logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Marketing

Vida de CEO: lições de liderança para chegar ao topo

03/12/2019

Saber liderar envolve uma soma de aprendizados pessoais e profissionais, adquiridos com a experiência. Então, qual é o caminho para ser um bom líder?

Perguntamos isso a quem entende do assunto e trazemos aqui as lições de liderança de seis CEOs de empresas catarinenses.

Neste conteúdo especial do Negócios SC, Emília Chagas, Diego Ramos, Silvia Folster Marafon, André Krummenauer, Paula Lunardelli e Theo Orosco compartilham com suas próprias palavras o que aprenderam até aqui sobre o mundo dos negócios. Acompanhe.

Descobrindo as lições de liderança

Propusemos uma série de perguntas para extrair estas pílulas de sabedoria. São lições de quem conquistou seu espaço por meio de muita luta e hoje divide o que aprendeu com aqueles desejam ter sucesso na vida empreendedora.

Primeiro, convidamos os empresários e as empresárias a uma viagem no tempo: “Qual é o conselho mais importante que daria a si, no passado, quando começou a empreender?”. As respostas, como você verá, servem muito bem a quem está começando a empreender agora.

Em seguida, perguntamos “Qual conhecimento deve ser buscado hoje por todo aquele que espera alcançar um posto de liderança?”, para que você fique de olho nas aptidões necessárias aos líderes de sucesso.

Também questionamos “Qual foi a lição mais difícil que teve de aprender nesse tempo à frente dos negócios?”, porque sabemos que chegar ao posto de CEO implica diversas exigências, muitas delas aprendidas com grande esforço.

Ainda com relação às dificuldades, procuramos saber “Como ter equilíbrio entre a vida profissional e pessoal em meio a tantas responsabilidades?”. Os CEOs revelaram então suas visões sobre esse importante aspecto na jornada de todo empreendedor.

Por fim, lançamos o desafio de resumirem ao máximo sua definição de liderança. Ou seja, sobre qual palavra ela se sustentaria.

Confira as lições de liderança a seguir, nas palavras dos próprios CEOs das empresas de Santa Catarina.

Descubra também as startups catarinenses que ajudam você a vender mais.

Emília Chagas: Paixão

Emília Chagas é CEO da Contentools e co-fundadora da Growth Boulevard. (Foto: Divulgação)

Um conselho:

Vá o mais alto que puder na visão, crie um plano e comece hoje mesmo. Comemore as pequenas vitórias! 

Um conhecimento essencial:

Estudar a fundo o mercado em que quer atuar. Entender sobre os problemas atuais, soluções já propostas e qual é o futuro esperado por quem atua nesse mercado. Também é preciso estudar sobre desenvolvimento de negócios, unit economics, análise de pessoas, times de alta performance e inteligência emocional.

“É recomendável investir em uma rede de apoio e dar atenção à saúde mental. Os negócios agradecem!”

Uma lição aprendida:

Empreender é aventurar-se diariamente e a montanha-russa emocional exige preparo. O caminho tem mais “não” do que “sim” e é cheio de testes de resiliência. É recomendável investir em uma rede de apoio e dar atenção à saúde mental. Os negócios agradecem!

Em busca do equilíbrio:

Eu não busco equilíbrio, para mim essa é uma busca que gera frustração, faz a pessoa estar em um lugar querendo estar em outro. Eu prefiro escolher as áreas da vida em que quero me dedicar e estar por inteiro em cada uma delas, com minha família, com meu time, com os clientes e investidores, e também nos momentos em que reservo para mim. Busco sempre estar presente.

Diego Ramos: Responsabilidade

Diego Ramos é diretor geral da Teltec Solutions e diretor da Vertical Conectividade & Cloud da ACATE.. (Foto: Divulgação)

Um conselho:

Reconheça os seus erros o mais breve possível e busque trabalhá-los o quanto antes. 

Um conhecimento essencial:

Humildade. Humildade para entender que você sempre tem algo a aprender, seja com quem for. Humildade para entender que o sucesso traz privilégio e o privilégio traz responsabilidade.

“A jornada é a recompensa, então você precisa curtir e estar de bem com a vida… Disciplina e equilíbrio são fundamentais.”

Uma lição aprendida:

Empreender exige muito de você. Exige disciplina, resiliência, dedicação acima da média, exige escolher bem seus parceiros de negócios, entender sobre os mais diversos temas, como aspectos tributários, trabalhistas, especialmente em um país como o Brasil, que torna tudo isso ainda mais complexo. Geralmente, isso você não aprende na escola nem na universidade.

Em busca do equilíbrio:

Procuro desenvolver cada vez mais a minha disciplina. Empreender não é uma corrida de 100 metros. Possivelmente, você vai empreender pelo resto da sua vida, pois empreendedor de verdade não consegue parar nunca. Costumo dizer que a “jornada é a recompensa”, então você precisa curtir e estar de bem com a vida na maior parte do seu tempo. Para isso, disciplina e equilíbrio são fundamentais.

Sílvia Folster Marafon: Coragem

Sílvia Folster Marafon é executiva, conselheira e ex-CEO da Cianet. (Foto: Divulgação)

Um conselho:

Eu diria para ousar mais, o que hoje, depois que aprendi, faz diferença. Diria ainda para aliviar na execução e ter tempo para a criação.

Um conhecimento essencial:

Sem a menor dúvida, é conhecer, entender e desenvolver gente.

