Mercado catarinense é porto seguro para marcas nacionais

05/03/2021

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Mercado catarinense é porto seguro para marcas nacionais

O mercado catarinense tem enfrentado os impactos econômicos da pandemia com grande resiliência. Mais que isso, fechou 2020 com alguns números positivos no varejo, na agropecuária e na indústria, em ritmo de recuperação acima da média nacional.

Enquanto isso, no restante do Brasil, os indicadores da economia ainda preocupam. O produto interno bruto (PIB) nacional retraiu 4,1% no ano passado, de acordo com o IBGE.

Diante dessa situação, as marcas nacionais precisam focar sua atenção em mercados-chave para o sustento ou crescimento dos negócios. Então, a seguir, confira três bons motivos para se aproximar do mercado catarinense neste momento.

Santa Catarina gera mais empregos no Brasil

Em meio à pandemia, o Brasil conseguiu encerrar 2020 com um saldo positivo de geração de empregos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que foram criados 142.690 empregos a mais no ano passado.

Mas o País tem muito a agradecer a Santa Catarina por esse resultado. O mercado catarinense teve o melhor desempenho entre os estados brasileiros na geração de empregos em 2020, com 53.050 vagas geradas com carteira assinada. Sozinho, esse número representa 37,1% dos postos criados no período.

Esse não é um dado isolado. Retomando o exemplo do PIB, que teve queda de 4,1% no Brasil no ano passado, em Santa Catarina a retração estimada pelo governo estadual é de apenas 0,9%. Ou seja, 3,5 vezes menor que a do País.

Estela Benetti, especialista da NSC em economia de Santa Catarina, explica que esses dois fatos estão relacionados. O menor recuo do PIB catarinense pode ser visto pela perspectiva da força e da diversidade da economia no Estado, com destaque para a maior participação da indústria. Esta é responsável por 26% do PIB estadual e por 34% dos empregos formais, movimentando outros setores do mercado catarinense.

A indústria de Santa Catarina também teve a maior geração de empregos no Brasil ao longo de 2020, com 25.192 vagas criadas. Além disso, de acordo com o IBGE, fechou dezembro com a terceira posição no ranking nacional de crescimento da produção industrial, com 18,7%, em relação ao mês anterior.

Então, com mais postos de trabalho garantidos, a população catarinense tem mais renda para consumir. 

Leia também: A força do consumidor e do consumo em Santa Catarina

A renda dos catarinense movimenta negócios pelo Brasil. (Foto via Freepik)

O consumidor catarinense começa 2021 com menos dívidas

Outro ponto positivo do mercado catarinense em 2021 é que as famílias no Estado começam o ano menos endividadas do que entraram em 2020.

O índice analisado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) revela que, em janeiro de 2020, 53,8% das famílias catarinenses tinham dívidas. Em janeiro de 2021, esse percentual caiu para 42,3%.

Diversos quesitos acompanharam essa melhora entre o início de cada ano. O total de famílias sem condições de pagar as dívidas caiu de 11,1% para 4,4%, enquanto as muito endividadas também apresentaram redução: de 10,6% para 6,5%.

O número de famílias catarinenses inadimplentes, ou seja, com contas em atraso, foi outro indicador em queda. O percentual desceu de 21,4% para 10,7% de janeiro a janeiro.

Esses dados colocam o mercado catarinense em situação muito mais favorável do que a média nacional. No Brasil, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que o índice de famílias endividadas chegou a 66,5% na média de 2020. Já a inadimplência alcançou 25,5% das famílias brasileiras.

Isso demonstra, mais uma vez, como o consumidor do Estado tem superado os desafios do cenário atual e se mantido em um patamar econômico acima de outras regiões. 

Leia também: Santa Catarina desponta no turismo nacional e internacional

Otimismo prevalece no mercado catarinense

Para completar, o otimismo do consumidor em Santa Catarina é outro bom motivo para fortalecer sua marca no Estado. Quando as pessoas estão otimistas, elas planejam, investem e consomem mais.

Nesse sentido, a pesquisa Raio-X do Catarinense 2021, realizada pelo Instituto Mapa e apoiada por Negócios SC e NSC, indica que há uma grande confiança em Santa Catarina. Para 75% dos catarinenses, o grau de otimismo com relação a 2021 tem uma nota média de 7,9. Além disso, 21% dos consumidores no Estado pretendem aumentar o consumo neste ano.

Esse sentimento é compartilhado pelas empresas estaduais. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio de Santa Catarina, da Fecomércio SC, aponta neste primeiro trimestre de 2021 um aumento da expectativa de contratação, de melhora da economia e de confiança entre empreendedores.

Para saber mais sobre o mercado catarinense e como pensa o consumidor do Estado, baixe a pesquisa Raio-X do Catarinense. Nela estão vários insights importantes para sua estratégia de fortalecimento de marca em Santa Catarina, aproveite!

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