O desempenho das datas comemorativas no comércio de SC

08/11/2021

Novidades no setor

O desempenho das datas comemorativas no comércio de SC

O ano de 2021 tem sido um período de recuperação para muitos segmentos do varejo. Tanto que o comércio de Santa Catarina acumula um crescimento de 4,6% entre janeiro e agosto deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020.

Esse dado, da Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, reflete-se também no desempenho das datas comemorativas no comércio catarinense. De acordo com a Fecomércio SC, todas as datas entre janeiro e outubro tiveram aumento de faturamento e apenas a volta às aulas teve queda no ticket médio em relação ao ano anterior.

Acompanhe a seguir alguns desses indicadores do varejo catarinense em 2021.

Principais resultados das datas comemorativas no comércio de SC

Datas comemorativas são sempre uma oportunidade de aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Ao todo, são oito grandes datas comerciais no comércio de SC:

Entre elas, ainda temos outras comemorativas que estão crescendo em popularidade, como o Dia do Consumidor e o Dia do Cliente.

Até então, em 2021, já tivemos seis dessas datas comemorativas no comércio catarinense. Segundo o painel da Fecomércio SC, somente a volta às aulas registrou uma queda no valor do ticket médio das compras (-15%), frente a 2020. Já a Páscoa foi destaque positivo nesse aspecto, com crescimento de 155% em 2021. Dia das Mães (+30%), Dia dos Namorados (+11%), Dia dos Pais (+9%) e Dia das Crianças (+54%) também registraram altas.

No entanto, em valor total do ticket médio, o Dia das Mães ainda lidera os gastos dos catarinenses. As compras somaram R$ 279 na ocasião, em média, no ano de 2021.

Já se analisarmos a variação de faturamento, todas as datas comemorativas tiveram saldo positivo no comércio de Santa Catarina frente a 2020.

Crescimento das vendas nas datas comerciais em SC:

Outro dado interessante divulgado pela Fecomércio SC refere-se ao mercado de trabalho. Todas as datas comemorativas em Santa Catarina geraram contratações no comércio, com destaque para o Dia dos Namorados (3,3 contratações temporárias, em média) e a volta às aulas (3,21 contratações temporárias).

Leia também: Consumidor busca pequenos negócios e marcas locais

Datas comemorativas impulsionam as vendas no comércio catarinense. (Foto via Freepik)

Crescimento da pesquisa de preço e do pagamento parcelado

Ao longo de 2021, também foi possível perceber algumas tendências no comportamento do consumidor catarinense. A alta dos preços no comércio tem levado a uma procura cada vez mais cuidadosa do consumidor.

Isso pode ser visto na porcentagem de lojistas que percebem uma alta frequência de clientes pesquisando preços:

Enquanto isso, o parcelamento das compras cresceu como preferência de meio de pagamento após a Páscoa.

Pagamento parcelado nas datas comemorativas em SC:

Mas isso pode ser um bom sinal. O consumidor catarinense está mais confiante, segundo a Fecomércio SC. Desse modo, permite-se assumir compromissos futuros para sua renda.

Leia também: Famílias catarinenses têm o menor endividamento do Brasil

Expectativa para as vendas na Black Friday em Santa Catarina

A próxima data no calendário do varejo é a Black Friday. Sete em cada dez consumidores catarinenses (69,8%) já compraram nas edições anteriores, como revela outra pesquisa da Fecomércio SC, então é um evento consolidado na rotina de compras do público.

Um detalhe interessante é que, entre os consumidores que já planejaram suas compras, 33% deles têm uma reserva financeira para isso. No geral, 21,7% dos consumidores têm um “pé-de-meia” para a Black Friday.

Os itens mais desejados pelos catarinenses são:

Além disso, as tendências de busca de preços e compras parceladas continuam em alta nesta Black Friday. A quase totalidade (92,9%) das pessoas entrevistadas deve pesquisar preços para garantir o melhor custo-benefício em suas compras, enquanto 35,34% pretende parcelar o pagamento.

Então, quer saber como divulgar sua loja nas datas comemorativas em Santa Catarina? Baixe os mídias kits da NSC e conheça todas as soluções em comunicação para seu negócio.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui