Dia do Rádio: os números e as possibilidades para anunciar neste meio

25/09/2019

Marketing

Dia do Rádio: os números e as possibilidades para anunciar neste meio

A rádio entrou na vida dos brasileiros em 1922, quando foi realizada a primeira transmissão radiofônica no país, em comemoração ao centenário da Independência. Quase 100 anos já se passaram e, de lá para cá, a rádio se consolidou como um dos meios de comunicação mais presentes no cotidiano dos brasileiros.

Para os anunciantes, ela é uma das mídias essenciais que devem constar no planejamento de marketing. Com custo de produção e veiculação mais baixo, possibilita campanhas massivas com investimento inferior e que, ainda assim, atingem em cheio o público-alvo.

Em comemoração ao Dia da Rádio, trouxemos hoje alguns dados importantes (e surpreendentes!) sobre o consumo de rádio no Brasil. Além disso, apresentamos algumas inspirações de campanhas que provam que dá para ser muito criativo e marcante em apenas 30 segundos.

Os expressivos dados sobre a rádio no Brasil

Em 2018, a Kantar IBOPE Media divulgou os resultados da pesquisa sobre o consumo de rádio no país e constatou que 86% da população das regiões metropolitanas aferidas ouve rádio.

O número é expressivo, mas um outro dado também chama a atenção: o tempo médio de consumo. Hoje, os brasileiros ouvem rádio por, em média, 4h40, sendo que 3 em cada 5 escutam todos os dias.

Os dispositivos utilizados para ouvir rádio

De onde os ouvintes acompanham a programação

A rádio na web

Esses são apenas alguns dos dados obtidos pela pesquisa. Se você quiser ter um panorama local, o Mídia Kit Rádios da NSC traz dados sobre audiência e mais detalhes sobre as 8 emissoras que falam diretamente com os catarinenses. Para baixar, basta clicar aqui.

Muito além dos 30 segundos: 3 spots memoráveis

Ainda segundo a pesquisa da Kantar IBOPE Media, durante o período da aferição, as emissoras analisadas somaram mais de 1 milhão de horas de publicidade na rádio, resultado de mais de 3 milhões de reais investidos em inserções.

Se destacar em apenas alguns segundos e entre tantos outros anunciantes, pode ser difícil, mas esses spots que trouxemos mostram que a criatividade é capaz de fazer toda a diferença na hora de anunciar na rádio. Confira!

“Filho”, Panamericana Escola de Arte e Design

Com o mote “Até onde vai sua criatividade”, a agência AlmapBBDO criou um spot onde uma simples pergunta dá margem à várias respostas. Dê o play!

 

“Hino”, Forbes

A revista Forbes criou jingles com “hinos” para grandes executivos. Neste abaixo, a criação da agência Ogilvy Brasil para o “país Mark Zuckerberg”. 

“Drunk Driver”, Safe Kids Worldwide

Esta criação da agência Talent prova que um bom roteiro, aliado ao tom de voz ideal, é capaz de prender a atenção do ouvinte por mais que apenas 30 segundos. O spot, criado para a ONG Safe Kids Worldwide, foi o vencedor do Leão em Cannes, categoria Rádio, em 2013.

Case NSC: Bayer Bier

Se a sua marca quer falar com os catarinenses, precisa estar onde eles possam ouvi-lo. A Cervejaria Bayer Bier investiu em uma campanha de rádio (com veiculações na CBN Diário e Atlântida) para a divulgação do Festival Bayer Bier. Em apenas uma semana, o resultado foi tão expressivo que a marca foi convidada a abrir suas portas para receber o evento Estádio CBN. A casa foi cenário para a gravação de um programa e recebeu um público variado.

Confira o depoimento do proprietário da Bayer Bier sobre o retorno do seu investimento nas mídias da NSC.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=11&v=bkXTjQCltpA

Alcance o seu público com a NSC

A NSC Comunicação conta com 8 emissoras e alcança mais de 1 milhão de ouvintes em toda Santa Catarina. Entre em contato com um dos consultores da NSC Comunicação

através do telefone (48) 3216.3216 ou do WhatsApp (48) 99174.3847, de segunda a sexta, em horário comercial e saiba como anunciar onde os catarinenses ouvem!

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