logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Marketing

Automação de marketing: por que ainda é um desafio?

18/01/2022

Você considera que o marketing da sua empresa toma muito tempo e perde recursos essenciais em ações pouco eficientes? Então saiba que a tecnologia pode mudar esse cenário por meio da automação de marketing.

Entre os profissionais que já usam ferramentas do tipo, as vantagens da automação apontam para o aumento da produtividade, maior número de leads qualificados e crescimento do retorno e das vendas. No entanto, mesmo diante desses benefícios, a adoção dessa tecnologia está longe de ser amplamente difundida no mercado.

No caso das próprias agências digitais, por exemplo, apenas 34,3% delas adotam uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente (CRM). A informação é do Panorama das Agências Digitais 2022, estudo realizado por mLabs, RD Station e Rock Content com 1.260 profissionais da área por todo o Brasil.

Entenda melhor a importância da automação do marketing e por que ela ainda é um desafio de implementação.

O que é automação de marketing e quais são as ferramentas?

A automação de marketing refere-se ao uso de ferramentas, como softwares ou serviços on-line, para realizar automaticamente tarefas repetitivas em campanhas de marketing multicanal. Seu objetivo é otimizar processos, tanto pela redução de tempo gasto em atividades manuais quanto pelo aumento de desempenho do negócio.

A ferramenta mais popular de automação de marketing são os gerenciadores de e-mail marketing. De acordo com a pesquisa B2B Content Marketing 2020, 85% das empresas utilizavam uma solução do gênero, como Mailchimp e Sendinblue. Tais soluções permitem estabelecer fluxos de e-mail automáticos conforme o tipo de ação do usuário, criando trilhas de comunicação customizadas para cada perfil.

Outra ferramenta bastante utilizada é o chatbot, pelo qual é possível configurar mensagens automáticas em sites, lojas virtuais, blogs, WhatsApp etc. Segundo uma pesquisa da Infobip, 25% dos internautas brasileiros já utilizaram essa funcionalidade para tirar suas dúvidas nos canais das marcas. Em 2022, é estimado que o uso de chatbots economize mais de 8 bilhões de dólares aos negócios pelo mundo, aponta a Juniper Research.

Em plataformas de gerenciamento de redes sociais e de gestão de conteúdo você ainda pode programar publicações e distribuí-las em diferentes canais. E há opções bem específicas, como o plugin Republish para WordPress, que resgata artigos passados do blog para publicá-los novamente e automaticamente nas redes sociais.

Também temos os softwares de automação de marketing propriamente ditos. Ferramentas como RD Station Marketing, ActiveCampaign e HubSpot Marketing Hub possibilitam a criação de landing pages para conversão de leads, testes A/B, fluxos de nutrição por e-mail, sistemas de pontuação dos leads qualificados e notificação dos vendedores para a abordagem comercial quando um lead está pronto para comprar.

Por fim, essas ferramentas de marketing podem ser integradas em um CRM, ou customer relationship management. O SalesForce CRM, HubSpot CRM e RD Station CRM, entre outras opções, captam dados de inúmeras fontes, transformam-nos em informações de fácil visualização e orientam o time de vendas para a empresa alcançar os melhores resultados.

Olhando para o futuro, a inteligência artificial deve fazer cada vez mais parte da automação de marketing, inclusive nas etapas de estratégia e produção de campanhas. Artes e textos já são criados por softwares, que testam automaticamente as melhores versões e otimizam a comunicação da marca em tempo real.

Leia também: E-mail marketing: você conhece as más e boas práticas?

Algumas ferramentas trazem dezenas de funcionalidades para otimizar o marketing. (Foto via Freepik).

Benefícios da automação para sua empresa

Dados publicados pela Oracle mostram que a automação de marketing é capaz de aumentar a quantidade de leads gerados para 80% daqueles que usam essa tecnologia. Quase o mesmo número de profissionais (77%) relatam que tiveram aumento nas conversões. Mais ainda, o crescimento de leads qualificados chega a 451%.

Outros benefícios bastante mencionados são a possibilidade de personalizar o marketing, a economia de tempo e o aumento da eficiência e do retorno do marketing.

Além disso, a equipe de vendas também sai ganhando: há um aumento de 14,5% na produtividade do setor. Os vendedores perdem menos tempo acompanhando leads, que chegam mais qualificados para a abordagem e mais prontos para comprar.

No dia a dia, a automação de marketing tira a sobrecarga de tarefas repetitivas da sua equipe. Desse modo, seus colaboradores podem dedicar-se mais à estratégia, à produção e ao contato direto com consumidores, o que de fato impacta o desempenho do negócio.

Para completar, a automação de marketing é útil tanto para empresas B2B quanto B2C com operação digital.

Leia também: 3 dicas de marketing para reduzir o ciclo de vendas

Por que o uso de tecnologia no marketing ainda é um desafio?

Vimos que há diversas opções de automação de marketing e que elas trazem muitas vantagens para o negócio. Então, por que tantas empresas ainda não usam essas soluções?

Como comentamos, somente 34,3% das agências digitais no Brasil utilizam um CRM, por exemplo. Nos Estados Unidos e Canadá, esse número chega a 65%, segundo a pesquisa B2B Content Marketing 2020.

Para automatizar o marketing são necessários dois componentes: orçamento e conhecimento. Embora haja algumas opções gratuitas, elas são limitadas e não atendem a todos os portes de empresas. Por isso, deve-se investir na comunicação da marca na compra de algumas dessas ferramentas.

É possível otimizar seu investimento buscando as soluções que ofereçam melhor suporte em caso de dúvidas, mais funcionalidades em uma só ferramenta e mais integrações com outros serviços que sua empresa utilize ou possa utilizar no futuro.

Em relação ao conhecimento, uma pesquisa do Google indica que 86% das agências no Brasil não se consideram eficientes em usar a tecnologia para automatizar o marketing. Curiosamente, muitas dessas ferramentas são bastante visuais e fáceis de usar, o que talvez falte é uma maior persistência de uso e uma cultura organizacional que coloque a tecnologia no centro do negócio. Se preciso, também é válido investir em treinamento para a equipe.

Com paciência e prática, 76% das empresas veem o retorno do investimento dentro do primeiro ano de uso da automação de marketing.

Quer se aprofundar no assunto? Baixe o e-book Marketing Digital para Pequenas Empresas e veja um passo a passo para empreendedores.


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico