Conheça o verdadeiro perfil do público da rádio

17/11/2020

Comunicação

Conheça o verdadeiro perfil do público da rádio

Existem alguns mitos sobre o perfil de público da rádio que precisam ser desbancados. Além de simplesmente não corresponderem à verdade, certas impressões sobre esse meio podem levar as marcas a perder boas oportunidades de investimento em mídia.

Por exemplo, pode-se imaginar que a rádio esteja cedendo terreno para um consumidor mais conectado com a internet, ou que seja um meio exclusivo a esta ou àquela faixa etária.

Quer saber agora a realidade a respeito do público da rádio? Então confira os dados a seguir. Esta é a oportunidade para deixar seu planejamento de comunicação mais completo e eficiente.

Quem é o público da rádio?

Ouvir rádio é democrático

Talvez o fato mais impressionante sobre a rádio é que o público dela, na verdade, são todos os públicos. De acordo com uma pesquisa de Kantar IBOPE Media, o perfil do ouvinte é a cara do brasileiro como um todo.

Analisando 13 metrópoles nacionais, vemos que até as distribuições demográficas são muito parecidas entre o total da população e da rádio.

Com relação ao gênero do público, nas regiões analisadas, a distribuição fica em 53% de mulheres e 47% de homens. Na rádio, a divisão é de 52% de mulheres e 48% de homens.

Situação parecida ocorre nas diferentes classes econômicas, divididas na população em A-B (34%), C (49%) e D-E (17%). Entre os ouvintes, os resultados são 37%, 45% e 18%, respectivamente.

Mas as similaridades não param por aí. Inclusive nas faixas etárias, vemos proporções bastante próximas a partir da fase adulta:

Maiores diferenças ocorrem apenas se isolarmos o ouvinte da rádio pela web. Neste caso, o perfil de público é majoritariamente de classe A-B, entre 20 e 39 anos.

Além da distribuição equilibrada entre as faixas etárias dos ouvintes, o percentual de ouvintes diários em cada uma delas também é próximo a partir dos 20 anos:

Ouvintes diários por faixa etária:

No compilado geral, 78% da população das 13 metrópoles analisadas é ouvinte de rádio, de forma regular ou eventual. Por isso podemos dizer que o público da rádio é tão democrático.

Leia também: Rádio Atlântida: qual é o público e por que anunciar?

O público da rádio compreende diferentes faixas etárias e níveis de poder aquisitivo. (Foto via Freepik)

É um público conectado e influenciador

Com essa diversidade de perfis, é natural que as formas como se dão o consumo de rádio também sejam variadas.

A maioria do público (81%) ainda é fiel ao aparelho de rádio comum, mas 30% já sintonizam pela internet via celular, desktop e outros dispositivos. Como existe a possibilidade de ouvir em diferentes aparelhos, a soma ultrapassa os 100%.

Vale destacar nesse quesito que o consumo de rádio pela internet está em franco crescimento. Em 2020, o tempo médio diário pela web é de 2 horas e 55 minutos, ou 15 minutos a mais que em 2019.

Mais do que ouvir rádio pela internet, o ouvinte está disseminando os conteúdos desse meio pelo universo digital. Entre janeiro e junho de 2020, só no Twitter foram geradas quase 1 bilhão de impressões referentes a postagens com menção à rádio. O alcance foi obtido graças aos comentários de 650 mil usuários na rede, que produziram um total de 3,5 milhões de tuítes sobre conteúdo radialístico.

Como curiosidade, a Kantar IBOPE Media, por meio do Kantar Social Radio (KSR), ainda revela que os picos de postagens sobre rádio ocorrem às 10 horas da manhã e entre 18 e 20 horas da noite. Então, se a marca tiver divulgação na rádio nesses horários, pode ser interessante intensificar também a presença digital para alcançar o ouvinte conectado.

Leia também: Rádio aumenta alcance da comunicação de nicho

Ouvinte aumentou o consumo de rádio na pandemia

Outro argumento que reforça a importância da rádio na vida do brasileiro é que ela continua relevante na pandemia. Nesse período, 75% dos ouvintes afirmaram ouvir rádio com a mesma intensidade de antes — ou até mais. Enquanto isso, 17% relataram ouvir rádio muito mais desde o início de 2020.

Outro fato importante é que o meio tem atraído muitos novos anunciantes percebendo essa oportunidade de conexão com o público da rádio. Apenas no primeiro semestre de 2020, foram 2.232 novas empresas anunciando por ali.

Você também deseja se conectar com seu público-alvo? A rádio é um excelente caminho para isso. Descubra agora as oportunidades de anunciar nos veículos da NSC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui