Novidades do mercado passam por novos hábitos alimentares entre brasileiros, vendas em lives e disputa no e-commerce. Confira:

Array 11/06/2021

Novidades no setor

Novidades do mercado passam por novos hábitos alimentares entre brasileiros, vendas em lives e disputa no e-commerce. Confira:

Nas últimas semanas, governadores dos estados brasileiros divulgaram seus calendários de vacinação na disputa por quem vai imunizar a população adulta mais rapidamente, competição que na internet ficou conhecida como ‘rinha das vacinas’. Fora do cenário político e com foco no mercado, vivemos outra ‘rinha’, uma que envolve empresas de e-commerce com atuação no Brasil, como Americanas e Ali Express. Nessa disputa, ganha o consumidor e a marca que conseguir diminuir o prazo de entregas internacionais.

E a China mostrou estar não só algumas horas à nossa frente, mas no futuro do e-commerce. Por lá, eles já vivem o próximo passo das vendas virtuais, o Live Commerce, que marcou o ano de 2020 com mais de 50 mil transmissões ao vivo por dia no país.

Por aqui, pesquisas apontam que empresas do varejo e indústria com uma boa análise e captação de dados têm margens de lucro bem superiores às que não despertaram para essa realidade. Além disso, ainda há um gap que as marcas brasileiras não preencheram em relação a novos hábitos alimentares: comida de qualidade, acessível e livre de ingredientes de origem animal. Confira!

46% dos veganos e vegetarianos têm dificuldade em encontrar alimentos próprios 

O Brasil possui quase 30 milhões de vegetarianos, de acordo com o Ibope de 2018 e, segundo pesquisa da MindMiners, 30% dos entrevistados que estão pensando em mudar sua forma de alimentação indicaram que pretendem adotar o vegetarianismo. Os principais motivos são a preocupação com o bem-estar dos animais, saúde e sustentabilidade.

Entre os vegetarianos e veganos ouvidos no estudo, 46% citaram que a dificuldade de encontrar alimentos próprios é o principal desafio do estilo de alimentação, enquanto 65% gostariam que os preços dos alimentos fossem menores.

Para a CMO da MindMiners, essa é uma grande oportunidade para as marcas que conseguirem trazer soluções práticas para a vida desse público, assim como para aqueles que estão considerando uma transição alimentar.

Leia mais sobre a crescente do vegetarianismo 

 

Ferramenta do aplicativo da Carrefour classifica a qualidade dos alimentos para que o consumidor escolha produtos mais saudáveis

Ainda sobre alimentação, a Carrefour apresentou nesta semana a Nutri Escolha, uma funcionalidade do aplicativo Meu Carrefour que oferece informação nutricional de alimentos e ajuda o consumidor a fazer a escolha de produtos mais equilibrados. A ferramenta classifica os alimentos de A até E, sugere mercadorias de melhor qualidade e também avalia o preço de cada um deles. A funcionalidade já tem mais de 10 mil produtos registrados.

Assista ao vídeo:

https://youtu.be/eUnUmtj2dos

Saiba mais sobre a iniciativa da Carrefour aqui

#DiaDoAmorECachorrada: Gil do Vigor, O boticário e Tinder se unem para Dia dos Namorados

O Boticário convidou o Tinder para sua campanha de Dia dos Namorados com o objetivo de estimular o amor. Para isso, o ex-BBB Gil do Vigor vai dar conselhos amorosos no Twitter da Boticário hoje, 11 de junho. A brincadeira é para os tuiteiros que buscam um par ou para quem prefere a cachorrada, mesmo.

Acompanhe o plantão do Gil no perfil da Boticário

Realidade aumentada do Google permite experimentar cosméticos

Já pensou poder testar cosméticos sem de fato precisar aplicá-los? Essa é a proposta do Google em parceria com L’Oreal, MAC Cosmetics, Black Opal e Charlotte Tilbury nos Estados Unidos. A ferramenta desenvolvida pela gigante da tecnologia permite a visualização de produtos em diferentes tipos de pele por meio de um filtro que mostra, principalmente, a cor e pigmentação dos cosméticos.

Leia mais sobre o filtro de realidade aumentada do Google

As principais tendências do e-commerce no pós-pandemia 

As vendas pela internet, realmente, não dão sinal de que vão deixar de fazer parte da rotina das pessoas no pós-pandemia. 95% dos brasileiros afirmam que pretendem continuar comprando online mesmo quando o vírus deixar de ser uma ameaça. Nesse cenário, a segurança e análise de dados tornaram-se uma grande tendência. Ferramentas com a intenção de facilitar a vida do consumidor e maximizar ganhos das empresas também têm espaço, como o Voice Commerce, o Shoppable e a customização de produtos.

Saiba mais sobre as principais tendências para o setor

Live commerce: Em 2020, foram realizadas 50 mil transmissões ao vivo por dia na China

Ao que aponta as novidades do oriente, o Live Commerce, deve ser o próximo passo para a expansão do e-commerce no mundo. A modalidade consiste na compra online durante transmissões ao vivo com influenciadores e vendedores. Na live, é possível que os consumidores interajam diretamente com a marca.

O formato cresceu rapidamente na China e, no ano passado, foram realizadas, em média, 50 mil transmissões ao vivo por dia, podendo representar movimentação de mais de 1 trilhão de iuanes ao ano, segundo a KPMG e a Ali Research.

Veja as informações detalhadas sobre a próxima revolução do e-commerce

Organizações que criam, processam e alavancam dados têm margens de lucro operacional 30% maiores do que a média da indústria

A cultura de dados no varejo e em bens de consumo permitiu que as empresas que entraram na pandemia com uma boa base de dados fossem capazes de prosperar no novo ambiente digital-first. Assim, elas puderam ter novos fluxos de receita e mantiveram-se relevantes para os clientes, ganhando vantagem competitiva.

Saiba mais sobre as vantagens da análise de dados no varejo e indústria

Americanas diminui em 10 dias o prazo máximo para entregas oriundas na China

A partir da próxima semana, a Americanas contará com a operação de cinco voos semanais diretos entre Guarulhos (SP) e Hong Kong, na China. O objetivo é acelerar a entrega de produtos internacionais no Brasil, reduzindo o prazo máximo de 21 para 11 dias. A Americanas garante ainda o rastreio completo dos pedidos até a entrega na casa do cliente.

O anúncio acirra uma disputa que vem sendo travada entre grandes e-commerces que atuam no Brasil, como a AliExpress, que conta com quatro voos entre Brasil e China e promete entregas em até 12 dias.

Leia mais sobre a disputa dessas grandes marcas

Se você curtiu a seleção que o Negócios SC preparou para você nesta semana, não perca nosso próximo conteúdo com análises do mercado na sexta-feira que vem. Acompanhe e fique bem informado das transformações que o comércio vive. Até a próxima semana!

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