logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Marketing

Veja como gerar caixa com as novas tecnologias de cobrança

10/07/2020

Gerar caixa tem sido um grande desafio das empresas nos últimos meses, em especial para os pequenos negócios e profissionais autônomos. Para superar isso, tem-se buscado novas formas de vender para aumentar o faturamento e, também, meios de reduzir ou otimizar os gastos para equilibrar as finanças.

Agora, você sabia que as novas tecnologias de cobrança podem ajudar nessas duas estratégias? Entenda a seguir como isso é possível.

3 formas de gerar caixa em meio à crise

Adotar novas tecnologias de cobrança e pagamento

Com as medidas de distanciamento social por causa da pandemia de Covid-19, a jornada de compra do consumidor tornou-se muito mais digital. Mas não só isso, pois os próprios meios de pagamento se virtualizaram.

Uma pesquisa da Opinion Box mostra essa mudança. O público diminuiu o uso de dinheiro em espécie e de cartões tradicionais na hora de comprar nos estabelecimentos físicos. Enquanto isso, pretende utilizar mais carteiras digitais, cartões por aproximação e QR Codes. Ou seja, a preferência agora é por transações que não envolvam contato direto entre clientes e vendedores.

Diante disso, adotar novas tecnologias de cobrança e pagamento cria um diferencial e uma vantagem competitiva para o negócio. Ao oferecer métodos mais seguros e mais práticos, a empresa pode conquistar um público maior. Isso, por sua vez, permite gerar caixa neste momento crítico e no longo prazo.

Leia também: Site Express: tenha um site ou loja virtual em pouco tempo

Pagamentos sem contato são uma tendência para o longo prazo. (Foto via Freepik)

Reduzir a inadimplência de forma automatizada

Outra dificuldade para gerar caixa durante a crise são os atrasos nos pagamentos por parte do consumidor.

Com a pandemia, a inadimplência das famílias brasileiras alcançou o maior índice desde 2017, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em meio a isso, alguns segmentos são particularmente afetados, como as mensalidades do ensino particular e aluguéis de imóveis.

Muitas vezes, as empresas precisam tomar uma postura mais ativa para garantir esses recebimentos em atraso. Mas você já deve saber que isso demanda tempo e dedicação de colaboradores — dois recursos reduzidos durante uma crise como a que atravessamos.

Os negócios não só têm de concentrar esforços para se reinventarem no cenário atual, como estão trabalhando com equipes menores em muitos casos.

A solução para esse problema é utilizar um sistema automatizado de cobrança de inadimplentes. Uma ferramenta como a do Asaas, por exemplo, permite notificar os clientes por e-mail e SMS antes e depois do vencimento, efetuar cobranças com o auxílio de robôs de voz e recuperar os pagamentos atrasados.

Essa ferramenta é especialmente útil agora em que há a necessidade urgente de gerar caixa para manter a operação, mas também traz uma perspectiva bastante positiva para o futuro da empresa.

— Uma das razões da inadimplência é o esquecimento por parte dos consumidores, que deixam os boletos arquivados e perdem a data de vencimento. Porém, demandar uma pessoa exclusivamente para fazer as cobranças é um custo que pode sair ainda mais caro. A automatização facilita em muito e é capaz de reduzir em 28% a inadimplência — explica Piero Contezini, CEO do Asaas.

Escolher a ferramenta de cobrança mais completa

Vimos que uma ferramenta digital pode ajudar a recuperar cobranças atrasadas e até mesmo reduzir a inadimplência do consumidor.

Entretanto, além disso, o setor financeiro de uma empresa depende de diversos outros serviços, como geração e envio de boletos, emissão de notas fiscais e comprovantes, máquina de cartão etc. Colocando na ponta do lápis, contratar individualmente cada uma dessas soluções pode não compensar do ponto de vista do custo-benefício.

A melhor forma de a empresa otimizar o investimento em tecnologias é aproveitar as ferramentas mais completas do mercado, que trazem diversas soluções imprescindíveis em um só lugar.

Nesse sentido, mais uma vez o Asaas se destaca até internacionalmente. A empresa catarinense foi escolhida como uma das 50 mais inovadoras da América Latina pelo Fórum Econômico Mundial em 2018 e está entre as 19 fintechs para se ficar de olho pela pesquisa Fintech Mining Report.

Com o Asaas é possível:

  • Cobrar clientes por cartão de crédito ou débito com uma maquininha gratuita via aplicativo.
  • Pagar boletos da empresa, contas de consumo e até impostos pelo celular.
  • Gerar boletos únicos, parcelados ou de mensalidades para seus clientes.
  • Enviar as cobranças e links de pagamento diretamente por e-mail e SMS.
  • Emitir notas fiscais de serviço e comprovantes da sua empresa.
  • Notificar clientes de faturas prestes a vencer ou em atraso.
  • Contar com um robô de voz para realizar as cobranças por ligação telefônica.
  • Antecipar suas cobranças de boleto bancário e cartão de crédito para completar o fluxo de caixa.

Como se vê, o Asaas é uma solução completa entre as novas tecnologias de cobrança que podem ajudar sua empresa neste momento difícil.

Confira agora mais novidades sobre este assunto canal Tecnologia para o empreendedor.


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico