Loja virtual ou marketplace: como escolher o melhor?

14/08/2019

Marketing

Loja virtual ou marketplace: como escolher o melhor?

Quer começar a vender na internet seu produto ou serviço? Ou quem sabe descobrir uma forma de aumentar suas vendas on-line? Então deve estar considerando qual é o melhor canal de e-commerce para seu negócio: loja virtual ou marketplace.

Neste artigo vamos ajudar a fazer essa escolha, com prós e contras de cada opção e mais algumas dicas de divulgação. Vamos lá?

Um mercado em crescimento

Primeiramente, você tem toda razão em investir no comércio virtual. Essa é uma ótima oportunidade para sua empresa, uma vez que o e-commerce deve crescer mais 16% no Brasil em 2019, chegando à marca de R$ 79,9 bilhões no ano, segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Micro e pequenas empresas devem representar 29% do faturamento total na internet.

Nesse contexto, os principais canais de venda on-line são:

Apesar do crescimento das vendas nas redes sociais e da possibilidade de vender diretamente por e-mail, as lojas virtuais próprias e marketplaces ainda são as formas mais populares de compra on-line.

É claro, cada uma tem vantagens e desvantagens para colocar na balança ao fazer sua estratégia de negócios. E é justamente isso que veremos a seguir para auxiliar na sua decisão.

Leia também: Como vender pela internet: dicas essenciais

Qual é a melhor estratégia de venda on-line para seu negócio? (Foto de ruxipen via Pexels.)

Loja virtual própria

Pense na loja virtual própria como um PDV físico na rua. É o seu espaço para fazer o que quiser com ele, em comunicação, decoração, promoções etc. E mais importante: não existem comissões sobre suas vendas.

Em compensação, você precisa cuidar de tudo para esse PDV funcionar bem. Infraestrutura, segurança, atendimento, limpeza… São inúmeras atividades paralelas para poder vender.

Essa é a loja virtual, um espaço on-line que é seu. Ela é construída sobre plataformas de e-commerce como Magento, WooCommerce e Shopify, podendo ser acessada por meio de sites, aplicativos móveis e aplicativos progressivos para a web (WPA).

Existem duas dificuldades principais ao escolher esta opção. A primeira é montar a estrutura para venda on-line, que exige recursos e profissionais capacitados. A segunda é de comunicação: você precisará educar e convencer o público a usar seu comércio próprio.

Vantagens da loja virtual:

Desvantagens da loja virtual:

Exemplos de lojas virtuais:

Colcci, Koerich, Samsung, Companhia das Letras, entre tantas outras.

Leia também: Estratégias para atrair clientes no varejo físico e on-line

Loja virtual da Colcci, marca catarinense de moda. (Fonte)

Marketplace

Se a loja virtual é como um PDV na rua, o marketplace é um shopping center. No primeiro caso, as pessoas vão atrás dos produtos ou serviços específicos que sua marca oferece. No segundo, elas procuram por categorias mais genéricas entre diversas lojas.

Por exemplo, quando alguém procura por uma calça, sem saber exatamente qual, é mais fácil comparar modelos e preços em um shopping, onde vários estabelecimentos com produtos similares estão agrupados.

Esse é o marketplace, um aglomerado de lojas on-line vendendo sob o mesmo teto. Geralmente são portais com um enorme volume de acessos e buscas. Só o Grupo B2W, responsável pelos marketplaces Americanas.com, Submarino e Shoptime, recebe 60 milhões de buscas por mês. Além disso, toda a estrutura já vem pronta para vender.

Isso coloca os vendedores em alta exposição. Por outro lado, a grande concorrência e a falta de maior personalização dentro das plataformas dificultam o fortalecimento da marca.

Vantagens do marketplace:

Desvantagens do marketplace:

Exemplos de marketplaces:

Página da Colcci dentro do marketplace da Dafiti. (Fonte)

Como escolher o melhor canal de venda on-line

Até aqui você percebeu que ter um e-commerce próprio ou participar de um canal agregado para vendas tem suas vantagens e desvantagens. Então, qual é o melhor caminho para seu negócio?

O veredito: investir em ambos os canais de comercialização.

Unindo as duas estratégias sua empresa tem o melhor de dois mundos. De um lado, fortalece a marca e tem margens de lucro maiores. De outro, tem uma forma mais acessível de vender e com maior possibilidade de descoberta pelo público.

A grande questão é: sua empresa quer começar a gerar vendas com baixo investimento inicial? Em caso positivo, a melhor estratégia é encaminhar primeiro o marketplace, que permite retorno mais rápido e fluxo de caixa para investir também na loja virtual própria.

Se o seu negócio já tem uma loja própria, pode incluir a presença em um marketplace para atrair mais clientes. O segredo é escolher bem a plataforma, de acordo com a categoria do produto ou serviço oferecido.

Leia também: Varejo físico e e-commerce: colocando duas esferas para conversar

Como divulgar seu e-commerce

A partir dessa estratégia de vendas on-line, uma forma de encarar sua comunicação é compensando as desvantagens do canal de vendas digital.

Para empresas com lojas virtuais próprias, sua divulgação deve ser abrangente para atrair um público maior, valorizando também seus diferenciais. Nesse sentido, os meios de comunicação de massa, como TV, jornal, rádio e grandes portais digitais podem levar sua mensagem a um grande número de pessoas, passando credibilidade e confiança para a compra.

Já para empresas presentes em marketplaces, a aposta deve ser em fortalecimento de marca e crescimento dos canais próprios de comunicação, como redes sociais. Isso contribuirá para um maior reconhecimento da marca dentro do agregador e fidelizará clientes. Para isso, o marketing de experiência, o marketing de influência e as mídias essenciais são seus maiores aliados.

Para ambas as situações a NSC tem formas de ajudar seu negócio on-line a crescer. Você pode simular gratuitamente sua divulgação, de acordo com sua necessidade, objetivo e orçamento, no Simulador inteligente de campanhas.

Bastas acessar a página do Simulador e selecionar o objetivo de acordo com seu caso:

Clique aqui e faça uma simulação gratuita!

Qual é a melhor forma para sua empresa vender on-line: em uma loja virtual própria ou marketplace? Descubra as vantagens e desvantagens de cada canal

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui