Como divulgar seu negócio em Santa Catarina (com sucesso)

04/12/2018

Marketing

Como divulgar seu negócio em Santa Catarina (com sucesso)

Quando se está à frente de uma empresa, uma entre as muitas tarefas é pensar em como divulgar seu negócio. Qual estratégia escolher? Como fazer o mix de marketing perfeito entre as mídias offline e online? Como levar a marca para mais perto do cliente?

A estratégia de divulgação da empresa precisa se traduzir em uma série de ações complementares, independentemente dos veículos utilizados. O que seu público vê na internet, por exemplo, precisa ter relação clara com o anúncio que ele visualiza em uma revista impressa.

Estratégias de marketing online e offline

Fonte: Hinge Marketing

Quando pensadas em conjunto, como parte de uma estratégia de marketing completa, as técnicas offline e online se apoiam e reforçam os esforços uma da outra.

Essa flexibilidade amplia as possibilidades de divulgação local do seu negócio – dentro do estado de SC – e também em nível nacional se suas operações forem para além das fronteiras regionais.

Então, vamos analisar algumas estratégias de marketing online e offline e como integrá-las à sua estratégia atual de divulgação do negócio.

Leia também: Como a segmentação de mercado traz efetividade para o marketing?

Estratégias para divulgar seu negócio

Táticas de marketing offline

Participar de eventos/palestras

Engajar-se em eventos e palestras locais é uma tremenda oportunidade de divulgar seu negócio e construir relevância para a marca.

Palestrar para um público altamente segmentado e interessado, que já está preparado e pronto para prestar atenção ao que você tem a dizer, torna mais fácil comunicar a proposta de valor da empresa.

As oportunidades de networking desses ambientes possibilitam mostrar expertise em um determinado assunto, construir credibilidade e estabelecer liderança.

Tente começar devagar com associações locais e não tenha medo de dizer sim a oportunidades não pagas. Aproveite as chances e até mesmo as primeiras experiências, elas são investimentos que trazem retorno a longo prazo.

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Publicações impressas

Embora você não tenha os mesmos benefícios do SEO que um link online para seu site pode trazer, as publicações impressas têm um lugar valioso no marketing offline como forma de divulgar o negócio.

Ter posicionamentos relevantes em revistas e periódicos do setor na sua região ajudará a aumentar a visibilidade da marca e a demonstrar a experiência dela.

Procure oportunidades de participar de publicações impressas (jornais ou revistas), seja como fonte em uma matéria, seja assinando uma coluna, propondo uma pauta de interesse público, produzindo um publieditorial, uma publicidade nativa ou um branded content que se relacione com o que seu público alvo têm de interesse.

Muitos veículos impressos também têm uma versão digital de suas publicações. E uma oportunidade acaba levando a outra – o que é excelente para seu plano estratégico de marketing.

No entanto, não procure publicações impressas apenas por causa disso. Assim como com suas publicações online, você precisa ser seletivo. Certifique-se de que os canais escolhidos são relevantes e uma fonte confiável de informações.

Publicidade impressa

Na mesma linha da publicação de um artigo em um veículo impresso, a veiculação de anúncios  é outro método de divulgar um negócio e se colocar na frente de mais clientes em potencial.

Os anúncios impressos são melhor posicionados em publicações altamente segmentadas, onde você pode garantir que sua audiência foco veja o anúncio. Se possível, inclua uma URL ou um código QR na peça para enviar os visitantes a uma landing page, o que ajudará você a ampliar os resultados e acompanhar as campanhas.

Associações e feiras

Considere participar de feiras onde você pode trabalhar em rede com outros líderes da indústria e potenciais compradores. Feiras podem fornecer uma grande oportunidade para colocar as estratégias de marketing na prática.

Além da rede pessoal, você também pode distribuir materiais impressos e talvez até ter a oportunidade de ser um orador de destaque.

Felizmente, não há necessidade de escolher entre estratégias de marketing offline e online. A combinação de ambas as abordagens constrói um círculo de marketing completo, aumentando a visibilidade da empresa e atraindo mais atenção para a marca online.

Para ajudar você nesse processo de divulgar seu negócio, vamos falar a seguir de ações online que todas as pequenas empresas podem fazer.

