O desenvolvimento de Santa Catarina em 10 fatos

04/06/2021

Novidades no setor

O desenvolvimento de Santa Catarina em 10 fatos

Do comércio aos serviços, do mercado interno ao externo, das fábricas ao agronegócio… o desenvolvimento de Santa Catarina assume as mais variadas facetas e mantém seu ritmo, mesmo diante da pandemia.

Trazemos também alguns dados que comprovam o crescimento catarinense, como bem destacado pelo time de colunistas da NSC. Então, a seguir, entenda por que Santa Catarina está no caminho certo.

1) Comércio de Santa Catarina teve alta de 7,6% em março

O primeiro destaque é sobre os resultados mais recentes da Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE. Apesar do recuo de 0,6% na comparação com fevereiro deste ano, o volume de vendas no varejo restrito em março de 2021 cresceu 7,6% no Estado em relação ao mesmo mês de 2020.

Saiba mais sobre as vendas no comércio catarinense.

2) Exportações do Estado cresceram 31% em abril

O comércio internacional de Santa Catarina passa igualmente por um momento de alta. Só no mês de abril, as vendas alcançaram a marca de 911,35 milhões de dólares, um crescimento de 30,9% na comparação com o mesmo período do ano passado. O agronegócio teve uma importante participação nesse resultado positivo, especialmente no que se refere à exportação de soja, carne suína, carne aviária e madeira.

Veja outros resultados das exportações de SC.

3) Setor de serviços recuperou-se no primeiro trimestre e cresceu 9,4%

O setor de serviços foi bastante afetado pela pandemia, especialmente nos segmentos de restaurantes e hotelaria. Mas os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE, apontam para um cenário de recuperação em Santa Catarina: no acumulado do primeiro semestre de 2021, o Estado teve um aumento de 9,4% no volume de serviços, frente aos três meses iniciais de 2020. Esse foi o segundo melhor resultado registrado no Brasil, atrás apenas dos 10,3% de Mato Grosso.

Confira os dados do setor de serviços em detalhes.

4) Marcas catarinenses entre os maiores supermercadistas do Brasil

O ranking Abras/SuperHiper, organizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), apresenta anualmente os maiores grupos supermercadistas do Brasil, por ordem de faturamento. Em 2021, três grupos catarinenses figuraram na lista, com destaque para o Grupo Koch, que subiu do 20º lugar para o 16º. Completando, o Grupo Angeloni ficou na 19ª posição, enquanto o Grupo Pereira, das marcas Fort Atacadista, Comper, entre outras, apareceu na 8ª posição.

Descubra o faturamento dos supermercadistas catarinenses em 2020.

5) SC é líder nacional na produção de vestuário e acessórios

A indústria catarinense superou a de São Paulo — além das demais unidades federativas — para se tornar a maior produtora de vestuário e acessórios no Brasil. Os dados são de um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), comparando a produção industrial brasileira entre os biênios de 2007/2008 e 2017/2018. No último período de análise, Santa Catarina alcançou a marca de R$ 6,6 bilhões em valor de transformação industrial, acima dos R$ 5,5 bilhões de São Paulo.

Veja mais dados sobre a indústria de vestuário e acessórios em SC.

Desenvolvimento de Santa Catarina no setor de vestuário e acessórios. (Foto via Freepik)

6) Saldo positivo na criação de empresas

Como prova da força da economia catarinense, o Estado fechou o ano de 2020 com mais empresas abertas e menos fechadas que em todo 2019, portanto antes da pandemia. O saldo positivo no ano passado foi de 115.074 empresas. E só nos primeiros quatro meses de 2021 já temos 71.664 novos negócios em Santa Catarina, contra 21.647 encerramentos: saldo de 50.017 empresas entre janeiro e abril deste ano.

Leia alguns desses exemplos de empreendedorismo no Estado.

7) Procura por imóveis em SC aumentou pelo menos 30% em 2020

Dagmara Spautz comenta em sua coluna sobre a alta nas vendas de imóveis em 2020, que chegou a 26% no País, de acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). A jornalista explica também as expectativas para o mercado imobiliário neste 2021 e quais tendências devem impactar as vendas no setor.

Entenda melhor o panorama da venda de imóveis neste período.

8) Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do Brasil

Outro motivo para os catarinenses celebrarem é revelado pela PNAD Contínua, do IBGE. Segundo o Instituto, Santa Catarina é o estado com a menor taxa de desocupação do País no primeiro trimestre de 2021, com 6,2%. Como comparação, a média nacional é de 14,7% de brasileiros desocupados. Com mais empregos, o catarinense portanto tem mais renda para consumir e movimentar a economia estadual.

Confira os dados de empregos em SC no trimestre.

9) Referência como Zona Livre de Aftosa sem Vacinação

Na pecuária, Santa Catarina comemora a marca de 14 anos com o certificado de Zona Livre de Aftosa sem Vacinação, atribuído pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). Essa distinção contribuiu para que o Estado, com apenas 1,12% do território nacional, fortalecesse o agronegócio e se tornasse um grande produtor e exportador de carnes, chegando a mais de 150 países.

Saiba como o Estado tem se mantido livre de febre aftosa.

10) Um olhar para o futuro da capital catarinense

A NSC TV na Grande Florianópolis estreou uma série de reportagens chamada “Floripa pós-pandemia”, que mostra o que esperar da cidade no futuro. Serão analisados os aspectos da relação com o espaço urbano, as transformações no trabalho, o turismo, a saúde, a economia e muito mais.

Assista ao primeiro episódio de “Floripa pós-pandemia”.

Fique de olho no Negócios SC para acompanhar o desenvolvimento de Santa Catarina e saber como ter sucesso em comunicação e vendas no Estado.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui