Turismo aquecido movimenta economia do litoral catarinense

15/12/2021

Novidade do setor

Turismo aquecido movimenta economia do litoral catarinense

O litoral catarinense é uma região de rara beleza que oferece aos seus visitantes uma experiência inesquecível em lazer, gastronomia, conforto e segurança. Não à toa, o Estado recebia cerca de 2,5 milhões de visitantes na alta temporada antes da pandemia, de acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Agora o turismo de Santa Catarina busca recuperar as perdas registradas na crise sanitária. Segundo uma projeção da Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor deve ter um aumento no volume de vendas de 21,9% em 2021, na comparação com o ano anterior. Enquanto isso, a Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav) aponta que a demanda por viagens deu um salto nos últimos três meses de 2021.

A perspectiva é ótima para a economia de Santa Catarina, que tem no turismo um de seus pilares. Veja outros dados sobre o setor adiante.

Expectativa de alta ocupação hoteleira na alta temporada

A previsão da rede hoteleira em Santa Catarina é bastante positiva para a temporada de verão 2021/2022. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) estima, por exemplo, que a taxa de ocupação em hotéis, pousadas e afins chegue a 95% nesse período. Ou seja, o desempenho deve estar no nível pré-pandemia.

A expectativa é especialmente favorável se considerarmos que, na temporada 2020/2021, a taxa de ocupação de leitos na rede hoteleira de Santa Catarina esteve em 52,6%. Esse resultado foi registrado pela Fecomércio SC, analisando cinco destinos no litoral catarinense: Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba, Laguna e São Francisco do Sul.

Confirmando esse bom momento, Balneário Camboriú já registrou em setembro de 2021 a maior taxa de ocupação de hotéis em cinco anos. O crescimento foi de 135% em relação a 2020, como aponta o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau.

Entretanto, os reflexos dessa movimentação propagam-se muito além do próprio setor turístico. O comércio é outra área econômica que sai ganhando com o turismo em Santa Catarina: a CNC estima a abertura de 6,1 mil vagas temporárias no varejo do Estado, visando ao aumento da demanda.

Leia também: Empresas abrem vagas temporárias para a alta temporada

Cresce a procura pelo litoral catarinense na alta temporada. (Foto via Freepik).

Litoral catarinense entre os destinos mais procurados do verão

Com o aumento da cobertura vacinal contra a Covid-19, é natural que os turistas voltem a procurar seus destinos mais desejados para as férias de verão. Nesse sentido, o litoral catarinense desponta na busca do público.

Um levantamento do portal de reservas Booking.com, por exemplo, coloca duas cidades do Estado entre as mais procuradas para hospedagem entre 23 de dezembro de 2021 e 6 de janeiro de 2022. Florianópolis aparece em terceiro lugar, enquanto Balneário Camboriú surge em quinto. Ainda completam as cinco primeiras posições: Ubatuba (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Guarujá (SP).

Por estados, Santa Catarina é o segundo destino mais procurado para a virada do ano, atrás apenas de São Paulo.

Também para o Réveillon, o metabuscador de viagens KAYAK destaca Florianópolis como o sétimo destino mais procurado entre os voos domésticos. Já no ranking da Decolar, a capital catarinense aparece novamente na terceira posição.

Nesse contexto, a pandemia deixa de ser o principal obstáculo para o turismo. Como revela uma pesquisa da Fecomércio SC, enquanto 16,2% dos residentes no Estado relatam que não viajarão neste período por conta da situação sanitária, 42,3% ressaltam a questão financeira como motivo para não viajar.

Leia também: Raio X do Catarinense analisa a intenção de compra em SC

Residentes pretendem fazer turismo dentro de Santa Catarina

A mesma pesquisa da Fecomércio SC mostra que 58,3% dos catarinenses têm interesse de viajar nas próximas férias.

Desse grupo, 43% pretendem viajar até o final de 2021. Outros 22,2% devem fazer turismo na temporada de verão 2022 e 13,1% só a partir de abril de 2022. Os demais têm planos posteriores ou ainda não definiram uma data.

A pesquisa também informa que nove em cada dez turistas catarinenses (91,9%) buscarão destinos no próprio País. Desses, 38,4% ficarão dentro de Santa Catarina, com preferência pelo litoral (29,5%).

O Nordeste do Brasil é outro destino popular nos planos dos moradores do Estado, figurando em 15,6% dos roteiros de viagem.

Na análise regional, o litoral catarinense é especialmente procurado pelos turistas vindos da região serrana (56,6%) e do Norte do Estado (48%).

Então, nesta alta temporada é possível esperar um grande movimento não só nas praias de Santa Catarina, como em toda a economia das cidades litorâneas no Estado.

Baixe agora a pesquisa Verão 2021/2022, do Setor de Inteligência de Mercado da Globo, e veja mais dados sobre os planos do consumidor para as férias.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui