Intenção de consumo cresce pelo 4º mês seguido em SC

05/08/2021

Novidades no setor

Intenção de consumo cresce pelo 4º mês seguido em SC

São positivos os últimos dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) referentes à intenção de consumo das famílias catarinenses. Desde março, o índice mostra uma curva de recuperação e uma perspectiva de melhora para o consumidor no Estado.

Mais dados do comércio e de outros setores revelam o poder de reação da nossa economia. E agora, com o avanço da vacinação, os empresários em Santa Catarina podem ficar mais otimistas.

Saiba mais sobre o momento da economia catarinense a seguir.

Santa Catarina é o melhor estado do Brasil para se investir

Em palestra sobre o atual cenário da economia no Brasil, Santa Catarina foi indicada como o melhor estado do País para se investir. A declaração do economista Vinicius Vizzotto Zanchi, da equipe de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil, leva em conta “indicadores de potencial econômico, que contam com variáveis ligadas à infraestrutura, renda e demais componentes”.

Entre os destaques da economia catarinense, o Estado teve a menor taxa de desemprego do Brasil no primeiro trimestre de 2021, de 6,2%, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Também apresentou a segunda maior alta de produção industrial entre os estados brasileiros, registrando 26,7% de janeiro a maio deste ano na Pesquisa Industrial Mensal, do IBGE. Enquanto isso, no setor de serviços, o crescimento de volume nos primeiros cinco meses de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior, foi de 15,6%. É mais que o dobro da média nacional, em 7,3%, como revela a Pesquisa Mensal de Serviços, também do IBGE.

No comércio, os dados da economia catarinense seguem esse clima positivo. Um reflexo disso é que a intenção de consumo das famílias no Estado e a confiança do empresário do comércio vêm crescendo por meses consecutivos, de acordo com os índices da Fecomércio SC.

Leia também: Os resultados positivos da economia catarinense em 2021

Indicadores econômicos de Santa Catarina começam a contornar a crise. (Foto via Freepik)

Aumento da intenção de consumo das famílias catarinenses

Desde o início da pandemia em Santa Catarina, o indicador referente à Intenção de Consumo das Famílias catarinenses vinha em queda constante. O índice atingiu em março de 2021 o menor patamar desde 2010, mas vem se recuperando desde então.

Segundo a Fecomércio SC, em julho a intenção de consumo teve um aumento de 2,9% em relação ao mês anterior. Essa é a quarta alta seguida do indicador.

Esse crescimento é puxado pelos parâmetros de perspectiva profissional, renda atual, perspectiva de consumo e momento para compra de bens duráveis. Por trás disso está o avanço da vacinação em Santa Catarina, que já conta com mais de 50% da população com a primeira dose no braço e mais de 20% dos catarinenses imunizados. E também contribui para esse resultado os novos auxílios pagos aos mais afetados pela pandemia, assim como a antecipação do 13º salário do INSS.

O cenário é de recuperação, mas longe do patamar pré-pandemia. A intenção de consumo das famílias registrou o índice de 53,5 pontos em julho de 2021, enquanto em fevereiro de 2020 marcava 112,1 pontos, em uma escala até 200. A preocupação com o emprego e a redução do poder aquisitivo ainda pesam nas famílias catarinenses.

Leia também: O comportamento do consumidor catarinense na pandemia

Empresários de SC estão mais confiantes

Outro indicador que vem em trajetória de crescimento é o Índice de Confiança do Empresário do Comércio. A alta de 14,4% em julho de 2021 frente ao mês anterior é o terceiro avanço consecutivo na série. O resultado de 124,08 pontos, em uma escala até 200, chega ao maior patamar desde o começo da pandemia em Santa Catarina.

Todos os fatores que compõem o índice tiveram crescimento em julho, na comparação com junho:

Chamam atenção a boa percepção empresarial do momento econômico vivido pelo Estado e a intenção de investir nos negócios. Para a Fecomércio SC, o clima é de otimismo entre os empresários catarinenses do comércio.

Mais informação para o comércio catarinense

Na aba Novidades do Mercado, aqui no portal, temos uma página exclusiva para que você possa baixar pesquisas gratuitas. São conteúdos fundamentais para orientar sua estratégia de vendas, com destaque para as datas mais importantes do calendário comercial brasileiro.

Pensando no Dia do Cliente, confira o relatório Globo Insights: Dia do Cliente 2021, organizado pelo Setor de Inteligência de Mercado da Globo. Com ele você poderá ter vários insights de como destacar seu negócio nas vendas, aproveite!

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui