Como preparar o PDV e criar uma estratégia de comunicação para Páscoa

04/04/2019

Vendas

Como preparar o PDV e criar uma estratégia de comunicação para Páscoa

A Páscoa é para muitas pequenas e médias empresas uma oportunidade de criar um relacionamento diferenciado com o público, conquistar novos clientes e aumentar as vendas. Pode ser, inclusive, a maior fonte de faturamento ao longo do ano.

Isso coloca uma grande responsabilidade sobre os empreendedores. Perder essa janela de negócios significa não só desperdiçar uma oportunidade para si, mas também dar à concorrência uma vantagem competitiva.

É preciso então aplicar dois conceitos fundamentais para ter sucesso nas vendas durante a Páscoa: preparar seu PDV e criar uma estratégia de comunicação. É justamente isso que vamos abordar neste artigo.

Reunimos aqui dez dicas para não passar essa data tão doce com o gosto amargo do baixo movimento. Essas dicas vão desde a preparação do ponto de venda até as ações de divulgação que o marketing da sua empresa deve considerar para vender mais. Ao final, ainda oferecemos um material gratuito para ajudar na elaboração da sua estratégia.

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Leia também: Como vender mais no PDV: 12 estratégias de sucesso

Páscoa: da preparação do PDV à estratégia de comunicação

Assim como uma promoção de vendas é muito mais que descontos, a Páscoa é muito mais que chocolates. Sua empresa ou loja deve ir além do básico para conquistar a atenção do público e convertê-la em retorno.

Nesse sentido, há diversas possibilidades de ações que você e sua equipe podem fazer inclusive como estratégia de comunicação. É claro, sem se esquecer de trazer à comunicação também o verdadeiro significado da Páscoa para tocar o coração das pessoas.

1. Decoração do PDV

Criatividade e bom-gosto na decoração das vitrines e do interior da loja são indispensáveis para atrair a curiosidade do público. Não é preciso lotar cada espaço com imagens de coelhos e ovos de Páscoa, enquanto uma distribuição equilibrada de elementos decorativos e arranjos surpreendentes são capazes de encantar adultos e crianças.

Mais que atrair a atenção, decorar o PDV mostra que seu negócio está pronto para atender à demanda. Isso dá confiança ao consumidor. E mesmo que sua loja nem trabalhe com chocolates, entrar no clima da Páscoa pode fortalecer o apelo emocional do seu produto ou serviço.

2. Experiência do consumidor

O marketing de experiência é uma excelente forma de despertar o interesse do público e ter mais engajamento. Nas nem só de grandes eventos ele é feito.

Pequenas ações no PDV, como sessões de degustação, conversas com profissionais e até atividades interativas podem tanto atrair mais pessoas para o interior da loja quanto fomentar o compartilhamento da sua comunicação on-line. Que tal propor alguma forma de sorteio ou distribuição de cortesias que envolva postagens dos próprios consumidores nas redes sociais?

3. Produtos de nicho

Diversidade é um poderoso atrativo, especialmente para atrair públicos de nicho. Com as recentes mudanças nos hábitos de consumo e com a conscientização a respeito de certas intolerâncias alimentares, há uma procura cada vez maior por produtos orgânicos, veganos, sem glúten e sem lactose. Esse pode ser um ótimo diferencial na hora de divulgar seu negócio.

4. Além do chocolate

Quando dizemos que empresas dos mais variados ramos podem aproveitar a época da Páscoa para fortalecer relacionamentos e vender mais, é porque a data vai muito além dos doces. Outros produtos e serviços podem trazer a temática da união, da fé e da família de formas criativas e envolventes. Cada negócio tem um jeito próprio de trabalhar esses valores, é preciso descobrir o seu.

5. Kits

Uma das maneiras mais eficientes de aumentar o ticket médio das vendas é por meio de kits e combos de produtos. É também uma forma de estimular a compra de produtos com menos saída, propiciar descobertas ao público e aumentar o valor agregado de uma oferta.

6. Pronto para presente

Praticidade é outro fator muito procurado na hora da compra. Pronta-entrega, embalagens atrativas e que facilitam a entrega do presente, valorizando a identidade visual da marca, são grandes motivadores para converter os indecisos. Isso é especialmente útil para os consumidores que deixam tudo para a última hora.

7. Apresentação visual

Além da apresentação do PDV, a forma como é feita a comunicação de Páscoa conta muitos pontos para conquistar o público, ainda mais quando o assunto é alimento. As imagens devem dar água na boca, com ótima qualidade e belos arranjos.

Profissionais especializados em fotografia são altamente recomendados para valorizar seus produtos do jeito certo. Além disso, cuide para que a comunicação seja uniforme e agradável em todos os canais da empresa: site, e-commerce, Facebook, Instagram etc.

8. Promoções

Descontos em produtos específicos são bem-vindos e podem ser um diferencial da sua divulgação, mas existem outras formas de realizar promoções. Como falamos, os kits e combos aumentam o ticket médio das vendas, bem como o oferecimento de itens complementares ou até gratuitos na compra de outros pode ser interessante.

9. Redes sociais, e-mail marketing e WhatsApp

Com o PDV pronto e todas as ações de vendas planejadas, é hora de divulgar o máximo possível. Aproveite todos os canais que sua empresa tem à disposição, não apenas as redes sociais. Tem uma lista de contatos, mas nunca fez e-mail marketing? Esta é a hora. Tem números de telefone de clientes? Faça uma campanha de divulgação no WhatsApp.

Mas atenção: esta comunicação tem de ser estratégica. Organize cada um dos seus públicos-alvo e envie materiais para eles de acordo.

10. Mídias essenciais

Esta é a estratégia de comunicação que terá maior impacto sobre as suas vendas na Páscoa. Mesmo com as redes sociais à sua disposição, as mídias essenciais têm um alcance imensamente maior com um custo por mil mais baixo, e ainda com uma ampla possibilidade de segmentação de público.

É importante considerar que a jornada do consumidor começa muito antes da compra no PDV. Ele primeiro se informa, busca opiniões, compara. Nesse período de descoberta e estudo, tanto quanto na loja, é preciso se apresentar bem.

Aí entram a televisão, o jornal, a rádio e os grandes portais de notícias on-line de Santa Catarina. Eles podem levar sua campanha de Páscoa para a audiência certa, com credibilidade e eficiência.

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