Uma lição aprendida:

A de ser generalista, ter que entender de tudo ao mesmo tempo e com a profundidade necessária para tomar decisões todos os dias.

“Alivie na execução e tenha tempo para a criação.”

Em busca do equilíbrio:

O exercício físico aguça minha criatividade. Também busco estimular o que eu gosto de fazer e não apenas o que tenho de fazer. Além disso, treino minha entrega total. Se o tempo de lazer é pouco, vivo os minutos intensamente.

Aproveite para ler: Uma nova perspectiva para o inovador

André Krummenauer: Cuidar desafiando

André Krummenauer é co-fundador e CEO da Involves. (Foto: Divulgação)

Um conselho:

O seu sonho nunca é grande demais. Tudo é possível, basta você ter disciplina no aprendizado e na execução, e sonhar cada vez mais alto. O que estamos construindo na Involves é fascinante. O caminho até aqui foi duro, mas foi gratificante e é só o começo.

Um conhecimento essencial:

O mais importante para um líder de primeiro nível (coordenadores e supervisores diretamente ligados ao time) é entender que você é, no mínimo, 50% líder de pessoas e, no nos momentos restantes, líder de negócios. A gestão do tempo, então, é fundamental. Metade da sua agenda deve ser dedicada ao time, fora da sua mesa. Para isso, as soft skills são as mais relevantes: ouvir ativamente, ter empatia, ter a sabedoria de orientar a carreira de outra pessoa, comunicação e trabalho em equipe.

“O seu sonho nunca é grande demais. Tudo é possível, basta você ter disciplina no aprendizado e na execução.”

Uma lição aprendida:

Aproveite a jornada. Divirta-se com o caminho. Tenho uma régua de qualidade muito alta que tende a me fazer olhar para o copo meio vazio. A inquietude deve ser um vetor positivo, nunca negativo.

Em busca do equilíbrio:

Existem momentos de pico em que tem sido praticamente impossível garantir o equilíbrio, mas o importante é não jogar a toalha e ter a disciplina de voltar para o equilíbrio quando esses momentos passam. Os empreendedores que fazem isso bem têm uma disciplina importante com atividades físicas e sempre mantêm algum hobby. O meu é a música, seja um violão em casa, seja ir a um estúdio tocar um bom rock pra espairecer.

Paula Lunardelli: Motivação

Paula Lunardelli é diretora executiva da DOM Soluções Residenciais e fundadora e CEO da Prevision. (Foto: Divulgação)

Um conselho:

Tenha certeza de que o propósito move você, porque o esforço será gigante e o prazer do impacto gerado será o seu motor.

Um conhecimento essencial:

Autoconhecimento. Só o bem-estar interno pode gerar o bem-estar nos que estão em volta.

“Só o bem-estar interno pode gerar o bem-estar nos que estão em volta.”

Uma lição aprendida:

Não adianta promover a mudança do outro enquanto você também não muda. O maior esforço está sempre na evolução própria.

Em busca do equilíbrio:

Não deixo de me recarregar em nenhum final de semana, vendo a família, as pessoas queridas e estando perto do mar.

Theo Orosco: Evolução

Theo Orosco é CEO da Exact Sales, diretor de novas tecnologias da ADVB-SC e embaixador ACATE. (Foto: Divulgação)

Um conselho:

Tentar equilibrar a vida pessoal e a profissional, porque se você não estiver bem, a empresa não vai estar bem. É o conselho que eu daria e que tatuei no meu braço para não esquecer.

Um conhecimento essencial:

Temos de lidar com três fatores importantíssimos: processos, pessoas e ferramentas. Portanto, para alcançar a liderança, temos de saber ser liderados. Quando eu falo sobre sabermos ser liderados, é desenvolvermos um skill muito importante, que é o da evolução. O que quero dizer com isso: quando vemos algo errado ou quando imaginamos que está errado, não saímos mudando. Temos de desenhar um processo, propor um teste A/B, fazer o teste, redesenhar o processo e começar do zero. Isso é um skill básico para quem quer liderar.

“Tente equilibrar a vida pessoal e a profissional, porque se você não estiver bem, a empresa não vai estar.”

Uma lição aprendida:

Foi entender que nem todas as pessoas têm a mesma forma de pensar que nós. Então, uma coisa que precisamos aprender é acertar expectativas, entender que as pessoas têm momentos diferentes, visões diferentes. Você tem de acreditar nas pessoas, mas estar preparado para entender que elas não vão se comportar necessariamente como você gostaria que elas se comportassem.

Em busca do equilíbrio:

Tento separar esses dois momentos, como que ao girar uma chave. Acho que o grande problema não é o tempo que você se dedica a cada um dos momentos, profissional ou pessoal, mas sim quando está no pessoal com a mente no profissional e vice-versa. Um segundo ponto é você se entender como uma máquina que precisa se alimentar direito, praticar esportes e ter outros cuidados para funcionar. Isso é importante para cuidar de um lado que deixamos de observar quando a empresa está voando.

Muito mais conteúdo:

Quer saber mais sobre empreendedorismo e, em especial, sobre o mercado de tecnologia em Santa Catarina? Então acompanhe também o Tech SC, com tudo o que interessa sobre o universo tecnológico no Estado, e não perca a leitura do nosso Guia do empreendedor, que traz dicas de parcerias cruciais para empresas da região.


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico