Onde buscar capacitação empreendedora em Santa Catarina?

16/01/2020

Marketing

Onde buscar capacitação empreendedora em Santa Catarina?

O sucesso empresarial não possui uma fórmula exata, mas, com certeza, tem ingredientes indispensáveis. Um deles é a busca por capacitação empreendedora, marca característica dos negócios que sobrevivem no mercado.

Se está nos seus planos aperfeiçoar a gestão da empresa, saiba que é mais fácil e há mais opções do que imagina para se capacitar em Santa Catarina. Confira a seguir algumas dicas de cursos de curta duração para conquistar seus objetivos.

Característica dos empreendedores de sucesso

Nem só de persistência e boa vontade é feito o caminho da prosperidade. A procura por constante aperfeiçoamento é um dos maiores diferenciais dos gestores bem-sucedidos.

Um estudo sobre a Sobrevivência das Empresas no Brasil, do Sebrae, faz essa comparação e mostra que capacitação, atualização e realização de cursos pelas lideranças são características dos negócios que se mantêm em pé. Traduzindo em números, 69% das empresas que buscam treinamentos, capacitações e mentorias resistem aos cinco primeiros anos. Enquanto isso, a média brasileira é de 37,8% de sobrevivência no mesmo período.

No mercado há diversas opções de cursos que contribuem com a manutenção e o crescimento do negócio. Mas sabemos como a rotina é corrida e pode não haver muito tempo disponível. Por isso, vamos mostrar algumas ótimas oportunidades de cursos de curta e média duração para encaixar na sua agenda, muitas delas gratuitas.

Além disso, traremos várias dicas de aprendizados presenciais para fortalecer o networking e a formação de parcerias empresariais.

Leia também: Guia do empreendedor: parcerias cruciais para ter em SC

Instituições de capacitação empreendedora no Estado

Sebrae/SC

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas tem conteúdos para diferentes interesses, funções e momentos do negócio. E o melhor: são muitos cursos de graça para empreendedores.

Por meio de trilhas de aprendizagem, é possível percorrer uma gama de tópicos que abrangem um mesmo aspecto da gestão, ou escolher cursos mais completos que desenvolvem diversos talentos juntos, como o Empretec e o Gestão de Indicadores e Resultados. Há também capacitações virtuais de apenas uma hora, perfeitas para encaixar na rotina.

Confira alguns cursos do Sebrae/SC:

SESI/SENAI

No Sistema S, o conjunto do Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial também permite que empreendedores desenvolvam novas competências.

Assim como no Sebrae, a disponibilidade dos cursos presenciais deve ser consultada nas sedes locais do serviço.

Confira alguns cursos do SESI/SENAI em SC:

Em apenas uma hora é possível capacitar-se pela internet. (Foto via Freepik)

ESPM

A Escola Superior de Propaganda e Marketing inaugurou recentemente a sede na capital do Estado e oferece cursos presenciais rápidos de empreendedorismo, com foco moderno e digital. 

As aulas são ministradas por gestores que atuam nas respectivas áreas da capacitação, o que torna a abordagem mais prática dos ensinamentos.

Confira alguns cursos da ESPM em Florianópolis:

Leia também: 10 lições de marketing para ter sucesso em 2020

Instituições de ensino superior

Por toda Santa Catarina, muitas instituições de ensino superior também disponibilizam cursos de curta duração para empreendedores. Univali, Unisul, IFSC e tantas outras instituições, além dos cursos de graduação e pós, trazem esses conteúdos mais práticos e pontuais para a capacitação empreendedora.

Confira alguns cursos das instituições de ensino superior no Estado:

Associações empresariais

As diversas regiões do Estado são representadas empresarialmente por suas respectivas entidades. Na Grande Florianópolis, há a ACIF; em Joinville, a ACIJ; em Blumenau, a ACIB; e assim por diante. Cada uma delas tem uma agenda própria de cursos, treinamentos e seminários, com descontos e até gratuidades para os associados.

Confira a associação empresarial da sua região para participar desses eventos.

On-line

Ainda é possível fazer sua capacitação empreendedora por vários canais digitais. Você tem à disposição desde entidades que são referências nacionais, como a Fundação Getulio Vargas e a Fundação Dom Cabral, internacionais, por meio do Coursera (em inglês), e até instrutores independentes, como em Udemy e Skillshare (em inglês).

Outra forma de aprender no dia a dia é acompanhar blogs que trazem conteúdos essenciais para o desenvolvimento de diferentes áreas de uma empresa, como fazemos no Negócios SC. Aqui você aprende conceitos, dicas e exemplos práticos para conquistar o sucesso no seu negócio. Então não perca nenhuma novidade e assine nossa newsletter!

* Todos os valores são referentes ao período de publicação do artigo e podem sofrer alterações a qualquer momento por parte das instituições.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui