A febre do TikTok, dos jogos e do skincare: O impacto dessas tendências no mercado

Array 02/07/2021

Novidades no setor

A febre do TikTok, dos jogos e do skincare: O impacto dessas tendências no mercado

Grandes marcas já surfaram na onda do facebook com os memes, do twitter com as threads e, agora, chegou a vez do TikTok. A rede social dos vídeos curtos ganha cada vez mais adeptos e ainda permite que os conteúdos das marcas performem bem organicamente, o que não é realidade nas plataformas de Mark Zuckerberg.

Mas algumas empresas optam por ir ainda mais além para chamar a atenção do público que consome cultura pop e entretenimento, como a Renner, que vai abrir uma loja virtual dentro de um dos jogos mais populares no momento, Fortnite.

Além disso, o segmento de produtos de cuidado com a pele do rosto cresceu 7,5% no ano passado e a previsão é de que continue crescendo. Leia essas e outras novidades do mercado na seleção do Negócios SC para você!

TikTok: Marcas aderem à plataforma de vídeos curtos

O aplicativo chinês está movimentando não só os usuários que aderiram à febre das dancinhas, mas também muito dinheiro. O Magazine Luiza, por exemplo, vai usar o TikTok para divulgar sua chegada ao Rio de Janeiro com um challenge inspirado na trilha sonora da campanha, que conta com a participação de Anitta. 

Além do Magalu, a BMW escolheu também o TikTok como plataforma de apresentação de um novo veículo ao público, o BM3 M3. 

“Antes, era muito bom usar o Facebook ou o Instagram de forma orgânica, porque a marca conseguia chegar nas pessoas. Hoje, é preciso pagar para isso, porque são muitas marcas querendo anunciar nessas redes. O TikTok ainda está no começo e, assim, é possível conseguir um bom posicionamento como marca.”, diz o diretor de operações da agência digital Rocky, Fernando Ruocco.

Leia mais sobre como as marcas têm usado vídeos curtos para vender.

Gamificação como estratégia de venda: conheça a loja virtual da Renner no Fortnite

A Renner está cada vez mais próxima do público da cultura pop e, agora, a marca anunciou que haverá uma loja virtual da Renner no universo de Fortnite com minigames interativos. A iniciativa ficou conhecida como Renner Play e pode ser acessada por todas as versões do jogo (celular, computador ou console).

“Com uma gama de possibilidades de criação, a Renner identificou uma oportunidade de montar sua primeira loja em um ambiente virtual nunca explorado”, analisa a diretora de Marketing Corporativo da Lojas Renner, Maria Cristina Merçon.

Leia mais sobre a estratégia de gamificação da Renner.

Restrições na publicidade: Prejuízo poderia chegar a US$ 521 bi

De acordo com o relatório Brand Finance Marketing Restrictions 2021, caso legislações que limitam a comunicação no setor de alimentos e bebidas  – considerando as indústrias de álcool, confeitaria, salgados e bebidas açucaradas –  fossem aprovadas, poderiam causar um prejuízo potencial de US$ 521 bilhões para as empresas. 

Felizmente para o setor, menos de 10% das pessoas ouvidas na pesquisa acreditam que deveria haver uma proibição de publicidade na TV, outdoors, demonstrações em lojas ou embalagens diferenciadas.

Leia mais sobre os impactos de uma restrição na comunicação

Carrefour investe em plataforma digital e já colhe resultados

Após um investimento numa plataforma de comércio digital para melhorar a experiência dos clientes, o Carrefour já apresenta crescimento de 30% nas taxas de conversão de pedidos e um aumento de 168% em seu Net Promoter Score (NPS) – índice que mede a disposição dos clientes de recomendar os produtos/serviços da empresa.

“Temos a ambiciosa meta de sermos o líder na transição alimentar no Brasil. Para isso, precisávamos de uma solução que nos apoiasse e facilitasse, não só a jornada do cliente, mas também nossa estratégia de fortalecimento omnicanal”, afirma Paulo Farroco, CIO do Carrefour.

Leia mais sobre o investimento da Carrefour.

Skincare: Segmento de cuidado com o rosto deve continuar a crescer

A febre do skincare fez com que o segmento de produtos para o rosto no Brasil crescesse 7,5% em valor em 2020, comparado ao ano anterior. As vendas do varejo para o consumidor final chegaram a R$ 5,87 bilhões, representando 4,8% do mercado total de higiene e beleza. Para os próximos cinco anos, considerando 2020 a 2025, o crescimento anual neste segmento deve ser de 4,3%. 

Leia mais sobre o crescimento do segmento de skincare.

Se você curtiu a seleção que o Negócios SC preparou para você nesta semana, não perca nosso próximo conteúdo com análises do mercado na sexta-feira que vem. Acompanhe e fique bem informado das transformações que o comércio vive. Até a próxima semana!

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