logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Economia

Comércio catarinense tem desempenho acima da média nacional

21/05/2021

O comércio catarinense demonstra mais uma vez sua força e vem apresentando em 2021 crescimentos tanto no volume de vendas quanto em receita na comparação com o ano passado.

Por meses consecutivos, as vendas em Santa Catarina não apenas têm sido maiores que a média nacional durante a pandemia, como registraram aumentos em relação também ao período pré-pandemia. Confira a seguir os dados sobre o comércio no Estado que comprovam a resiliência dos catarinenses.

Comércio catarinense resiste à pandemia

Santa Catarina teve um crescimento de 2,9% em volume de vendas do varejo ampliado no acumulado de 2020, enquanto a média do Brasil apresentou uma queda de 1,5%. Na receita nominal do comércio, o Estado também se saiu melhor. O acumulado de janeiro a dezembro demonstrou uma alta de 7,2%, acima dos 3,3% da média nacional.

Esses dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, realizada pelo IBGE, e incluem os setores de materiais de construção e veículos, motocicletas, partes e peças. Este último, vale ressaltar, foi bastante prejudicado pela pandemia.

Se analisarmos apenas o varejo restrito, que abrange atividades como móveis e eletrodomésticos, combustíveis e lubrificantes, tecidos, vestuário e calçados, além de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, o desempenho do comércio catarinense destaca-se ainda mais.

No volume de vendas, o acumulado de 2020 no comércio restrito chegou a um aumento de 5,6% no Estado, o quinto maior entre as unidades federativas do Brasil. No País como um todo, o crescimento foi de apenas 1,2%. Com relação à receita, o crescimento em Santa Catarina foi de 10,2% no mesmo período, também no varejo restrito. A média brasileira ficou em 6%.

Leia também: O comportamento do consumidor catarinense na pandemia

População catarinense movimenta as vendas no comércio. (Foto via Freepik)

Vendas no varejo seguem o caminho de crescimento em 2021

Os resultados do comércio catarinense foram positivos em 2020. Mas e agora em 2021?

Também de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, os números do varejo foram animadores no primeiro trimestre deste ano. Além disso, a comparação com o mesmo período de 2020 nos permite ter como referência um momento ainda pré-pandemia e ver como o Estado tem lidado com os impactos econômicos decorrentes da nova realidade.

A começar pelo volume de vendas no varejo restrito, a maioria dos estados brasileiros apresentou um retrocesso, tanto que a média nacional ficou em -0,6% neste primeiro trimestre. Enquanto isso, Santa Catarina cresceu 1,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

No varejo ampliado, o crescimento do volume de vendas foi de 7,7% em Santa Catarina, frente ao 1,4% do Brasil.

Já no que toca à receita, Santa Catarina cresceu 11,9% no varejo restrito e 19% no varejo ampliado no primeiro trimestre de 2021. Nesse meio-tempo, o Brasil registrou altas de 9,5% e 12,3%, respectivamente.

Ou seja, o mercado catarinense tem demonstrado sua força e alcançado melhores resultados que a média brasileira durante a pandemia.

Leia também: Cashback: o que é e como ajuda as lojas a vender mais?

Vendas nas datas comemorativas também crescem

Ainda serve como argumento desse 2021 melhor que 2020 para o comércio catarinense o fato de que as vendas cresceram nas datas comemorativas.

Nas duas principais datas do comércio até agora, a Páscoa e o Dia das Mães, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) aponta dois resultados positivos para os comerciantes. Na Páscoa, o crescimento foi de 2,45% em 2021, na comparação com o ano passado. Já no Dia das Mães, viu-se um aumento de 4,8% nas vendas entre um ano e outro.

Com relação ao Dia das Mães, a Fecomércio SC identificou em 2021 o maior ticket médio nas compras desde 2018, em pesquisa realizada com lojistas nas cidades de Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Itajaí e Florianópolis. O valor médio da compra ficou em R$ 278,88 neste ano, um resultado 30,3% maior que o visto em 2020.

Então, vale investir na comunicação do seu negócio nessas datas comerciais de 2021, pois elas têm trazido retorno para o comércio catarinense. Para isso, conheça as soluções para anunciar em Santa Catarina baixando o e-book Como otimizar seu funil de vendas com a NSC.


Negócios SC

Negócios SC


Quer acessar mais dados relevantes do mercado?
Confira nossa seção de pesquisas
Clique aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico