5 tendências de comunicação e vendas para 2021

08/12/2020

Novidade do setor

5 tendências de comunicação e vendas para 2021

O ano de 2020 foi bastante agitado, para dizer o mínimo. Em meio a todas as transformações que presenciamos nos últimos meses, já apontamos aqui no Negócios SC tendências e mais tendências de comportamento e consumo para você acompanhar. Mas, neste artigo, o foco será um pouco diferente: traremos as maiores tendências de comunicação e vendas para 2021.

Na pesquisa “Hootsuite 2021 Social Trends Survey”, profissionais de marketing apontaram os dois maiores objetivos com as redes sociais no próximo ano:

  1. aumentar a aquisição de novos consumidores;
  2. aumentar o reconhecimento de marca.

Entretanto, podemos extrapolar o contexto das redes sociais e considerar que esses dois itens estão entre os objetivos gerais da maioria das empresas. O desafio de recuperar as vendas continuará existindo em 2021 e, para isso, o fortalecimento da marca será cada vez mais importante. Portanto, vamos destacar a seguir as tendências que podem contribuir para esses objetivos. Acompanhe!

5 tendências de comunicação e vendas para 2021

1) Social & live commerce

No contexto do distanciamento social estabelecido em 2020, é natural que tenhamos visto um comportamento de consumo muito mais voltado para o meio digital. Com isso, sai ganhando o comércio virtual nas suas mais variadas formas, incluindo o comércio social.

O que não se pode perder, no entanto, é o lado social das vendas pelas redes. Os perfis das marcas não podem ser apenas um catálogo de produtos — a interação humana deve anteceder qualquer ação mais comercial. E um novo modelo de interação está se destacando nesse sentido: o live commerce, ou comércio durante transmissões ao vivo.

A proposta é unir o fenômeno das lives ao marketing de influência e à agilidade das compras virtuais. Ou seja, enquanto os seguidores consomem algum conteúdo em vídeo, como um tutorial de maquiagem, podem comprar os produtos mencionados sem abandonar a transmissão. Por enquanto, a China está liderando esse modelo de interação, com plataformas mais adequadas para isso.

Considerando a recente atualização do Instagram, dando um foco muito maior às compras pela rede, a tendência do social commerce deve continuar com tudo em 2021, espalhando-se para mais países.

Leia também: O que está levando o consumidor a experimentar novas marcas?

Comprar é também uma forma de entretenimento. (Foto va Freepik)

2) Compra assistida

Outra tendência de venda que entra fortalecida em 2021 é a prática de prestar uma consultoria virtual ao cliente durante o processo de venda. Isso pôde ser visto em diversos segmentos, desde a compra de roupas até móveis.

O conceito das vendas complexas chega, então, a itens mais básicos. Nessa mudança, o vendedor vira um consultor, não só abordando as características de cada produto, mas também ensinando o consumidor como aproveitar melhor cada solução e ajudando-o a encontrar as opções mais indicadas.

Das marcas, isso exigirá um maior treinamento da equipe de vendas e a adoção de algumas ferramentas digitais para prestar a consultoria virtual. Algumas têm apostado, inclusive, na possibilidade de recorrer ao atendente ao vivo durante a compra no e-commerce ou, no caso de um produto ou serviço mais complexo, no agendamento de uma conversa pela internet.

3) Comunicação para a melhor idade

A pandemia de Covid-19 trouxe a necessidade de olharmos com mais atenção para a população idosa — e não apenas na questão da saúde.

Em um cenário econômico instável, os idosos têm ainda maior importância no sustento familiar. Em 68% dos lares brasileiros, eles são os principais responsáveis pelo domicílio, segundo revela uma pesquisa de Sesc e Fundação Perseu Abramo.

No entanto, as marcas ainda têm dificuldade de trazer esse público para a comunicação. De acordo com um estudo do Instituto Locomotiva, 78% dos idosos não se veem representados na publicidade das empresas.

Embora haja muito o que evoluir nesse aspecto, algumas empresas estão abraçando a maior representatividade. Por exemplo, a Fenty, marca de cosméticos de Rihanna, estrelou uma campanha em 2019 com uma modelo de 67 anos.

Nessa transformação, é importante entender que esse é um público também bastante conectado. Inclusive, segundo a Pnad Contínua, do IBGE, é o grupo que mais cresce entre os usuários brasileiros da internet. Em 2021, a tendência de comunicação on e off é refletir cada vez mais o protagonismo da melhor idade no mercado de consumo.

Leia também: 3 lições das marcas que anunciaram em meio à crise

4) eSports e jogos virtuais

Por outro lado, não podemos nos esquecer dos públicos de menor faixa etária.

Entre as previsões de mídia para 2020, destacamos a influência dos eSports, ou esportes eletrônicos. As marcas têm investido mais nesse segmento, à medida que a audiência também cresce.

Mas devemos nos atentar ao papel dos jogos virtuais transmitidos ao vivo por redes como YouTube e Twitch para gerar uma conexão com os mais jovens, fora do circuito competitivo. Inclusive, eles serviram de palanque tanto nas eleições estadunidenses quanto brasileiras em 2020, com candidatos apresentando suas propostas em meio à transmissão de influenciadores que falam com esse perfil de internauta.  

5) TV é o novo canal de vendas 

Em 2021, uma forte tendência de vendas é continuar encurtando distâncias entre a intenção do consumidor e a realização da compra. Isso porque, no futuro, todo conteúdo será comprável, como já o demonstra a televisão.

A Globo e a NSC TV estão construindo esse futuro das compras pela TV aqui no Brasil. Com isso, os anúncios permitem uma ação imediata do consumidor, podendo acessar as ofertas exibidas em tela por meio de um QR Code. A partir disso, ele pode consultar mais informações sobre o anúncio e comprar os produtos pelo celular. 

As possibilidades são ilimitadas. Todos os produtos vistos na televisão poderão ser comprados, dos programas matutinos aos esportes e às novelas, muito além do horário comercial.

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