10 habilidades essenciais para profissionais em meio à crise

05/05/2020

Comunicação

10 habilidades essenciais para profissionais em meio à crise

Com o mercado de trabalho afetado pela crise do novo coronavírus, profissionais das mais diversas áreas precisam desenvolver habilidades essenciais para lidar com essa situação.

Seja para manter o rendimento das entregas trabalhando em casa, seja para procurar emprego em meio à crise, separamos algumas dicas de cursos on-line e grátis para aprimorar suas competências profissionais neste momento. Confira.

Profissões em alta durante a pandemia

O impacto do novo coronavírus sobre o mercado de trabalho pode ser dividido em duas fases: imediata e futura.

A imediata diz respeito às profissões que atuam diretamente na resposta à pandemia ou cujos serviços tiveram aumento súbito na demanda. As profissões em alta por causa da Covid-19 estão relacionadas à área da saúde, aos serviços de entrega e ao comércio (operadores de loja, caixas, repositores etc.).

No longo prazo, a tendência é de continuarmos a ver uma grande busca por profissionais com habilidades digitais, como marketing na internet, SAC 2.0, tecnologia da informação e programação (com foco em e-commerce, especialmente). Mas também temos bons motivos para crer que funções relacionadas a compras e gestão comercial, logística e cadeia de suprimentos, cobranças e gestão financeira desempenharão um importante papel no mundo durante e pós-Covid-19.

Encontre oportunidades de emprego no Eu Quero SC.

Habilidades essenciais gerais

O primeiro grupo de competências profissionais fundamentais para enfrentar a crise são aquelas pessoais, necessárias a todo tipo de função.

Produtividade e gestão do tempo

As habilidades de autogerenciamento serão um diferencial dos profissionais, em especial para aqueles que precisam manter a produtividade em uma nova realidade de home office. Usar seus horários com responsabilidade e melhorar o patamar das entregas ainda ajudará você a ter mais qualidade de vida, com mais tempo para si.

Curso on-line: Gestão do Tempo

Empatia

Períodos de crise geram uma grande carga emocional para todos. Por isso, saber colocar-se no lugar dos outros é indispensável para ter um bom relacionamento dentro da empresa e com os consumidores.

Curso on-line: Liderança, comunicação e relacionamento interpessoal

Resiliência

Outra característica que será bastante testada neste momento, desde os CEOs das empresas até os profissionais que infelizmente perderam seus empregos por causa da crise, será a capacidade de manter a cabeça erguida. Encarar os revezes, manter a calma e buscar alternativas estão no roteiro para superar as dificuldades.

Curso on-line: Como desenvolver a resiliência

Negociação

Acostume-se a tudo ser muito mais negociado nos próximos meses. Negociar vendas, negociar com fornecedores, negociar com colaboradores e chefes será a marca de um mercado mais acirrado por conta do coronavírus. Quem dominar as melhores técnicas de comunicação e influência sairá na frente nesse aspecto.

Curso on-line: Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais

Criatividade

Manter-se ativo no mercado, seja como empresa, seja como profissional, depende de saber encontrar oportunidades. Mesmo na crise há possibilidades a ser exploradas por quem consegue identificá-las a tempo e realizar um plano de ação para ir atrás delas.

Curso on-line: Aumentando suas vendas com criatividade

Leia também: Vagas de emprego: boas práticas para quem anuncia e para quem procura

Habilidades essenciais destacam você em um mercado competitivo. (Foto via Freepik)

Habilidades essenciais específicas

Agora vale mencionar algumas competências necessárias para profissionais com foco no digital que queiram se destacar no mercado em meio à crise.

Programação

As linguagens de programação já estavam em alta. Agora, com a transformação digital em passo acelerado, a capacidade de criar soluções digitais para um mundo que depende cada vez mais da internet e de automatizações será valorizada.

Curso on-line: Entenda os conceitos básicos da codificação

Análise do comportamento do consumidor

Outra habilidade essencial específica para desenvolver neste momento é o entendimento do consumidor. Saber quais são os indicadores para definir um padrão de comportamento, perceber tendências e como responder a elas rapidamente são formas de impulsionar o negócio em tempos difíceis.

Curso on-line: Entenda as necessidades e o comportamento on-line dos clientes

SEM e SEO

Search engine marketing e search engine optimization (marketing e otimização para buscadores) são competências específicas do marketing digital para ajudar a conectar as marcas com o interesse do público. Isso é fundamental para dar mais visibilidade ao negócio e otimizar o investimento na presença na internet.

Curso on-line: Garanta que os clientes encontrem você on-line

Tomada de decisão

Especialmente durante uma crise, tomar decisões é difícil. Os riscos podem ser maiores, enquanto a margem de erro é menor. Por isso, saber no que basear suas decisões é indispensável para continuar buscando os melhores resultados em meio às pressões ao redor.

Curso on-line: Marketing e vendas: como a cultura orientada por dados pode transformar as estratégias da sua empresa

Promoção da marca

Mais do que vender produtos ou serviços, é preciso entender como se tornar relevante a ponto de o público procurar espontaneamente o que você oferece. Mas criar esse tipo de reputação não acontece da noite para o dia, há um longo caminho para percorrer e aprender.

Curso on-line: Gere conteúdo para promover sua empresa

Quer aprender ainda mais habilidades essenciais para se desenvolver profissionalmente? Confira nossa seção de materiais gratuitos e aproveite para baixar quantos conteúdos quiser! Nossa dica especial é sobre o e-book Gatilhos Mentais e Persuasão, com as melhores técnicas para aumentar as vendas.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui