SXSW Insights: Placar ético

19/03/2021

Comunicação

SXSW Insights: Placar ético

Os valores culturais estão mudando e, com eles, a expectativa dos consumidores com relação às marcas. O relacionamento estritamente comercial dá lugar a uma busca por identificação mais profunda, baseada em como as empresas se posicionam diante dos problemas do nosso tempo.

Como era de se esperar após um 2020 marcado pelo enfrentamento à pandemia, pelo racismo em pauta e por questões políticas acirradas, o South by Southwest 2021 trouxe essa temática na forma da tendência do placar ético, ou brand scoring.

Veja a seguir duas ações que acompanham essa transformação.

Inscreva-se para o NSC Talks especial do SXSW 2021

O placar ético das marcas socialmente responsáveis

Em outubro de 2020, a Disney começou a colocar um aviso antes de seus filmes mais antigos no serviço de streaming Disney +. Em clássicos como Mogli e Dumbo, passou a ser alertado que eles incluem representações negativas e/ou maus-tratos.

Foto divulgação.

Respondendo a essa motivação ética crescente entre os consumidores, plataformas de scoring ou avaliação corporativa estão surgindo em todo o mundo. Uma das mais conhecidas é a “Did They Help?” (Ajudaram?), para registro de boas e más ações de empresas e figuras públicas, criando um grande ranking aberto sobre temas como Covid-19, Vidas Negras Importam e debates LGBTQIA+.

Isso traz novamente à tona a discussão sobre os cuidados com a mídia programática, que pode ser uma armadilha em potencial para as marcas se atrelarem a conteúdos que não estejam alinhados aos seus valores. Então, em vez de reagir, as marcas devem ser proativas com relação aos aspectos de ética e transparência do negócio.

Cadastre-se para acompanhar todas as novidades da cobertura do SXSW 2021.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui