A revolução da inteligência artificial na publicidade

31/03/2022

Inovação

A revolução da inteligência artificial na publicidade

O uso da inteligência virtual (IA) é uma das maiores tendências no mundo dos negócios. A programação de máquinas para reproduzir processos intelectuais humanos, tornando-os mais ágeis e eficientes, tem sido vista nos mais diferentes contextos. Isso porque a tecnologia oferece a possibilidade de crescimento e melhores resultados para as empresas que a utilizam.

Na publicidade também temos usos bastante animadores da inteligência artificial. Em 2018, por exemplo, a montadora Lexus lançou o primeiro comercial de TV com roteiro escrito por uma IA, o IBM Watson. A tecnologia, portanto, pode até complementar ou substituir o trabalho criativo humano.

Se você faz anúncios em redes sociais ou em mídia programática, já utiliza a inteligência virtual na publicidade. Mesmo que não tenha qualquer conhecimento sobre programação, as ferramentas para anunciar dependem de sistemas que possam aprender sozinhos como otimizar a entrega de tais anúncios. Na busca por otimização, cada vez mais tarefas devem seguir por esse caminho.

Conheça alguns empregos dessa tecnologia na comunicação das marcas!

Exemplos de inteligência artificial na publicidade

Análise

Quanto maior o porte de uma empresa, torna-se mais difícil para indivíduos humanos acompanharem o volume de dados que ela gera. Aí entra a inteligência artificial, expandindo o potencial de análise além da capacidade humana.

Isso vale tanto para os dados que já foram gerados quanto para análises preditivas sobre as chances de sucesso de uma campanha. O Facebook IQ destaca, por exemplo, a marca de cuidados com a pele Angela Caglia, que foi capaz de analisar 22 semanas de dados referentes a anúncios no Facebook para entender o que se conectava melhor com o público-alvo. A partir desse conhecimento, a IA também pode prever quais anúncios terão esse tipo de conexão no futuro.

Teste

Hoje, há uma margem de tolerância cada vez menor no marketing para investimentos sem qualquer estimativa de retorno. Essa é outra função da inteligência artificial na publicidade, já que ela pode processar cenários com imensa rapidez, evitando que recursos sejam alocados por muito tempo em ações ineficientes.

Por meio da IA Albert, a RedBalloon foi capaz de analisar 6.500 variações de um anúncio no Google em apenas um dia. Com o aprendizado sobre o desempenho desses anúncios, a empresa chegou a ter um retorno de investimento na casa dos 3.000%.

Gerenciamento

A inteligência artificial Albert é capaz de realizar mais de 200 tarefas entre SEM (marketing para buscas), redes sociais e mídia programática. Isso inclui a definição de palavras-chave, audiências, planejamento de mídia e até distribuição do orçamento. A marca define os objetivos e a IA aprende sozinha como alcançá-los.

Para uma multinacional de alimentos, o experimento com o Albert começou com a geração de 30 conjuntos de anúncios pelo próprio sistema inteligente. Com o tempo, pausou o investimento nos 15 conjuntos com menor desempenho e continuou otimizando os demais. Ao todo, foram testadas 11.340 variações, reduzindo o custo de aquisição por lead em 72% e gerando insights valiosos sobre o comportamento do consumidor.

Leia também: Como usar inteligência artificial para otimizar a tomada de decisão

Exemplo de anúncio criado por inteligência artificial. (Via Meta for Business)

Criação de anúncios

A automação de marketing chegou à produção de conteúdos e criação de anúncios.

Um dos maiores desafios das redes sociais para as marcas é a necessidade de estar constantemente produzindo novas postagens. Especialmente para aquelas que têm equipes pequenas, essa atualização pode tomar a maior parte do tempo. No entanto, com a ajuda da inteligência artificial, isso pode ser automatizado.

Ferramentas como Phrasee e Persado já são capazes de sugerir textos e aprender o que funciona melhor com cada público-alvo. Outras IAs também criam imagens estáticas e vídeos com base em elementos pré-carregados, produzindo variações que parecem novas para o público.

Mas não pense que esses textos são completamente robóticos e desprovidos de criatividade. Para a marca de pet food australiana Lyka, por exemplo, a sugestão da IA de inserir a frase “Você deveria provar” nos anúncios foi um sucesso e abriu um novo campo criativo para a marca. A opção, por mais estranha que soe a princípio, foi baseada em palavras-chave importantes para a marca como “ingredientes” e “saúde”.

Personalização

Além das redes sociais, ferramentas de criação e otimização de textos podem ser utilizadas em diferentes canais, como marketing conversacional e e-mail marketing.

No caso do eBay, com mais de 101 milhões de inscritos em suas listas de e-mail — nos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido —, somente com a tecnologia é possível personalizar campanhas nessa escala. Então, usando a Phrasee para gerar textos mais alinhados com o perfil de cada consumidor, a gigante do e-commerce conseguiu um aumento de 16% na abertura de e-mails.

Mas personalização aqui se refere a muito mais do que incluir o nome da pessoa no assunto do e-mail. É usar as palavras e apelos certos para despertar o interesse de cada indivíduo.

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