% em junho de 2020, no acumulado de 12 meses, para 9% em junho deste ano. Enquanto isso, o PIB brasileiro registrou um crescimento de apenas 1,8% em junho. Os dados são do IBGE.

O resultado coloca a economia catarinense entre as de maior crescimento no Brasil — atualmente, é a segunda mais competitiva do País. Contribui para isso uma soma de fatores, combinando os bons desempenhos do setor de serviços, do comércio e da indústria em Santa Catarina.

Leia também: Famílias catarinenses têm o menor endividamento do Brasil

2) Economia catarinense teve alta de 9,13%

Outro dado positivo para o Estado vem do Índice de Atividade Econômica, avaliado pelo Banco Central. Santa Catarina teve um crescimento de 9,13% entre janeiro e junho de 2021 frente ao mesmo período do ano anterior. Como comparação, o Brasil como um todo cresceu 7,01% nesse intervalo.

Santa Catarina tem, portanto, o terceiro melhor Índice de Atividade Econômica no País. Apenas Espírito Santo e Amazonas vêm adiante.

3) Santa Catarina tem arrecadação recorde de R$ 3,6 bilhões em agosto

De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), do Governo de Santa Catarina, em agosto deste ano o Estado apresentou um recorde de arrecadação. O crescimento foi de 17,5% em relação a julho e de 44,4% frente a agosto de 2020.

O feito histórico, no entanto, não dependeu de aumento de impostos. Entre as razões para esse bom desempenho está a retomada econômica de diversos segmentos, com destaque para têxtil, materiais de construção, automotivo e de autopeças, agronegócio e supermercados.

Também contribui para esse resultado o fato de que Santa Catarina conseguiu baixar a taxa de desocupação para 5,8% no mercado de trabalho, o melhor índice do País. Com mais pessoas empregadas há mais consumo e, consequentemente, maior arrecadação.

4) Setor de serviços tem crescimento de 17,1%

Nos primeiros sete meses de 2021, o volume de serviços em Santa Catarina teve alta de 17,1% na comparação com o período entre janeiro e julho de 2020. É o terceiro melhor desempenho entre os estados, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE.

Diversas atividades do setor apresentaram crescimento neste ano. O destaque fica por conta dos serviços voltados a famílias, como restaurantes e hotéis, que cresceram 63,2% em julho de 2021 frente ao mesmo mês do ano anterior. Nesse intervalo, também tiveram alta as atividades de transportes (11,7%), turísticas (9,4%) e de informação e comunicação (5,9%).

5) Comércio catarinense cresceu 5,4%

A retomada econômica de Santa Catarina também está no comércio. Entre janeiro e julho deste ano, o crescimento acumulado em volume de vendas no varejo ampliado foi de 5,4% ante o registrado no mesmo período de 2020. O resultado está na Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE.

Por um lado, segmentos como livros, jornais e revistas (com alta de 40,9%) e veículos e peças (com alta de 37,8%) foram muito bem em julho. Por outro, a inflação já se faz sentir nas compras básicas como as de supermercados e hipermercados, que tiveram queda de 3,1% no mês.

Leia também: Inflação e juros subindo. Qual o reflexo nos seus investimentos?

6) Produção industrial avançou 11%

A indústria catarinense é outro destaque no âmbito nacional. No acumulado de 12 meses até julho de 2021, o crescimento foi de 16,3%. Enquanto isso, o Brasil teve um aumento mais modesto, na casa de 7%.

Também aqui a economia catarinense teve o melhor desempenho do País.

7) Saldo positivo de novas empresas chega a 37%

Para completar o cenário de recuperação econômica de Santa Catarina, a Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) informa que o Estado tem um saldo positivo na abertura de empresas. Entre janeiro e agosto de 2021, foram registrados 144.373 empreendimentos, com 44.546 baixas.

O saldo, portanto, ficou em 99.827 empresas no período — crescimento de 37,18% frente aos sete primeiros meses de 2020.

O comércio, com 22.073 novos negócios, lidera a atividade dessas empresas abertas em 2021. Indústria de transformação e construção vêm mais adiante.

Para acompanhar outros aspectos da economia catarinense, não perca os conteúdos especiais de Conheça SC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui