O segredo para fazer um spot de rádio (com exemplos)

11/06/2019

Comunicação

O segredo para fazer um spot de rádio (com exemplos)

Spot de rádio é um comercial ou anúncio veiculado na rádio, com duração breve mas sempre em tempos predefinidos, geralmente de 15 ou 30 segundos.

Agora, mais importante do que saber o que é spot de rádio, é descobrir que anunciar na rádio é uma ótima maneira de vender mais quando usado na estratégia de comunicação. Os cases de sucesso que temos aqui no blog mostram que um bom comercial de rádio se converte em vendas e oportunidades de negócio.

Isoladamente ou, melhor ainda, de forma integrada com outros meios, um spot de rádio pode trazer muitas vantagens para sua empresa:

Mas existe um segredo para criar um comercial de rádio de qualidade: encontrar o tom de voz ideal para ele. Então, neste artigo, mostraremos como fazer isso com exemplos famosos de spot de rádio. Vamos lá?

Leia também: Como e por que fazer spots de rádio (com dicas)

Tom de voz para spots de rádio

Antes de continuarmos, vale deixar clara uma definição. Para encontrar o tom de voz ideal, primeiramente é preciso ter a voz da marca bem estabelecida.

Lembrando a diferença entre voz da marca e tom de voz:

No contexto da rádio, o tom de voz se refletirá na própria voz da narração. O anúncio deve balancear estes dois aspectos: a representação da marca e a forma de transmitir a mensagem que possibilite a maior identificação pelo público-alvo.

Parece complicado? Não se preocupe, isso ficará mais evidente com os exemplos abaixo.

Entendendo o público-alvo

Aqui no Negócios SC sempre batemos na tecla da necessidade de definir seu público-alvo. A partir disso, podemos ver como esse entendimento da sua audiência se traduz em um spot de rádio de sucesso.

Tudo começa com a definição da voz da marca. Por exemplo, o Guaraná Antarctica pode ser “divertido, saboroso e amigável”, enquanto o carro Ford Focus poderia ser descrito como “tecnológico, inovador e eficiente”. Essa impressão é o que a Antarctica e a Ford desejam transmitir ao público, mas como fazer isso?

Falando a língua dele. Para tanto, é preciso entendê-lo.

Vejamos o caso do refrigerante. Há inúmeras formas de representar cada uma dessas três características. “Divertido” poderia ser uma piada no roteiro, “saboroso” poderia descrever os ingredientes seletos usados na fabricação e “amigável” poderia ser ao usar gírias para se aproximar do público. E o que a Antarctica fez?

A empresa entende que fala com todo o Brasil, nas mais variadas faixas etárias e classes econômicas. Deve ser “divertida” para o maior número de pessoas, sem um humor restritivo, “saborosa” de um modo que todos possam entender e “amigável” sem se limitar a uma única região. Por isso, seus jingles se tornaram exemplos famosos de spot de rádio, porque falam com todo mundo sobre o que a marca é.

A diversão está na música, animada e fácil de acompanhar. A amizade está implícita nos programas envolvidos com o Guaraná Antarctica, como uma festa ou filme com amigos. E para o sabor temos a relação com outros alimentos, trechos sensoriais “pipoca com sal, que sede que dá”, além de efeitos sonoros bastante expressivos.

Envolvendo tudo isso, há uma voz feminina cantando o jingle, sem qualquer característica marcante além da animação. Isso porque, ressaltamos, a Antarctica fala com todo mundo.

Segmentando o anúncio de rádio

E quando a marca precisa restringir o público? Por exemplo, o que faria a Ford com o veículo Focus, que acima descrevemos como “tecnológico, inovador e eficiente”?

Estudando o público interessado em automóveis, descobrimos pela pesquisa da Navegg que em sua maioria são mulheres, de 35 a 59 anos, graduadas e de classe A/B. Além disso, diferentemente da compra de um refrigerante, adquirir um carro envolve argumentos racionais.

O spot de rádio do Ford Focus encontrou o tom ideal, curiosamente, no próprio carro. A princípio, a comunicação não poderia ser demasiado jovial ou centrada apenas no universo masculino e comportaria uma linguagem mais técnica e argumentativa. A partir daí, foi-se muito além do básico, confira.

Esse exemplo é um bom modelo de spot de rádio por diversas razões:

Outro anúncio de rádio que vale destacar nesse quesito é o “Vidas Cruzadas”, da Protex. A temática também é adulta e racional, mas aqui a ideia é apresentada por meio de um storytelling com diversos personagens adultos interagindo em atividades comuns, o que cria imagens fortes na mente do ouvinte, fixando a importância do produto.

Encontrando as vozes certas para locução

Vimos até aqui que é importante ter um tom de voz do spot de rádio que seja adequado ao público. Isso quer dizer que as pessoas precisam também se identificar ou simpatizar com a voz dos atores.

No exemplo da Antarctica, temos uma voz neutra e animada. No anúncio do Ford Focus, uma voz que passa domínio sobre o assunto e com um toque de tecnologia. Para a Protex, a prioridade era ter vozes próximas dos seus clientes e uma linguagem cotidiana.

Mas, às vezes, o anúncio requer uma interpretação mais caracterizada para dar vida à ideia. É o caso deste divertido comercial da Purina.

O público tem idade acima de 18 anos. Porém, é uma decisão de compra baseada em uma relação muito emocional com os animais de estimação.

A Purina traz esses elementos em um diálogo cheio de emoções entre a dona e o cachorro dela. O anúncio representa o público não só com uma voz que poderia ser a da própria ouvinte, como também a forma com que ela se comunicaria com o animal.

Por fim, um narrador fecha o comercial com um tom tranquilo e confiante, contextualizando o produto em tudo que ouvimos até ali. Para chegar a esse resultado, somente com uma produção profissional e competente, além de atores de talento cujas vozes combinam com os papéis de cada um.

Uma dica essencial é sempre pedir antecipadamente gravações ou testes de voz às produtoras de áudio, para encontrar aquela que se encaixe melhor no roteiro do spot de rádio.

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Seguindo estas dicas e se inspirando nos exemplos famosos de spot de rádio, sua empresa poderá achar o tom de voz ideal para a comunicação e criar anúncios de sucesso.

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