Leia mais: 5 vantagens de anúncios de rádio para sua estratégia de mídia.

Táticas de marketing online

Mesmo que a empresa seja local, uma prestadora de serviços ou uma loja convencional, promoções online podem ajudá-lo a ganhar vantagem sobre a concorrência.

Estima-se que 81% dos consumidores pesquisam online antes de escolher com qual comerciante local fazer negócios. Quando você entender como uma campanha online bem implementada pode impulsionar as vendas, você prestará mais atenção às promoções nesse meio.

No entanto, nem todas as ações são criadas da mesma maneira.  Existem, contudo, algumas estratégias que você pode usar que provavelmente beneficiarão a empresa.

Configurar uma conta no Google Meu Negócio

O Google não é apenas um mecanismo de pesquisa, mas também um diretório de pequenos negócios. Tire proveito dessa ferramenta. A configuração de uma conta do Google Meu Negócio oferece três grandes benefícios para empresas que dependem de negócios locais:

  1. Sua empresa local está listada nos mapas do Google e na pesquisa.
  2. É bom para a otimização de mecanismos de busca, para que o negócio seja encontrado mais facilmente pelas pessoas que estão procurando produtos ou serviços que você oferece.
  3. É bom quando seus clientes começam a adicionar avaliações da empresa, que  ajudam o Google a exibir o negócio em seu “pacote de três itens”, que oferece publicidade gratuita.

Sua listagem no Meu Negócio é a linha de base de todas as outras citações e listagens online, e é importante que todas correspondam às informações do Google, especialmente quando se trata de três informações primárias, conhecidas como NAP (Name, Address, Phone Number, em português: Nome, Endereço, Telefone).

Auditar seus NAPs online

Como falamos no tópico anterior, NAP significa Nome, Endereço e Número de telefone, em português, também conhecido como citações.

Dos seis maiores “Fatores Fundamentais de Rankeamento” da Moz (para determinar o posicionamento nos mecanismos de busca), três estão relacionados à quantidade, qualidade e consistência do NAP.

Se você listou sua empresa no Google Meu Negócio, verifique se os detalhes são os mesmos para todas as suas listagens online. Principalmente no site e em outros diretórios de listagem de endereços.

Se algum dos detalhes em outro lugar não for o mesmo listado no Google Meu Negócio, talvez você não seja “recompensado” pelos mecanismos de pesquisa e também possa prejudicar sua classificação de busca.

Explore as mídias sociais

Em 2017, 61% dos brasileiros entrevistados pelo Statista apontaram o Facebook como a principal rede social usada. Depois vem o Youtube (38%) e o Instagram (24%) em terceiro.

 

Fonte: Statista

Se você deseja alcançar clientes em potencial nas mídias sociais, é preciso dedicar um tempo para pensar na estratégia de marketing de conteúdo e atualizar as redes mais relevantes para seu negócio.

Compartilhe os posts e tweets de outras empresas locais parceiras, ofereça dicas interessantes e conecte-se com os clientes para ajudar a espalhar seu conteúdo. Ofereça-lhes algo de valor.

 

Criar e enviar newsletters pertinentes

Outra maneira de alcançar pessoas online é fazer uma parceria com outros proprietários de empresas na região em que você está e que enviem newsletters. Alternem anúncios e recomendem os serviços uns dos outros. Isso permite que você expanda seu alcance geral.  A chave é encontrar um negócio que complementa o seu. Se você vende doces, por exemplo, pode se juntar a um restaurante local ou loja de brinquedos.

Mas você também pode ter a própria base de contatos e enviar informações relevantes para divulgar o negócio. Para isso, comece a construir uma lista de e-mails desde o primeiro dia de atividade. Muitas pequenas empresas não estão cientes da importância do e-mail marketing e não aproveitam o site ou o blog para criar uma lista de contatos. Ter um simples formulário de inscrição no site pode gerar ótimos resultados e deve ser feito desde o início.

A integração do marketing em diversas plataformas é um dos movimentos mais inteligentes que você pode realizar para se comunicar com a audiência de forma efetiva. É uma forma de aumentar o alcance e diversificar as táticas promocionais.

 

Conheça outros canais de divulgação para o seu negócio e descubra alternativas estratégicas para o marketing da sua empresa.

 

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