Santa Catarina desponta no turismo nacional e internacional

23/02/2021

Novidades no setor

Santa Catarina desponta no turismo nacional e internacional

Santa Catarina ocupa apenas o vigésimo lugar em território, entre as demais unidades federativas do Brasil. Mas aqui estão alguns dos maiores destaques do turismo nacional, justificando ter recebido o Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo como melhor Estado para viajar em 12 das 18 edições da premiação.

Nestes 95 mil quilômetros quadrados, o turista encontra as mais agradáveis e diversas experiências. Apenas Santa Catarina oferece, ao mesmo tempo, os melhores destinos de praia e de neve do Brasil. Campo, gastronomia, cultura, parques de diversão, negócios e festas também entram no rol de atrações catarinenses.

O Estado tem tudo para despontar na retomada do turismo nacional e internacional, mantendo sua proeminência no Brasil. Confira a seguir alguns dados que fundamentam essa confiança no setor.

A força do turismo em Santa Catarina

Nas temporadas de verão pré-pandemia, a Fundação Getúlio Vargas estimava uma movimentação de cerca de 2,5 milhões de turistas por Santa Catarina. Destes, quase 400 mil eram estrangeiros.

Esse fluxo de turistas gera um impacto positivo de R$ 10,1 bilhões na economia catarinense. Em Santa Catarina, inclusive, o turismo é responsável por 12,5% do PIB, acima dos 8,1% da média nacional.

A força do setor confirma-se mesmo durante a pandemia. Santa Catarina foi o estado que menos sofreu o impacto das restrições necessárias para conter o avanço do novo coronavírus. Além disso, foi o que mais gerou empregos no turismo ao longo de 2020, com 3,35 mil postos criados, como revelam os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Ciente da importância do turismo catarinense, o Governo Estadual tem investido em medidas para gerar mais segurança para o turista no curto prazo, assim como em desenvolver o setor nos próximos anos.

O programa Viaje+Seguro SC, por exemplo, incentiva o turismo responsável ao cadastrar empreendimentos turísticos comprometidos com as normas de proteção dos visitantes. Já são mais de 460 estabelecimentos credenciados, que também recebem o selo Safe Travels, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo.

Outra iniciativa é a criação da “Central de Inteligência do Turismo” para auxiliar na tomada de decisões estratégicas sobre o setor, com base em dados e tecnologia.

Leia também: Turismo em Santa Catarina é tido como seguro por turistas

O turismo em Santa Catarina oferece um mundo de possibilidades. (Foto via Freepik)

Cidades catarinenses entre os destinos mais procurados

A pandemia não diminuiu o apelo das cidades catarinenses.

No relatório Demanda Turística, realizado pelo Ministério do Turismo, diversas cidades do Estado já figuravam entre os principais destinos do Brasil na série histórica, de 2015 a 2019.

Florianópolis é o segundo destino mais visitado para lazer no Brasil, atrás apenas da capital do Rio de Janeiro. As cidades de Bombinhas, Balneário Camboriú e Itapema também ganham destaque para quem busca relaxar.

A capital de Santa Catarina ainda aparece entre os dez maiores destinos de negócios, eventos e convenções no País. Então, em 2020, o site de compra de passagens aéreas Decolar confirmou Floripa como um dos dez destinos mais vendidos do ano.

Enquanto isso, Penha e Urubici aparecem no topo das buscas do Airbnb, entre as 15 cidades mais desejadas no Brasil. Em 2020, de acordo com o portal Booking.com, de reservas em hotelaria, Urubici também foi o segundo destino doméstico no Brasil com maior crescimento de procura em relação a 2019.

Outra informação interessante revelada em uma pesquisa da Booking.com são as tendências de viagem para 2021. Entre os brasileiros que têm intenção de viajar neste ano:

Isso reforça a tendência do turismo doméstico no médio prazo, tanto que o filtro on-line que mais cresceu na hora de buscar uma acomodação pela plataforma foi aceitar animais de estimação, uma vez que o planejamento envolve viagens com a família a destinos mais próximos.

Ainda sobre o interesse pelas cidades catarinenses, uma pesquisa da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) com quase 1.500 pessoas mostra que Santa Catarina é um destino desejado por 90% do público.

Leia também: Turismo e pandemia: o que esperar no curto e médio prazo?

Santa Catarina é a melhor imagem do turismo nacional

Complementando as belezas naturais, a infraestrutura turística do Estado é digna de nota. Inclusive, é a mais bem avaliada pelos turistas internacionais que visitam o Brasil.

De acordo com a Demanda Turística, do Ministério do Turismo, Santa Catarina alcança a avaliação mais alta do País no quesito satisfação do turista de fora. Dos que visitam o Estado, 98,7% recomendariam o Brasil, enquanto a média dos demais estados analisados fica em 93,4%.

Santa Catarina também recebe as melhores avaliações internacionais em outros aspectos importantes da estrutura turística:

Ainda merecem destaque as categorias restaurantes e gastronomia, com nota 8,5, entre as maiores do Brasil.

Assim, com diversidade, qualidade de serviços, resiliência e muitas belezas naturais para oferecer a seus visitantes, Santa Catarina continuará líder no turismo nacional.

Quer saber agora quais são as melhores soluções em comunicação para se conectar com o público catarinense? Veja como a NSC pode ajudar seu negócio.

Para descobrir mais destaques do Estado, confira também nossa página Conheça Santa Catarina.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui