Veja os destaques da pesquisa Raio X do Catarinense 2022

07/12/2021

Novidade do setor

Veja os destaques da pesquisa Raio X do Catarinense 2022

Pelo segundo ano, o Prêmio Top of Mind, promovido pela NSC em parceria com o Instituto Mapa, traz também uma análise aprofundada do comportamento do consumidor em Santa Catarina. Além de homenagear as marcas mais lembradas no Estado, a pesquisa Raio X do Catarinense, edição 2022, proporciona insights valiosos para o mercado.

Esta nova pesquisa identifica os sentimentos do público em relação ao ano que passou e ao que vem pela frente, desvenda a jornada de compra dos catarinenses e indica os fatores que pesam na hora de gastar. Com esses dados e com as referências das marcas Top of Mind, então é possível elaborar estratégias mais eficientes para conquistar a mente e o coração dos consumidores no Estado.

Veja adiante os destaques dessa jornada de compra que passa por diferentes canais digitais e off-line — além das oportunidades que ela reserva para sua marca. Acompanhe!

Sobre a pesquisa Raio X do Catarinense 2022

Nesta segunda edição do Raio X do Catarinense, elaborado pelo Instituto Mapa e NSC, foram entrevistados 540 catarinenses, entre homens e mulheres, de 20 até 65 anos e que fizeram alguma compra de setembro a novembro de 2021. As entrevistas contemplaram seis grandes cidades de Santa Catarina — Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma e Lages — e envolveram consumidores de todas as classes.

Assim como na primeira edição da pesquisa, o objetivo dessa análise é revelar os comportamentos que estarão em evidência entre os catarinenses no ano seguinte, sempre por meio de dados concretos. O Raio X do Catarinense ainda destaca as particularidades de cada região analisada, permitindo uma compreensão mais segmentada dos consumidores em Santa Catarina.

Entretanto, o grande destaque da pesquisa está nos insights de negócios que ela traz. Muito mais que números sobre o mercado, a NSC oferece o contexto em que eles se inserem e o que significam para as marcas.

Para completar, você pode baixar gratuitamente o Raio X do Catarinense 2022. Além dele, todos os estudos disponíveis para download aqui no Negócios SC são gratuitos.

Conheça também: As marcas mais lembradas pelos catarinenses em 2021

A pesquisa Raio X do Catarinense 2022 traz dados para as estratégias das marcas. (Foto via Freepik)

Novos dados sobre a jornada de compra em Santa Catarina

Em 2021, a adoção digital continuou em ritmo acelerado nas mais diferentes esferas de nossas vidas. No entanto, poucos comportamentos mudaram tanto durante a pandemia quanto o de comprar on-line, que cresceu acentuadamente nesse período.

De acordo com a Ebit | Nielsen, o Brasil ganhou 6,2 milhões de novos consumidores digitais no primeiro semestre deste ano, somando-se aos 13,2 milhões que aderiram ao comércio eletrônico em todo 2020 e aos mais de 80 milhões de brasileiros no total. Além disso, 91% dos usuários de dispositivos móveis no País já compram pela internet, segundo informações da Comscore.

Contudo, a pesquisa Raio X do Catarinense 2002 chama atenção para dois fatos:

  1. A jornada de compra no Estado está longe de ser 100% digital.
  2. As lojas físicas continuam sendo o principal canal de compra dos catarinenses.

A partir disso, as duas palavras mais usadas para definir a jornada de compra em 2022 serão omnichannel e híbrida. Enquanto “omnichannel” refere-se à construção de um canal total e integrado da marca, “híbrida” quer dizer que o consumidor buscará tanto canais digitais quanto presenciais para comprar.

Inclusive, ainda há um grande potencial de crescimento do comércio eletrônico em Santa Catarina. Isso porque um a cada três catarinenses ainda não estão comprando pela internet — em Blumenau, por exemplo, o índice chega a 49% dos consumidores. Mas o cenário já está mudando: 57% dos catarinenses pretendem comprar mais on-line em 2022.

Mesmo com essa intenção de compra pela internet, 74% dos consumidores no Estado declaram que as lojas físicas serão seu principal canal de compra em 2022. Ou seja, o catarinense busca essa experiência híbrida e omnichannel na hora de comprar e as marcas precisam oferecer isso para conquistá-lo.

Leia também: Intenção de compra: maioria do público está cautelosa

Como baixar o Raio X do Catarinense 2022?

O Raio X do Catarinense está disponível para baixar gratuitamente junto aos demais materiais na aba de Pesquisas, dentro das Novidades de Mercado do Negócios SC.

Ou, para facilitar, clique aqui e baixe o Raio X do Catarinense no link direto.

Então, basta preencher o formulário de download e aceitar os termos da política de privacidade do Negócios SC. Depois, é só aproveitar os dados completos da pesquisa, com muitas outras informações e insights para elaborar melhores estratégias em 2022.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui