Como utilizar o WhatsApp para negócios

16/12/2019

Marketing

Como utilizar o WhatsApp para negócios

Que não haja dúvida a respeito da importância do WhatsApp para a comunicação moderna. Só no Brasil, são mais de 120 milhões de usuários ativos nessa rede social. Além disso, superou até o Facebook e tornou-se o aplicativo mais usado no mundo.

Muitas empresas já perceberam o potencial do WhatsApp para negócios. E a sua? Você sabe como usá-lo dessa forma? Descubra a seguir:

Muitas funções para empresas

O WhatsApp para negócios pode ser bastante útil quando bem utilizado. Sem dúvida, ele é uma ferramenta ágil de comunicação e com diversos recursos. Inclusive, podemos destacar as seguintes funções em que o aplicativo tem sido empregado.

Comunicação interna de times

Empresas de pequeno porte e grupos de trabalho podem se beneficiar da agilidade do WhatsApp para a troca de mensagens em vários formatos: texto, áudio, imagens, documentos… Mas é importante salientar que seu uso é mais recomendado para resolver questões pontuais, pois no dia a dia da organização é melhor contar com uma ferramenta de gestão de times mais robusta, como Discord ou Slack.

Comunicação de novidades e promoções

Do mesmo modo que se pode utilizar uma base de contatos de clientes para fazer uma campanha de e-mail marketing, é possível também pensar em divulgações por este formato. Essa é uma boa dica para vender mais quando o movimento estiver em baixa.

Informação e pedido de clientes

É claro, o WhatsApp para negócios deve funcionar como uma via de mão dupla. Os consumidores precisam ter a mesma facilidade para se comunicarem com sua empresa que você tem para enviar suas novidades e promoções a eles.

Como os contatos podem vir a qualquer hora do dia — e nem sempre é possível estar à disposição — vale configurar mensagens automáticas pelo aplicativo WhatsApp Business para informar os seus horários de funcionamento. Essa e outras funções da conta comercial você vê mais adiante.

Serviço de atendimento ao consumidor

Lidar com reclamações de clientes é melhor no privado, fora da vista do público. Portanto, quanto mais fácil for o contato direto com sua empresa, maior é a probabilidade de resolver esse tipo de situação do jeito mais agradável para todos.

Atração de leads

Dentro dos grupos também há outra oportunidade de usar o WhatsApp nas vendas. Quando permitido, pode-se realizar campanhas comerciais ou compartilhar materiais de marketing de conteúdo para públicos afins dentro do aplicativo. Por exemplo, uma empresa que tenha desenvolvido um software no ramo imobiliário pode aproveitar grupos de ofertas de imóveis e de corretores para trazer informações relevantes e atrair visitas para sua solução.

Veja também: 5 redes sociais para sua estratégia além de Facebook e Instagram

(Imagem via Pixabay)

Usando o aplicativo WhatsApp para negócios

A melhor maneira de uma empresa realizar essas funções é por meio do aplicativo WhatsApp Business. Disponível para baixar em Android e iPhone, ele permite criar uma conta comercial dentro do serviço de mensagens. Isso traz ainda mais recursos para seu negócio:

Para começar a usar o WhatsApp Business, basta seguir estes passos:

  1. Baixe o app na Play Store ou App Store;
  2. Verifique o número de telefone da conta;
  3. Transfira o histórico de conversas;
  4. Insira o nome da empresa;
  5. Preencha seu perfil em Mais opções > Configurações > seu nome comercial.

Agora, uma observação importante: caso queira transferir de volta sua conta para a pessoal, as conversas realizadas na conta empresarial não poderão ser migradas nessa operação.

Mantendo a organização

O WhatsApp para negócios funciona melhor em empresas enxutas ou até individuais. Contudo, ao mesmo tempo que ele agiliza a comunicação, pode torná-la mais desorganizada se não for integrada com alguma outra solução.

Quando a empresa cresce ou atua em diversos canais juntos, é preciso ter ferramentas específicas para organizar informações e torná-las mais facilmente acessíveis. Confira então no Guia de Ferramentas de Marketing, Vendas e Gestão mais dicas grátis de recursos para facilitar seu dia a dia.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui