Santa Catarina tem as 3 melhores cidades do Brasil

01/07/2022

Novidades no setor

Santa Catarina tem as 3 melhores cidades do Brasil

Santa Catarina dominou o ranking das “Melhores Cidades do Brasil 2022”, elaborado pela agência de risco Austin Rating, em parceria com a Editora Três. Na análise dos 5.565 municípios brasileiros, as cidades catarinenses aparecem no topo da classificação geral, assim como nas primeiras posições entre as categorias Porte Grande, Médio Porte e Pequeno Porte.

Joinville saiu como a grande campeã tanto na categoria Porte Grande quanto no ranking geral. O resultado leva em consideração 281 indicadores nas áreas social, econômica, fiscal e digital.

Outras três cidades catarinenses ainda ocupam o top cinco geral das melhores cidades do Brasil. Somente Maringá (PR), na quarta colocação, aparece em meio ao domínio de Santa Catarina. Veja a seguir os detalhes da classificação!

As melhores cidades do Brasil 2022

Além da primeira posição geral e de quatro municípios no top cinco, Santa Catarina emplacou um total de 11 cidades entre as 50 melhores do Brasil em 2022.

Cidades catarinenses no top 50 geral:

Apenas o estado de São Paulo tem mais cidades no top 50 geral, com 20 posições, mas com três municípios no top 10 e nenhum entre os cinco mais bem avaliados.

Joinville, com um produto interno bruto na casa dos R$ 34 bilhões e PIB per capita de R$ 58.476,90, segundo o IBGE, vem apresentando bons resultados na economia. Inclusive, é a maior economia de Santa Catarina no quesito movimento econômico.

Só nos primeiros cinco meses de 2022, a cidade do Norte catarinense foi responsável por exportar 505,11 milhões de dólares em produtos, dos 4,63 bilhões de dólares exportados por Santa Catarina no período. Para Joinville, isso representa um crescimento de 25% nas vendas para o exterior, na comparação com os cinco primeiros meses de 2021.

Outro dado positivo vem da abertura de novas vagas de emprego. Em 2021, Joinville foi a 26ª cidade do Brasil que mais gerou postos de trabalho, com 12.787 oportunidades abertas. Agora em 2022, o município acumula um saldo positivo de 4.870 vagas entre os meses de janeiro e maio, de acordo com os números do Novo Caged divulgados pelo Observatório FIESC.

O ranking das Melhores Cidades do Brasil 2022 ainda destaca os investimentos em cultura e no desenvolvimento do ecossistema inovador do município. Nesse sentido, vale lembrar que Joinville está no top 10 do Índice de Cidades Empreendedoras, da Endeavor, figurando na nona posição.

Leia também: Quais são as melhores cidades catarinenses para empreender?

Santa Catarina venceu em todas as categorias no ranking de 2022. (Foto via Freepik)

7 cidades catarinenses na categoria Porte Grande

Entre as cidades de grande porte, com população acima de 200 mil habitantes, Santa Catarina também dominou o top 10. Foram quatro municípios catarinenses nas dez primeiras posições, frente a três de São Paulo, dois do Paraná e um de Minas Gerais.

Cidades catarinenses no top 50 Porte Grande:

Portanto, ao todo foram sete municípios de Santa Catarina entre as melhores cidades do Brasil no ranking de 2022, nessa categoria.

A presença majoritária das cidades catarinenses na lista não ocorre à toa. O Estado tem um PIB acima do patamar nacional e a menor taxa de desocupação da força de trabalho entre as unidades federativas no País. Além disso, destaca-se como um dos estados mais seguros do Brasil, com melhor qualidade de vida e com maior índice de desenvolvimento humano (IDH).

Leia também: Indústria gera quase um terço das vagas de emprego em SC

Mais Santa Catarina em Médio Porte e Pequeno Porte

O desenvolvimento de Santa Catarina vai muito além das grandes cidades. Os médios e pequenos municípios catarinenses ainda conquistaram diversas posições em suas respectivas categorias.

Em Médio Porte, Jaraguá do Sul foi a campeã, com mais dez representantes do Estado no top 50 da categoria que inclui municípios de 50 mil a 200 mil habitantes. Já Timbó subiu ao topo entre as melhores cidades de Pequeno Porte, seguida por outras oito de Santa Catarina no top 50 até 50 mil habitantes.

Cidades catarinenses no top 50 Médio Porte:

Na avaliação de Jaraguá do Sul, destacam-se os indicadores de educação, habitação, capacidade de arrecadação e padrão de vida. Enquanto isso, em relação a Timbó, o ranking ressalta o bom desempenho especialmente no grupo de indicadores sociais.

Cidades catarinenses no top 50 Pequeno Porte:

Quer ver mais destaques de Santa Catarina? Então acompanhe as notícias de Conheça SC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui