Economia

Aprendendo com os dados: Confira as novas pesquisas e levantamentos do comércio

Aproxima-se o mês de junho e, com ele, as altas expectativas dos lojistas para a próxima grande data: o Dia dos Namorados. Algumas análises já mostram o que o consumidor do e-commerce vai priorizar e é importante que os empresários se preparem para aproveitar a época do ano que une amor e bons negócios.

Ainda sobre comércio virtual, uma pesquisa aponta que mesmo com o recuo do setor no mês de abril, os números do e-commerce no Brasil continuam melhores do que os de 2020 e confirma o que todos já sabemos na prática: mais da metade das compras on-line são feitas pelo celular. 

Já no varejo, um levantamento revela que os brasileiros ficam mais satisfeitos ao consumir em redes locais do que em redes nacionais, 79% contra 71%. Uma outra pesquisa, desta vez internacional, também revela que a busca por produtos sustentáveis cresceu em 71%, consolidando a era da conscientização ambiental. 

Falando em conscientização, a Pfizer lançou na quarta-feira (19) uma campanha de incentivo à vacinação que tem como garoto-propaganda o host do maior reality show do Brasil, Tiago Leifert. Veja esses e outros destaques do mercado na seleção do Negócios SC:

Amparado nas redes sociais, cresce o interesse da população mundial em pautas ambientais

Um levantamento realizado pela WWF em 54 países apontou que o engajamento com causas ambientais aumentou 16% em 5 anos. O estudo também mostrou uma expansão contínua de 71% em pesquisas na internet por produtos sustentáveis e um aumento de 82% em tuítes relacionados à causa. Além disso, o volume de notícias sobre o tema expandiu em 60%.

“Os problemas ambientais são uma grande preocupação da sociedade, é isto que está em alta, não é apenas algo que deve ser falado, mas que devemos nos preocupar. Porque não é apenas uma obrigação moral, mas sim uma questão econômica, de saúde e de desenvolvimento social também”, afirma Marco Lambertini, diretor geral da WWF International.

Leia mais sobre a pesquisa da WWF.

“Tomar para retomar”: Pfizer escala Tiago Leifert para campanha que defende vacinação contra o coronavírus

Nesta quarta-feira (19), a Pfizer Brasil estreou uma campanha nacional para estimular a população brasileira a tomar as vacinas contra Covid-19. O apresentador do Big Brother Brasil, Tiago Leifert, foi convidado pela farmacêutica a ser o rosto da ação e doou seu cachê integralmente para o Hospital Albert Einstein.

Acesse o site da campanha para saber mais.

Google terá sua primeira grande loja física em Nova York

Indo além da presença digital, a gigante da tecnologia abrirá uma loja física nos moldes da Apple Store na cidade mais populosa dos Estados Unidos. Com o crescimento do catálogo de produtos da empresa, a Google Store contará com smartphones, assistentes domésticos, laptops e poderá mostrar na prática ao cliente a integração oferecida pelos aparelhos.

Leia mais sobre a futura Google Store 

Dia dos namorados: 3 grandes tendências do e-commerce para a data

Tanto para os apaixonados quanto para o comércio, 12 de junho é um dia importante. A data cresceu 91% em faturamento entre 2019 e 2020, movimentando R$ 4,1 bilhões em receita, conforme dados da Ebit|Nielsen e Bexs. Para este ano, as expectativas continuam altas. Por isso, veja as tendências do comércio virtual selecionadas pela Olist:

  • Anunciar ofertas em marketplaces como Americanas, Magazine Luiza e Mercado Livre será o melhor caminho para as lojas atraírem clientes e faturarem mais online. 
  • Velocidade na entrega e preço do frete serão fatores decisivos para os consumidores.  
  • Segmentos já consagrados devem crescer mais na sazonalidade: Bebidas, Beleza e Saúde, Cama, Mesa e Banho, Móveis, Decoração e Utilidades domésticas, Eletrodomésticos, Eletrônicos e Informática, Eletroportáteis, Esportes & Suplementos, Games e Moda e Acessórios.

Leia o levantamento completo da Olist.

Clientes estão mais satisfeitos com as redes regionais do que com as nacionais

Segundo dados do Índice Nacional de Satisfação do Varejo (INSV), o consumidor fica mais satisfeito ao consumir em redes regionais, presentes em até 10 estados do país. O contentamento com o serviço de atuação regionalizada chegou a 79%, enquanto o das nacionais não passou de 71%. A diferença é ainda maior, quando considerados apenas os setores supermercadistas (80% contra 67%) e de eletromóveis (81% contra 67%).

Veja outros resultados do estudo acessando a matéria

Comércio online cai em abril mas ainda é 17% maior em relação ao ano passado

Em abril deste ano, o e-commerce brasileiro sofreu uma retração de 6,48% comparado a março, registrando 1,7 bilhão de acessos. No entanto, o número ainda é 17% maior que o de abril de 2020, conforme com o Relatório do E-commerce no Brasil da Conversion. Mais uma vez, o mobile foi o recurso mais utilizado para acessar os sites de e-commerces, com 67% do total de visitas.

Leia a análise completa no site

Amazon está em negociação para comprar o estúdio de cinema MGM

Crédito: Reprodução/MGM

Após anúncio de busca por comprador em dezembro, o estúdio responsável por sucessos como 007, The Handmaid’s Tale, O Hobbit e Pantera Cor de Rosa pode ser comprado pela empresa de Jeff Bezos. Na guerra entre os streamings, a aquisição da MGM agregaria ainda mais valor à plataforma Amazon Prime Video. O valor da compra deve variar entre cinco e nove bilhões de dólares.

Saiba mais sobre as negociações na reportagem.

Na próxima semana, o Negócios SC volta com o resumo do que aconteceu no mercado, além de trazer os principais destaques da área para quem empreende ou procura empreender. Até sexta-feira que vem!


Compartilhe:
Outras novidades
QR Codes, BBB e Dia dos Namorados: Veja as novidades do mercado nesta semana Economia
QR Codes, BBB e Dia dos Namorados: Veja as novidades do mercado nesta semana

Confira as novas campanhas do Santander, Burger King, Coca-Cola, Philadelphia e outras.

Saiba mais
Celeiro Supermercados celebra 50 anos crescendo com Chapecó Economia
Celeiro Supermercados celebra 50 anos crescendo com Chapecó

Acompanhe um pouco da trajetória do Celeiro Supermercados, completando cinco décadas servindo aos chapecoenses

Saiba mais
I.A, Pix e MedTech: Conheça as novidades do mercado desta semana Economia
I.A, Pix e MedTech: Conheça as novidades do mercado desta semana

Pesquisas apontam que I.A é o futuro do e-commerce, Pix aumenta suas funcionalidades e o mês de abril é marcado por inovações científicas.

Saiba mais
Anuncie sua marca na TV por um preço imperdível SAIBA MAIS