logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Novidade do setor

Veja os destaques da pesquisa Raio X do Catarinense 2022

07/12/2021

Pelo segundo ano, o Prêmio Top of Mind, promovido pela NSC em parceria com o Instituto Mapa, traz também uma análise aprofundada do comportamento do consumidor em Santa Catarina. Além de homenagear as marcas mais lembradas no Estado, a pesquisa Raio X do Catarinense, edição 2022, proporciona insights valiosos para o mercado.

Esta nova pesquisa identifica os sentimentos do público em relação ao ano que passou e ao que vem pela frente, desvenda a jornada de compra dos catarinenses e indica os fatores que pesam na hora de gastar. Com esses dados e com as referências das marcas Top of Mind, então é possível elaborar estratégias mais eficientes para conquistar a mente e o coração dos consumidores no Estado.

Veja adiante os destaques dessa jornada de compra que passa por diferentes canais digitais e off-line — além das oportunidades que ela reserva para sua marca. Acompanhe!

Sobre a pesquisa Raio X do Catarinense 2022

Nesta segunda edição do Raio X do Catarinense, elaborado pelo Instituto Mapa e NSC, foram entrevistados 540 catarinenses, entre homens e mulheres, de 20 até 65 anos e que fizeram alguma compra de setembro a novembro de 2021. As entrevistas contemplaram seis grandes cidades de Santa Catarina — Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma e Lages — e envolveram consumidores de todas as classes.

Assim como na primeira edição da pesquisa, o objetivo dessa análise é revelar os comportamentos que estarão em evidência entre os catarinenses no ano seguinte, sempre por meio de dados concretos. O Raio X do Catarinense ainda destaca as particularidades de cada região analisada, permitindo uma compreensão mais segmentada dos consumidores em Santa Catarina.

Entretanto, o grande destaque da pesquisa está nos insights de negócios que ela traz. Muito mais que números sobre o mercado, a NSC oferece o contexto em que eles se inserem e o que significam para as marcas.

Para completar, você pode baixar gratuitamente o Raio X do Catarinense 2022. Além dele, todos os estudos disponíveis para download aqui no Negócios SC são gratuitos.

Conheça também: As marcas mais lembradas pelos catarinenses em 2021

A pesquisa Raio X do Catarinense 2022 traz dados para as estratégias das marcas. (Foto via Freepik)

Novos dados sobre a jornada de compra em Santa Catarina

Em 2021, a adoção digital continuou em ritmo acelerado nas mais diferentes esferas de nossas vidas. No entanto, poucos comportamentos mudaram tanto durante a pandemia quanto o de comprar on-line, que cresceu acentuadamente nesse período.

De acordo com a Ebit | Nielsen, o Brasil ganhou 6,2 milhões de novos consumidores digitais no primeiro semestre deste ano, somando-se aos 13,2 milhões que aderiram ao comércio eletrônico em todo 2020 e aos mais de 80 milhões de brasileiros no total. Além disso, 91% dos usuários de dispositivos móveis no País já compram pela internet, segundo informações da Comscore.

Contudo, a pesquisa Raio X do Catarinense 2002 chama atenção para dois fatos:

  1. A jornada de compra no Estado está longe de ser 100% digital.
  2. As lojas físicas continuam sendo o principal canal de compra dos catarinenses.

A partir disso, as duas palavras mais usadas para definir a jornada de compra em 2022 serão omnichannel e híbrida. Enquanto “omnichannel” refere-se à construção de um canal total e integrado da marca, “híbrida” quer dizer que o consumidor buscará tanto canais digitais quanto presenciais para comprar.

Inclusive, ainda há um grande potencial de crescimento do comércio eletrônico em Santa Catarina. Isso porque um a cada três catarinenses ainda não estão comprando pela internet — em Blumenau, por exemplo, o índice chega a 49% dos consumidores. Mas o cenário já está mudando: 57% dos catarinenses pretendem comprar mais on-line em 2022.

Mesmo com essa intenção de compra pela internet, 74% dos consumidores no Estado declaram que as lojas físicas serão seu principal canal de compra em 2022. Ou seja, o catarinense busca essa experiência híbrida e omnichannel na hora de comprar e as marcas precisam oferecer isso para conquistá-lo.

Leia também: Intenção de compra: maioria do público está cautelosa

Como baixar o Raio X do Catarinense 2022?

O Raio X do Catarinense está disponível para baixar gratuitamente junto aos demais materiais na aba de Pesquisas, dentro das Novidades de Mercado do Negócios SC.

Ou, para facilitar, clique aqui e baixe o Raio X do Catarinense no link direto.

Então, basta preencher o formulário de download e aceitar os termos da política de privacidade do Negócios SC. Depois, é só aproveitar os dados completos da pesquisa, com muitas outras informações e insights para elaborar melhores estratégias em 2022.


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico