Economia

Varejo, streaming e a força da economia catarinense: Veja as novidades do mercado da última semana

Semana de lançamentos no mundo dos negócios. A plataforma de música Spotify resolveu apostar em um aplicativo de bate-papo ao vivo para concorrer com o Clubhouse. Já a Netflix, vai lançar nos Estados Unidos seu próprio e-commerce com produtos inspirados em suas séries e filmes. 

Na contrapartida do comércio virtual, com o aumento da vacinação, o varejo colhe bons resultados nos últimos meses. Tanto em âmbito nacional quanto catarinense, o setor mostra-se relevante economicamente e já traça planos de expansão para o pós-pandemia.

No entanto, o varejo ainda deve ficar atento às mudanças de comportamento dos consumidores e, por isso, a NSC vai promover uma live com especialistas em marketing voltada aos empreendedores. Além disso, o crédito para MEIs e pequenos empreendedores deve ser aprovado em SC nos próximos dias e uma série de reportagens do NSC notícias destaca os mais importantes setores da economia catarinense. Continue lendo e fique bem atualizado. 

Spotify lança aplicativo para concorrer com Clubhouse

Depois da rápida ascensão do Clubhouse no início deste ano, o Spotify iniciou uma disputa pelo público das salas de bate-papo ao vivo. A plataforma lançou na quarta-feira (16) o aplicativo Greenroom que, carregando a força da marca Spotify, pode enfraquecer muito seu principal concorrente. Diferente do Clubhouse, o Greenroom não precisa de convites para ingressar no aplicativo e está disponível para Android e iOS. 

Saiba mais sobre o novo aplicativo do Spotify.

Arraiá da Casas Bahia: Rede de varejo promove live commerce com venda pelo Whatsapp

 Hoje (18), a Casas Bahia promoveu uma live com ofertas em clima de festa de São João. Durante uma hora, diversos produtos foram ofertados e os clientes interessados em comprá-los eram redirecionados para um vendedor online no Whatsapp. A estratégia de vendas através de lives promete ser o futuro do e-commerce. 

Leia mais sobre a iniciativa da rede de varejo.

‘A força de SC’: Estado é líder em diversos setores, gerando empregos e desenvolvimento

Os principais setores da economia catarinense passaram a ter ainda mais destaque na programação da NSC. Iniciou na terça-feira (15) uma série de reportagens no NSC Notícias sobre os segmentos que mais movimentam a economia do Estado. Na próxima terça-feira, o jornal mostrará a força da construção civil. 

Assista ao primeiro episódio.

IBGE aponta que varejo catarinense cresceu 4,8% no primeiro quadrimestre

De março a abril de 2021, o varejo catarinense cresceu 3%, como mostra a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE. O acumulado do primeiro quadrimestre do ano representa um aumento de 4,8% no volume de compras.

Leia mais na coluna de Estela Benetti.

Em relação ao ano passado, vendas no varejo do Brasil cresceram 21% em maio

Ainda sobre o varejo, de acordo com a pesquisa ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), os dados do mês de maio de 2021 mostram um crescimento de 21% nas vendas quando comparado ao mesmo mês do ano anterior. Maio foi o segundo mês seguido de aceleração das vendas, de acordo com o Índice.

Saiba mais na reportagem completa sobre o assunto.

NSC Talks fala sobre os hábitos de consumo que impactam o varejo do Brasil e SC

Para discutir as mudanças no comportamento dos consumidores após a chegada da pandemia, a NSC e Negócios SC vão realizar uma transmissão ao vivo no dia 24 de julho, às 14 horas. A live debaterá a nova realidade em que vivemos e como ela provocou transformações nos hábitos de consumo, o que afetou diretamente o setor de varejo. A inscrição é gratuita.

Assista o convite da apresentadora Eveline Poncio para o evento.

Na pandemia, varejo de SC se reinventa com investimentos em lojas físicas e virtuais

Assim que a pandemia começou a se agravar no Brasil, o primeiro reflexo do varejo foi ir para o digital, decisão muito oportuna para aquele momento. No entanto, com o aumento no número de pessoas vacinadas, já há uma movimentação do varejo para retomar os planos de expansão de lojas físicas. Mas, claro, com o e-commerce em paralelo.

Leia a coluna de Estela Benetti sobre o assunto

Estado vai liberar R$1.2 Bi em crédito para pequenos empresários e MEIs

Ainda neste mês, o Governo de Santa Catarina deve dar início ao programa de crédito emergencial para micro e pequenas empresas, além de microempreendedores individuais (MEIs). Será liberada a quantia de R$ 1,25 bilhão para crédito a juro zero. A medida depende agora de um decreto que deve ser assinado pelo governador nos próximos dias. 

Leia mais no portal NSC Total.

Pandemia aumenta frequência de compra de eletroeletrônicos 

De acordo com a nova edição do estudo Varejo Eletro, da CVA Solutions, os consumidores reduziram os intervalos de compra de eletroeletrônicos durante a pandemia. 74,4% deles fizeram suas compras por sites e aplicativos e, os e-commerces mais usados foram: Lojas Americanas, Magazine Luiza, Mercado Livre, Casas Bahia, Amazon e Submarino. 

Leia mais sobre o aumento na busca por esses produtos.

Netflix Shop: Plataforma de streaming lança e-commerce com produtos exclusivos

Nos Estados Unidos, a Netflix terá sua própria loja com produtos em edição limitada, objetos colecionáveis e peças de vestuário. Os artigos serão baseados em produções originais da Netflix, como as séries Stranger Things, Orange Is The New Black e The Witcher. A loja virtual deve ser expandida para outros países nos próximos meses. 

Veja como vai funcionar o e-commerce da Netflix.

Líder em produtos de limpeza, Veja divulga lançamentos e reformulações de seus produtos

Há 52 anos no mercado, a Veja está buscando diversificar seus produtos para atender às novas demandas dos clientes. A linha de Cozinha, Limpeza Profunda e Banheiro foram reformuladas – a última com uma versão sem cloro. Ainda em 2021, a empresa lançará novos produtos, investindo em outros pilares como, por exemplo, sustentabilidade. 

 Leia mais sobre as inovações na marca líder em produtos de limpeza.

Na próxima semana, o Negócios SC volta com mais informações sobre as atualizações do mercado, além de trazer os principais destaques do empreendedorismo para investidores, empresários, gestores, representantes e curiosos. Até sexta-feira que vem!


Compartilhe:
Outras novidades
Grupo Koch cresce no segmento de atacarejo no Brasil Economia
Grupo Koch cresce no segmento de atacarejo no Brasil

Supermercadista catarinense abre nova loja em Porto Belo como parte do plano de expansão. Conheça essa e outras conquistas do Grupo Koch

Saiba mais
QR Codes, BBB e Dia dos Namorados: Veja as novidades do mercado nesta semana Economia
QR Codes, BBB e Dia dos Namorados: Veja as novidades do mercado nesta semana

Confira as novas campanhas do Santander, Burger King, Coca-Cola, Philadelphia e outras.

Saiba mais
Celeiro Supermercados celebra 50 anos crescendo com Chapecó Economia
Celeiro Supermercados celebra 50 anos crescendo com Chapecó

Acompanhe um pouco da trajetória do Celeiro Supermercados, completando cinco décadas servindo aos chapecoenses

Saiba mais
Anuncie sua marca na TV por um preço imperdível SAIBA MAIS