Ecossistema de startups de Florianópolis se destaca no BR

03/09/2021

Novidades no setor

Ecossistema de startups de Florianópolis se destaca no BR

Florianópolis é reconhecida como um dos maiores polos de inovação no Brasil. Inclusive, de acordo com Tech Report 2020, é a cidade brasileira com o maior número de empresas de tecnologia por mil habitantes. São 5,1 empresas para cada mil florianopolitanos.

A capital ainda é responsável por grande parte do faturamento em tecnologia no Estado. Santa Catarina faturou R$ 17,7 bilhões em 2019 com o setor, enquanto a Grande Florianópolis movimentou R$ 9,9 bilhões.

Mas o reconhecimento também é internacional. O estudo The Global Startup Ecosystem Index Report 2021, realizado anualmente pela StartupBlink, colocou Florianópolis entre os 15 ecossistemas de startups mais bem avaliados da América Latina e Caribe. Veja mais detalhes a seguir.

Ecossistema de Florianópolis em 15° lugar na América Latina e Caribe

Esse índice global de ecossistemas de startups avalia 1.000 cidades, em uma centena de países, e cria a partir disso um ranking internacional.

O Brasil como um todo perdeu seu lugar no top 20 mundial e agora aparece em 24º lugar, quatro a menos que no relatório de 2020. As cinco primeiras posições são ocupadas por Estados Unidos, Reino Unido, Israel, Canadá e Alemanha.

Já no ranking por cidades, São Paulo manteve-se no top 20, ficando com a 20ª colocação. Na América Latina e Caribe, o posto mais próximo é o da Cidade do México, em 50º lugar.

O ecossistema de Florianópolis aparece como o 270º mais bem avaliado no mundo. Mas se considerarmos apenas América Latina e Caribe, a capital de Santa Catarina aparece na 15ª posição.

O Brasil tem sete cidades nesse top 20: São Paulo (1º), Curitiba (7º), Rio de Janeiro (8º), Belo Horizonte (10º), Porto Alegre (14º), Florianópolis (15º) e Brasília (19º). Portanto, a capital catarinense fica em sexto no ranking nacional.

México e Colômbia, por sua vez, emplacam três cidades entre os 15 ecossistemas de startups mais bem avaliados na América Latina e Caribe. A Argentina aparece em duas posições, enquanto Chile, Peru, Uruguai, Costa Rica e Porto Rico têm uma cidade cada na lista.

Leia também: Florianópolis: construindo a cidade inteligente do amanhã

Florianópolis entre os melhores ecossistemas de inovação regionais (via Observatório FIESC).

Como foi avaliado o ecossistema da startups de Florianópolis?

O ranking elaborado pela StartupBlink leva em conta três critérios de avaliação: quantidade, qualidade e ambiente de negócios. Cada um gera uma nota para a cidade, que é comparada entre localidades e somada nas notas nacionais.

Quantidade

Um ecossistema de startups fértil é aquele capaz de florescer novos negócios. Mas, para isso, também é preciso que haja um bom número de outras organizações apoiando, como aceleradoras e incubadoras de empresas.

O fator quantidade avalia, por exemplo:

Qualidade

Aqui se procura analisar a relevância desses negócios de cada cidade e como eles se posicionam em relação ao ecossistema global de inovação.

O fator qualidade avalia, por exemplo:

Ambiente de negócios

Outros elementos ainda compõem uma estrutura favorável para o desenvolvimento de startups. A própria legislação de um país pode influenciar isso e investimentos em infraestrutura e educação impactam o ecossistema de inovação.

O fator ambiente de negócios avalia, por exemplo:

Leia também: Tech SC ajuda na comunicação B2B de startups catarinenses

Florianópolis é a terceira cidade mais empreendedora no Brasil para Endeavor

Outro estudo, desta vez da Endeavor em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), aponta as cidades mais empreendedoras no Brasil. Novamente, Florianópolis aparece bem colocada, em 2º lugar no ranking nacional.

Florianópolis destaca-se especialmente nos quesitos inovação e capital humano, sendo a cidade mais bem avaliada no Brasil nesses dois aspectos. Para Pablo Bittencourt, consultor econômico da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), “qualidade de vida, ecossistema de inovação e menos burocracia são fatores que fomentam o empreendedorismo na capital”.

Outras duas cidades catarinenses aparecem entre as 20 mais bem posicionadas no País: Joinville aparece na 16ª posição, enquanto Blumenau fica com a 17ª.

Como se vê, o desenvolvimento de um ecossistema de startups não é resultado de um único fator. É uma soma de esforços entre governos, iniciativa privada e sociedade. E nisso Florianópolis está caminhando na direção certa.

Veja mais notícias do Estado em Conheça SC. Além disso, você pode acompanhar o dia a dia da inovação em Santa Catarina pelo Tech SC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui