logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Vendas

Dia dos Pais 2022: ainda há tempo de vender mais na data

28/07/2022

O Dia dos Pais de 2022 será comemorado em 14 de agosto e, neste ano, 76% dos brasileiros pretendem festejar a data. O dado é de uma pesquisa da Behup para o setor de Inteligência de Mercado da Globo, que também mostra um grande crescimento na intenção de presentear.

Em 2021, 58% do público no País tinha intenção de dar presentes no Dia dos Pais. Agora em 2022 esse número saltou para 88%, uma alta de 30 pontos percentuais.

A data, inclusive, vem ganhando importância ano a ano no calendário do varejo no Brasil. Pelo menos é o que aponta o Google Trends: a última celebração registrou o maior pico de buscas no Google dos últimos dez anos. 

Considerando ainda a relevância do Dia dos Pais para as vendas no comércio, veja mais dados que revelam a expectativa do consumidor brasileiro para a ocasião. Leia até o final e descubra como aproveitar para vender mais neste período.

Brasileiro deve manter ou aumentar os gastos no Dia dos Pais 2022

O último Dia dos Pais registrou crescimento nas vendas tanto no varejo físico quanto digital.

De acordo com a Serasa Experian, o comércio físico teve alta de 6,2% nas vendas em 2021 frente ao ano anterior. No entanto, esse aumento veio após uma queda de 10,6% em 2020.

Já no varejo on-line, como aponta a Neotrust, os números têm representado um crescimento contínuo das vendas. De 2019 para 2020 o aumento foi de 95,4% no e-commerce, e de 2020 para 2021 cresceu mais 16%, chegando à marca de R$ 6,2 bilhões.

Isso nos leva à expectativa para o movimento no comércio em 2022. Além do maior número de interessados em comprar presentes para a data neste ano, a maioria dos brasileiros deve manter ou até mesmo aumentar o valor gasto nas compras.

Segundo a Behup:

  • 57% dos consumidores vão manter o valor.
  • 27% vão aumentar.
  • 16%, apenas, devem diminuir.

Em valores concretos, estamos falando de um ticket médio de R$ 449, como foi nas vendas do e-commerce no último Dia dos Pais.

Um fato digno de nota nesse aspecto é que os homens gastam mais com presentes de Dia dos Pais: o ticket médio deles atingiu o valor de R$ 532 em 2021. Entretanto, as mulheres são o maior público da ocasião, sendo responsáveis por 51% do faturamento da data no último ano.

Essa diferença entre os gêneros aparece também no perfil dos consumidores que consideram o Dia dos Pais como uma das três datas de maior gasto no ano, conforme indica a Kantar IBOPE Media.

O público mais ligado no Dia dos Pais:

  • É 57% feminino e 43% masculino.
  • Está principalmente nas classes A/B (47%) e C (42%).
  • Tem idade entre 25 e 44 anos (49%).

Ainda vale destacar que 28% dos interessados, ao escolher o presente, vão considerar os produtos que aparecem em comerciais de TV e 20% darão atenção à publicidade de sites e redes sociais.

Leia também: Intervalo comercial: como aumentar as vendas pela TV? 

Três em cada quatro brasileiros devem celebrar o Dia dos Pais 2022. (Foto via Freepik)

Presentes mais procurados para o Dia dos Pais

A pesquisa divulgada pelo setor de Inteligência de Mercado da Globo mostra que duas categorias subiram mais que as outras na intenção de compra deste ano. Refeições especiais e produtos de cuidados pessoais cresceram quatro pontos percentuais na procura em relação a 2021.

O interesse por voltar a se reunir no Dia dos Pais, celebrando o evento com um almoço ou jantar especial, representa o cenário no Brasil após a vacinação contra a Covid-19. Os brasileiros se sentem seguros novamente para comemorar esses momentos juntos.

Já a busca por produtos de cuidados pessoais está em linha com a transformação no mercado de beleza, que passou a abranger melhor a vaidade e a preocupação com a saúde masculina.

Intenção de compra para o Dia dos Pais 2022:

  • Roupas: 38%
  • Perfumes: 23%
  • Calçados: 19%
  • Almoço/jantar: 15%
  • Acessórios: 14%
  • Produtos de cuidados pessoais: 13%
  • Eletrônicos: 9%
  • Bebidas: 9%

Mas não serão apenas os respectivos pais que ganharão presentes. Parceiros, sogros e avôs são outros grupos que fazem parte da comemoração. Então, é importante para o comércio diversificar o mix de produtos nessa data para alcançar os diferentes perfis relacionados a ela.

Leia também: Quer vender mais? Inspire-se com estas 7 marcas na rádio

Ainda dá tempo de anunciar e vender mais

Outra informação interessante sobre o Dia dos Pais em 2022 é que 34% do público deixará para comprar o presente há cerca de 15 dias do evento. Um grupo ainda maior, de 36%, comprará na própria semana da data.

Isso quer dizer que ainda há tempo de anunciar as promoções do seu comércio e atrair o público para aumentar as vendas. Inclusive, baixando a pesquisa completa, você percebe que os veículos da NSC em Santa Catarina têm grande afinidade com o consumidor interessado no Dia dos Pais.

Ou use o Simulador de Campanha para descobrir quais veículos podem se encaixar perfeitamente com sua estratégia de comunicação. Aproveite essa ferramenta gratuita e venda mais!


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico