Já podemos falar em turismo de final de ano em SC?

23/07/2021

Novidades no setor

Já podemos falar em turismo de final de ano em SC?

O frio em Santa Catarina já lotou hotéis na região serrana, indicando que o turismo catarinense pode voltar a crescer. Mas qual é a expectativa para a tradicional temporada de verão no Estado, que movimenta nossa economia, gera empregos e conquista visitantes do Brasil e do resto do mundo?

A seguir, trazemos alguns dados sobre essa possibilidade de turismo de final de ano em Santa Catarina e como o setor tem se recuperado em 2021. Descubra.

Turismo impulsiona o crescimento do setor de serviços

O setor de serviços em Santa Catarina vem se recuperando da crise e cresce acima da média nacional. No acumulado de janeiro a maio de 2021, o crescimento do volume de serviço no Estado foi de 15,6%, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE, enquanto a média nacional ficou em 7,3%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Essa alta no volume de serviços é impulsionada, principalmente, por atividades como os serviços de alojamento e alimentação e o transporte aéreo. Em maio deste ano, alojamento e alimentação cresceram 87,6% no âmbito nacional, enquanto o transporte aéreo foi 217,1% maior, ambos em relação a maio de 2020.

Com isso, a receita dessas duas atividades prejudicadas pelo cenário de pandemia vai mudando de vermelho para azul. Por exemplo, em alojamento e alimentação, a diferença de receita tem sido cada vez menor no acumulado de 2021 versus 2020. Em março, o retrocesso era de 23,7% no Brasil; em abril, -13,2%; em maio, -2,3%.

Leia também: Santa Catarina desponta no turismo nacional e internacional

Litoral catarinense está entre os destinos mais procurados no Brasil. (Foto via Freepik)

Recuperação plena em 2022

Logo o turismo em Santa Catarina e no resto do País começará a recuperar os prejuízos da pandemia, que foram muitos. O turismo brasileiro perdeu R$ 376,6 bilhões em todo esse período, segundo o cálculo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Mas em maio já alcançou 52,6% da sua capacidade de faturamento, também de acordo com a entidade.

Dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) ainda mostram que 11% das operadoras nacionais igualaram o faturamento de 2019, enquanto outras 11% estão vendendo acima do patamar de 2019.

A boa expectativa do setor está atrelada ao avanço da imunização dos brasileiros contra o novo coronavírus. Mantendo-se o ritmo atual, a previsão é a melhor possível para Vinícius Lummertz, ex-ministro do Turismo, ex-presidente da Embratur e atual secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

— Todos os indicadores, mantidas as “condições atuais de pressão e temperatura”, ou seja, avançando a imunização, são favoráveis. Acredito que teremos uma temporada como há muito não se via — declara Lummertz ao portal Economia SC.

O Sebrae nacional, por sua vez, projeta a recuperação plena do turismo para 2022, quando a maioria da população brasileira deverá estar imunizada.

Leia também: Segmento de bares e restaurantes pode melhorar em 2021?

Destinos de SC entre os favoritos dos brasileiros

Em pesquisa da agência de viagens Zarpo, 90% dos viajantes no Brasil pretendem visitar outras cidades até o fim de 2021. E Santa Catarina tem alguns dos principais destinos desses viajantes.

No turismo de inverno, a Serra Catarinense já tem demonstrado seu poder de recuperação. A taxa de ocupação hoteleira em alguns feriados deste ano chegou a 100% dos mais de 9 mil leitos disponíveis na região.

Enquanto isso, Florianópolis aparece entre os 15 destinos turísticos mais procurados no Brasil em ranking da Decolar e entre os 10 mais desejados no levantamento do Submarino Viagens. Ânderson Silva, em sua coluna no NSC Total, também fala sobre “agências e sites de busca que colocam a cidade entre os cinco destinos mais buscados pelos internautas para a temporada que tende a ser mais próxima do normal”. Bombinhas, por sua vez, é destaque entre os 10 destinos da Trivago para 2021.

A procura é resultado das muitas belezas naturais presentes no Estado e do serviço premiado nacionalmente e internacionalmente. Em maio deste ano, o turismo catarinense ganhou mais uma honraria: o Prêmio Silvia Zorzanello, uma das categorias do Prêmio Excelências, na feira internacional Fitur Madri 2021, na Espanha.

Leia também: Serra Catarinense recebe reforços na economia

Florianópolis analisa a realização do Réveillon 2022

Para o final de 2021, a capital do Estado pode organizar a tradicional festa de Ano Novo. Florianópolis já conta com mais de 71% da sua população maior de 18 anos imunizada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, enquanto mais de 28% dos adultos já receberam as duas doses ou a aplicação única da Janssen.

O Réveillon 2022 em Florianópolis ainda é uma possibilidade a ser estudada, mantendo-se os bons indicadores de saúde pública presentes na cidade. Vinicius de Lucca, superintendente de turismo da cidade, informa que a avaliação final deve ser feita em outubro.

Muito antes disso, em 29 de julho, Santa Catarina realiza seu primeiro evento-teste com grande público. Será uma apresentação da Camerata Florianópolis, no Teatro Ademir Rosa, na capital. Outros quatro testes estão previstos: um congresso, uma feira, um jantar e um evento esportivo.

Com o progresso da vacinação e os resultados desses testes, Santa Catarina deve preparar-se para abrir o turismo no Estado com segurança para a saúde e qualidade de atendimento.

Conheça agora os projetos da NSC para a comunicação das empresas catarinenses.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui